Pesquisar este blog

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

atividade em sala de aula: consciência negra


 Esta atividade foi realizada pelos meus alunos do Maternal II. 
No primeiro momento foi contada a historinha da Menina Bonita do Laço de Fita para os alunos.
No segundo momento após os alunos levantarem as suas hipóteses em relação ao conto, os mesmos realizaram esta atividade de colagem do cabelo da "Menina Bonita do Laço de Fita" no sulfite.
Utilizou-se lã preta.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Feliz Dia do Professor!!!!


Hoje eu só quero ser grata ao Divino Mestre, por exercer esta profissão tão nobre. Pedir ao Divino Mestre, que eu persevere mais no aprender do que no ensinar. Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe. Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade. Que meus conhecimentos não produzam orgulho, mas cresçam e se abasteçam da humildade. Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas, mas animem as faces de quem procura luz. Que minha voz nunca assuste, mas seja a pregação da esperança. E, que eu possa sempre ensinar com amor, falar com clareza, ouvir com paciência, repetir com entusiasmo cada ensinamento quantas vezes for preciso, ter carisma, bom humor, fazendo o aluno se sentir especial. Assim, eu quero exercer a cada dia esta nobre profissão, com sentimento de carinho, de amor, de respeito e gratidão.
FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!📚🖋👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Receita de tinta caseira

 


Veja a receita e o passo a passo de como fazer tinta caseira

Tinta de Neve

. 1 xícara de farinha de trigo
. 1 xícara de sal
. 1 xícara de água
Misture tudo, e acrescente gotas de corante alimentício. Aqui eu fiz em três cores, mas depois misturei os corantes e saíram mais algumas.
Eu optei por essa receita, porque é rapidinha, mesmo ela sendo comestível, não tem um gosto muito bom.

Tinta de Gelatina

. pó para gelatina
. água
Coloque uma quantidade pequena de água e vá acrescentando o pó da gelatina até obter a consistência de tinta.
Essa tinta, além de boa para brincar, é gostosa de se lambuzar.

Tinta de Farinha

. farinha de trigo
. água
. corante alimentício
Misture 1 xícara de farinha e 3 xícaras de água em uma panela e deixe ferver até que a mistura esteja no ponto de tinta.
Acrescente o corante e deixe esfriar.
Ela mantém a textura depois de seca.

Tinta Caseira de Maisena

. amido de milho (maisena)
. água
Em uma xícara com água bem quente, coloque 4 colheres de amido de milho, três colheres de água e mexa bem.
Quando a mistura esfriar, acrescente corante para alimentos e coloque na geladeira.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020


 Lembrancinhas confeccionadas para a minha turminha da Educação Infantil em homenagem ao Dia das Crianças. Prof. Cláudia, Ano 2020.

A criança é alegria como o raio de sol e estímulo como a esperança. Prof. Claudinha ama vcs crianças!!

❤

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Qual a origem do dia das crianças?






No Brasil, a data surgiu por força de lei. Foi criada em 1924, a partir de uma proposta do deputado Galdino do Valle Filho, e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, que governou o Brasil entre 1922 e 1926. Por quase quatro décadas, entretanto, a data passou meio desapercebida, como tantas outras comemorações propostas pelo Legislativo.
A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção "Semana do Bebê Robusto", aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de "Semana da Criança", se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro.
"A data virou tradição porque conseguiu tocar o lado emocional das pessoas. O presente dado à criança passa a ser um símbolo desta estima", explica Dalton Viesti, administrador e consultor em marketing.
O dia 12, porém, não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados (o verbete da Wikipedia traz uma lista de dezenas deles). O mais próximo de uma data "mundial" é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/qual-origem-dia-criancas-642794.shtml#

terça-feira, 7 de julho de 2020

Planejamento de Ensino Semanal Ed. Infantil (alinhado com a BNCC)


PLANEJAMENTO DE ENSINO SEMANAL
09/03/2020 À 13/03/2020


CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SONHO DE CRIANÇA
TURMA: MATERNAL II  A/D                                                          
 PROFª: Cláudia de Oliveira Andrade
TURNO: MATUTINO/VESPERTINO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 
DIREÇÃO: 


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O eu, o Outro e o Nós; Escuta, fala, Pensamento e Imaginação; Corpo; Gestos e movimentos;, espaços, tempos, quantidades, relações e  transformação.

CONTEÚDOS:  Dia do Circo, cores, coordenação motora fina,  contos infantis, cantigas infantis, vídeo infantil; brincadeiras cooperativas/dirigidas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM CONFORME A BNCC PARA A REFERIDA FAIXA ETÁRIA

.(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros

-EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita)

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

-Desenvolver a coordenação motora fina;
- Vivenciar a contação de histórias, utilizando-se de livros, fantoches;
-Expressar-se corporalmente, emitindo sons a partir de brincadeiras como: cantoria de parlendas, cantigas de roda ou brincadeiras cantadas Identificar o livro pelas ilustrações;
  • -Conhecer a história do circo;
  • Conhecer o circo e suas atribuições;
  • Identificar personagens do circo e suas atrações;
  • Conhecer a função de cada personagem do circo;
  • Conhecer a linguagem usada no circo;
  • Saber como vivem as crianças que moram no circo;
  • Representar papéis referentes aos personagens do circo;
  • Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
  • Imitar animais circenses;
  • Participar de brincadeiras relativas ao circo;
  • Cantar músicas de circo;
  • Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
  • Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
  • Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
  • Respeitar os animais que fazem parte do circo;
  • Saber trabalhar em grupo;
  • Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;


METODOLOGIA:

No primeiro momento será formada a rodinha da conversa com as crianças para cantar o “Bom Dia”, “Boa Tarde”, contar historinhas com o tema “O Circo”, cantar musiquinhas e dialogar acerca  dos profissionais que trabalham no circo e sua contribuição cultural na vida de todos nós.

·         1ª atividade da semana:   Montar um mini-circo no papel pardo de forma coletiva com as crianças.
  • 2ª atividade da semana: Desenhos no sulfite com o tema “Circo”;
  • 3ª atividade da semana: Apresentar imagens/fotos de pessoas tralhando no circo. As crianças irão observar as imagens e falar sobre o que observaram, se já assistiram um espetáculo no circo, se conhecem alguém que trabalha em circo. Após a conversa, assistir a um vídeo infantil sobre o circo.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Aparelho de DVD, aparelho de televisão, brinquedos, tinta guache, lápis de cor, cola, sulfite, crepom, cartolina, papel pardo, legos, CDs de cantigas e filmes infantis etc.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será por meio de registro contínuo por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem e da participação das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.




MATUTINO

1º DIA (segunda-feira)

1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil com o tema “Circo”.
2º momento: lanche
3º momento: atividade coletiva com o tema “Circo”
4º momento: higiene corporal
5º momento: hora-atividade das 9:20 às 11:00H


2º Dia (terça-feira)


1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º momento: lanche
3º momento: atividade no sulfite com o tema “Circo”
4º momento: higiene corporal
5º momento: hora-atividade das 9:20 às 11:00h

3º Dia (quarta-feira)

1º momento: hora-atividade das 7:00 às 7:50h
2º momento: conto infantil com o tema “Circo”.
3º momento: vídeo infantil com o tema “Circo”
4º momento: higiene corporal
5º momento: almoço
6º momento: higiene das mãos/bucal e soninho
7º momento: soninho e saída dos professores.

4º Dia (quinta-feira)

1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º momento: lanche
3º momento: atividade de pintura e colagem no papel pardo  com o tema “Circo”
4º momento: higiene corporal
5º momento: almoço
6º momento: higiene das mãos/bucal e soninho
7º momento: soninho e saída dos professores.

5º Dia (sexta-feira)


PL (Planejamento de Ensino) DAS 07:00H ÀS 11:00H





TURNO VESPERTINO

1º DIA (segunda-feira)

1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º momento: cantigas com o tema “Circo” e pintura no sulfite
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras cooperativas
5º momento: organização da sala  e espera dos pais ouvindo historinha



2º Dia (terça-feira)


1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º momento: atividade  no sulfite com o tema “Circo”
3º momento: lanche
4º momento: vídeo infantil
5º momento: hora-atividade das 15:20 às 17:00h

3º Dia (quarta-feira)

1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º momento: pintura/colagem com o tema Circo
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras coletivas no gramado
5] momento: retorno para a sala e higiene das mãos e espera dos pais ouvindo historinha infantil

4º Dia (quinta-feira)

1º momento: hora-atividade das 13:00h às 15:20
2º momento: brincadeiras cooperativas em sala
3º momento: leitura de historinha  esperando os pais


5º Dia (sexta-feira)

PL (Planejamento de Ensino) DAS 13:00H ÀS 17:00H



Planejamento de Ensino Ed. Infantil (alinhado com a BNCC)


PLANEJAMENTO DE ENSINO SEMANAL
27/02/2020 À 28/02/2020



CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SONHO DE CRIANÇA
TURMA: MATERNAL II   A/D                                                          
PROFª: Cláudia de Oliveira Andrade
TURNO: MATUTINO/VESPERTINO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 
DIREÇÃO: 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O eu, o Outro e o Nós; Escuta, fala, Pensamento e Imaginação; Corpo; Gestos e movimentos.

CONTEÚDOS: continuação do período de adaptação escolar; contos infantis, cantigas infantis, vídeo infantil; diálogo, brincadeiras cooperativas/dirigidas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM CONFORME A BNCC PARA A REFERIDA FAIXA ETÁRIA

- (EIO2EF01) Dialogar com as crianças expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
- (EIO2EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos.
-(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da historia narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.  
-(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente  em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
-(EI02E001) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos;
- (EI02E003) Compartilhar os  objetos e espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos;
-(EI02E006) Respeitar as regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

- Promover a sociabilização e atitudes (de respeito/cooperação/solidariedade) das crianças durante o momento de adaptação escolar;
-Socializar as crianças ao novo ambiente;
- Interagir por meio de brincadeiras, músicas, histórias, roda de conversa e atividades relacionadas ao seu nome.
- Expressar sentimentos e emoções por meio de contos infantis, vídeo infantil, diálogos e brincadeiras.
- Fazer com que a criança se sinta acolhida.

METODOLOGIA:

Durante a semana serão realizadas diversas atividades que promovam a sociabilização das crianças no período de adaptação tais como: cantigas infantis, contos infantis, vídeo infantil e brincadeiras cooperativas/dirigidas(sala/extraclasse).
As atividades serão realizadas de forma interagidas com crianças/crianças/professor e assistentes de sala

RECURSOS DIDÁTICOS:
Aparelho de DVD, aparelho de televisão, brinquedos, legos, CDs de cantigas e filmes infantis etc.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será por meio de registro contínuo por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem e da  participação das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.