OBS: QUESTÃO 59 FOI
ANULADA.
ITEM 01
Os conceitos de Assimilação e Acomodação foram contribuições de qual
teórico?
A) Jean Piaget.
B) Jean Jaques Rousseau.
C) Sigmund Freud.
D) Karl Marx.
E) Adam Smith.
ITEM 02
Quarto estágio da teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo, que
ocorre durante a adolescência, que possibilita estabelecer relações e coordenar
pontos de vista diferentes (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo
lógico e coerente. Outro aspecto importante neste estágio refere-se ao
aparecimento da capacidade de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a
realizar operações mentalmente.
A) Sensório motor
B) Pré-operacional
C) Operações Concretas
D) Operações Formais
ITEM 03
De acordo com Piaget, a criança age sobre os objetos do ambiente para
conhecê-los por meio de alguma base de conhecimento que já possua. A esse
processo de utilizar um esquema que já existe e aplicá-lo a uma nova situação,
Piaget chama de:
A) Equilibração
B) Assimilação
C) Acomodação
D) Esquematização
ITEM 04
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos Estágios de
Desenvolvimento Cognitivo propostos por Piaget:
A) No Estágio Operatório Formal as crianças utilizam símbolos para
representar a realidade. O egocentrismo está bastante presente e elas possuem
uma incapacidade de pensar através das consequências de uma ação e de entender
noções de lógica.
B) No Estágio Operatório Concreto a criança apresenta um declínio do
egocentrismo, começa a se socializar em grupos, reconhecendo uma liderança.
C) No Estágio Sensório- motor a criança passa do nível neonatal, marcado
pelo funcionamento dos reflexos inatos, para outro em que ela já é capaz de uma
organização perceptiva e motora dos fenômenos do meio.
D) No Estágio pré-operatório a criança interioriza o meio, sendo capaz
agora de representá-lo mentalmente.
ITEM 05
Piaget, embora não tendo sido um educador, contribuiu muito para a
discussão de questões relativas ao desenvolvimento do raciocínio do homem.
Segundo Piaget, a criança age sobre os objetos do ambiente para conhecê-los por
meio de alguma base de conhecimento que já possua. A esse processo de utilizar
um esquema que já existe e aplicá-lo a uma nova situação, Piaget chama de:
A) Esquematização
B) Assimilação
C) Acomodação
D) Equilibração
ITEM 06
Compreender a questão da mediação, que caracteriza a relação do homem
com o mundo e com os outros homens, é de fundamental importância justamente
porque é através desse processo que as funções psicológicas superiores,
especialmente humana se desenvolvem. Vygotsky distingue elementos básicos
responsáveis por essa mediação:
I. O instrumento que tem a função de regular as ações sobre os objetos.
II. O símbolo que representa a realidade do pensamento humano.
III. O signo que regula as ações sobre o psiquismo das pessoas.
IV. A linguagem que possibilita o intercâmbio social.
A) Somente II e IV estão corretas.
B) Somente I e IV estão corretas.
C) Somente II e III estão corretas.
D) Somente I e III estão corretas.
E) Somente I e II estão corretas.
ITEM 07
Assinale a alternativa INCORRETA em relação às fases do desenvolvimento
infantil.
A) É no estágio Operatório -Concreto que a criança inicia a capacidade
de representar uma coisa por outra. Forma esquemas simbólicos.
B) Estágio Sensório-Motor de 0 a 2 anos. O desenvolvimento inicial das
coordenações e relações de ordem entre ações, início de diferenciação entre o
próprio corpo e os objetos.
C) No Estágio Pré-operatório a criança adquire a função simbólica e a
linguagem.
D) O Estágio Operatório-Concreto é caracterizado pela reversibilidade de
pensamento.
ITEM 08
Piaget criou um campo de investigação que denominou
_____________________, isto é, uma teoria do conhecimento centrada no
desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa
por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a
capacidade plena de raciocínio é atingida. A grande contribuição de Piaget foi
estudar - _______________________.
De acordo com Jean Piaget, assinale a alternativa que completa
corretamente as lacunas acima.
A) epistemologia genética – o raciocínio lógico matemático
B) período sensório motor – a assimilação e acomodação
C) assimilação e acomodação – os estágios de desenvolvimento
D) período das operações concretas – a epistemologia genética
E) raciocínio lógico-matemático – os estágios de desenvolvimento
ITEM 09
Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o
nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de
raciocínio é atingida. Segundo ele:
A) A criança constrói conhecimento somente na interação com outras
crianças.
B) O aprendizado da criança não está relacionado com a interação da
criança com o meio.
C) O ensino só se efetiva mediante a avaliação.
D) A criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas quando
em contato com o mundo e com os objetos.
E) O processo de ensino/aprendizagem deve ser um processo rigoroso,
centrado no professor.
ITEM 10
O modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo aponta que o
adolescente é capaz de formar esquemas conceituais abstratos dos 12 anos em
diante. Trata-se do período
A) pré-operacional.
B) das operações formais.
C) das operações concretas.
D) sensório-motor.
E) epistemofílico.
ITEM 11
No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo, a criança em idade
escolar entre 7 a 12 anos apresenta um declínio do egocentrismo intelectual e
um crescente incremento do pensamento lógico, encontrando-se no período
A) das operações formais.
B) sensorio motor.
C) pré-operacional.
D) das operações concretas.
E) das operações informais.
ITEM 12
A criança deste estágio é “egocêntrica, centrada em si mesma, e não
consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. Não aceita a ideia do
acaso e tudo deve ter uma explicação.” O texto apresentado corresponde a
características de qual fase do desenvolvimento da teoria de Piaget?
A) Sensório motor.
B) Operatório concreto.
C) Operatório formal.
D) Pré-operatório.
E) Não corresponde a teoria de Piaget.
ITEM 13
De acordo com a concepção piagetiana, o pensamento da criança que se
encontra no período pré-operacional caracteriza-se por ser
A) real.
B) fantasioso.
C) simbólico.
D) lógico.
E) egocêntrico.
ITEM 14
O modelo piagetiano do desenvolvimento humano propõe períodos que são
caracterizados pelo aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo
no desenvolvimento global. O período de operações concretas se dá dos
A) 9 aos 14 anos, com o desenvolvimento de um egocentrismo intelectual e
social.
B) 7 aos 11 ou 12 anos com o início da construção lógica, ou seja, a
capacidade da criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos
de vista diferentes.
C) 6 aos 10 anos, quando deixa de ter dificuldade para realizar as
operações no plano das ideias sem necessitar de manipulação ou referências
concretas.
D) 10 aos 14 anos, quando é capaz de abstrair e generalizar, criando
teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de
modificar. e) 4 aos 7 anos, com o aparecimento da linguagem,
incrementando a comunicação e a interação com os demais.
ITEM 15
Jean Piaget afirma que o desenvolvimento de operações mentais
marca o início do período operacional concreto. Dentre as operações que as
crianças passam a dominar nesse período, destaca-se o(a)
A) centração.
B) permanência de objeto
C) egocentrismo.
D) animismo.
E) reversibilidade.
ITEM 16
Analise o texto abaixo:
Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações
externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica.
Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única
teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
A) Wallon
B) Vigotski
C) Paulo Freire
D) Davidov
E) Piaget
ITEM 17
Quarto estágio da teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo, que
ocorre durante a adolescência, que possibilita estabelecer relações e coordenar
pontos de vista diferentes (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo
lógico e coerente. Outro aspecto importante neste estágio refere-se ao
aparecimento da capacidade de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a
realizar operações mentalmente.
A) Sensório motor
B) Pré-operacional
C) Operações Concretas
D) Operações Formais
ITEM 18
De acordo com Piaget, a criança age sobre os objetos do ambiente para
conhecê-los por meio de alguma base de conhecimento que já possua. A esse
processo de utilizar um esquema que já existe e aplicá-lo a uma nova situação,
Piaget chama de:
A) Equilibração
B) Assimilação
C) Acomodação
D) Esquematização
ITEM 19
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos Estágios de
Desenvolvimento Cognitivo propostos por Piaget:
A) No Estágio Operatório Formal as crianças utilizam símbolos para
representar a realidade. O egocentrismo está bastante presente e elas possuem
uma incapacidade de pensar através das consequências de uma ação e de entender
noções de lógica.
B) No Estágio Operatório Concreto a criança apresenta um declínio do
egocentrismo, começa a se socializar em grupos, reconhecendo uma liderança.
C) No Estágio Sensório- motor a criança passa do nível neonatal, marcado
pelo funcionamento dos reflexos inatos, para outro em que ela já é capaz de uma
organização perceptiva e motora dos fenômenos do meio.
D) No Estágio pré-operatório a criança interioriza o meio, sendo capaz
agora de representá-lo mentalmente.
ITEM 20
Piaget, embora não tendo sido um educador, contribuiu muito para a
discussão de questões relativas ao desenvolvimento do raciocínio do homem.
Segundo Piaget, a criança age sobre os objetos do ambiente para conhecê-los por
meio de alguma base de conhecimento que já possua. A esse processo de utilizar
um esquema que já existe e aplicá-lo a uma nova situação, Piaget chama de:
A) Esquematização
B) Assimilação
C) Acomodação
D) Equilibração
ITEM 21
Assinale a alternativa INCORRETA em relação às fases do desenvolvimento
infantil.
A) É no estágio Operatório -Concreto que a criança inicia a capacidade
de representar uma coisa por outra. Forma esquemas simbólicos.
B) Estágio Sensório-Motor de 0 a 2 anos. O desenvolvimento inicial das
coordenações e relações de ordem entre ações, início de diferenciação entre o
próprio corpo e os objetos.
C) No Estágio Pré-operatório a criança adquire a função simbólica e a
linguagem.
D) O Estágio Operatório-Concreto é caracterizado pela reversibilidade de
pensamento.
ITEM 22
Na perspectiva interacionista de Piaget sobre o desenvolvimento
cognitivo, a inteligência é:
A) Uma estrutura somente cerebral, tendo assim a função de realizar
adaptações neurológicas durante a infância.
B) Uma estrutura biológica, e assim como as outras, tem a função de
realizar adaptações do organismo.
C) Uma estrutura emocional, tendo assim a função de realizar adaptações
de caráter e personalidade durante a infância e a adolescência.
D) Uma intervenção sociocultural, tendo assim a função de realizar
adaptações com o meio e o objeto, somente se realizado de maneira independente.
ITEM 23
Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o
nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de
raciocínio é atingida. Segundo ele:
A) A criança constrói conhecimento somente na interação com outras
crianças.
B) O aprendizado da criança não está relacionado com a interação da
criança com o meio.
C) O ensino só se efetiva mediante a avaliação.
D) A criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas quando
em contato com o mundo e com os objetos.
E) O processo de ensino/aprendizagem deve ser um processo rigoroso,
centrado no professor.
ITEM 24
Piaget criou um campo de investigação que denominou
_____________________, isto é, uma teoria do conhecimento centrada no
desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa
por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a
capacidade plena de raciocínio é atingida. A grande contribuição de Piaget foi
estudar - _______________________.
De acordo com Jean Piaget, assinale a alternativa que completa
corretamente as lacunas acima.
A) epistemologia genética – o raciocínio lógico matemático
B) período sensório motor – a assimilação e acomodação
C) assimilação e acomodação – os estágios de desenvolvimento
D) período das operações concretas – a epistemologia genética
E) raciocínio lógico-matemático – os estágios de desenvolvimento
ITEM 25
Segundo Piaget no desenvolvimento de seus estudos psicogenéticos ,
assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo. Quando
oferecemos a uma criança uma pequena bola de couro de cor preta com
aproximadamente 50 gramas. Essa criança ao pegar esse objeto mobiliza o recurso
da_______________, pois já utilizou anteriormente esse esquema de pegar outros
objetos redondos, leves e com determinada cor.
A) Assimilação.
B) Equilibração.
C) Esquema.
D) Acomodação.
ITEM 26
Assinale a alternativa INCORRETA em relação às fases do desenvolvimento
infantil.
A) É no estágio Operatório -Concreto que a criança inicia a capacidade
de representar uma coisa por outra. Forma esquemas simbólicos.
B) Estágio Sensório-Motor de 0 a 2 anos. O desenvolvimento inicial das
coordenações e relações de ordem entre ações, início de diferenciação entre o
próprio corpo e os objetos.
C) No Estágio Pré-operatório a criança adquire a função simbólica e a
linguagem.
D) O Estágio Operatório-Concreto é caracterizado pela reversibilidade de
pensamento.
ITEM 27
A distância entre o que a criança já se sabe e o que se pode saber com
alguma assistência é denominada por Vygotsky de:
A) Zona de desenvolvimento real.
B) Zona de desenvolvimento potencial.
C) Zona de desenvolvimento exponencial.
D) Zona de desenvolvimento proximal.
ITEM 28
De acordo com os estudos do pensador Lev Vygotsky, existem três momentos
importantes da aprendizagem da criança. Quais são estes momentos, entre os
indicados abaixo?
I – A zona de desenvolvimento longitudinal, que é tudo que a criança
ainda não domina com habilidade.
II – A zona de desenvolvimento potencial, que é tudo que a criança ainda
não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
III – A zona de desenvolvimento proximal, que é tudo que a criança
somente realiza com o apoio de outras pessoas.
IV – A zona de desenvolvimento real, que é tudo que a criança já é capaz
de realizar sozinha.
A) Apenas I, II e III.
B) Apenas I, II e IV.
C) Apenas I, III e IV.
D) Apenas II, III e IV
ITEM 29
Dentre as teorias abaixo, marque a opção que corresponde à teoria de
aprendizagem segundo Lev Vygotsky.
A) A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela
interação entre a linguagem e a ação.
B) A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos
dirigidos a elas.
C) Equilibração é o processo da passagem de uma situação de menor
equilíbrio para uma de maior equilíbrio.
D) Os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e
reforçando ou incentivando o comportamento desejado com um estímulo, repetido
até que ele se torne automático.
ITEM 30
“Vygotsky deu início a uma discussão inteiramente nova não só em relação
à aprendizagem, mas também no que se refere ao desenvolvimento e às funções do ensino”.
Assinale a alternativa INCORRETA:
A) Vygotsky defende que não existe um único nível de desenvolvimento,
mas sim dois: o nível de desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento
proximal.
B) Vygotsky estabeleceu as bases para uma nova compreensão da relação
entre o sujeito psicológico e o contexto histórico, que resgata o sentido
subjetivo e pessoal do homem.
C) Vygotsky considerava que os processos psicológicos inferiores e
superiores humanos constituem-se em atividades mediadas pela linguagem,
estruturadas em sistemas funcionais, dinâmicos e historicamente imutáveis.
D) Vygotsky não nega a existência de uma relação entre determinado nível
de desenvolvimento e capacidade potencial de aprendizagem dos alunos, o que
significa obviamente que a aprendizagem deve se dar de forma coerente com o
nível de desenvolvimento do aluno.
ITEM 31
“O nível de desenvolvimento de uma criança é caracterizado por aquilo
que ela consegue fazer com a ajuda de outras pessoas”. O pensamento acima
citado corresponde a ideia de:
A) Vygotsky
B) Wallon
C) Freud
D) Armandinho
E) Sarah Brightman
ITEM 32
Conforme o autor Vygotsky, a vida social e a constante comunicação entre
adultos e crianças despertam e intensificam o pensamento; isso permite ______
de experiências de geração em geração, por muitas gerações. Assinale a
alternativa que corresponde ao espaço em branco de forma CORRETA:
A) Mediação
B) Assimilação
C) Experiência
D) Função
E) Transferência
ITEM 33
Para este grande pensador o desenvolvimento intelectual das crianças
ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Trabalhou, com a
noção de que a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas,
fundamentalmente, uma relação mediada. O texto refere-se a:
A) Jean Piaget
B) Lev Vygotsky
C) Emília Ferreiro
D) Paulo Freire
ITEM 34
Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma pessoa, o
que buscamos compreender é até onde ela já chegou, em termos de um percurso
que, supomos, será percorrido por ela.
Segundo Vygotsky, para compreender adequadamente o desenvolvimento
humano devemos
A) considerar não apenas o nível de desenvolvimento real, mas também seu
nível de desenvolvimento potencial.
B) diagnosticar o condicionamento operante das pessoas, durante seu
processo de aprendizagem.
C) procurar conhecer a capacidade intelectual da pessoa, identificando
em que nível de aprendizagem ela se encontra.
D) pesquisar o potencial de aprendizagem da pessoa, pois não são todos
os indivíduos que podem realizar as atividades propostas para a sua idade.
E) perceber que o conhecimento é construído a partir da interação do
sujeito com seu meio, ou seja, a partir de estruturas existentes.
ITEM 35
A Internet evidencia a noção Vygotskyana de interação entre pessoas com
diferentes níveis de experiência - usuários que pertencem a diferentes
contextos culturais, mas com interesses comuns - a uma cultura tecnológica.
RESENDE, Regina Lúcia Sartorio Marinato de. Fundamentos
Teórico-Pedagógicos para EAD. 2005. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/055tcb5pdf>.
Acesso em: 9 nov. 2013
A partir da afirmação acima, é possível relacionar a teoria de Vygotsky
às condições de interação que a Educação a Distância proporciona.
Tal interação é identificada a partir de
A) uso ostensivo de ferramentas tecnológicas.
B) trabalhos colaborativos em rede, execução de projetos de pesquisa e
participação em fóruns de debate.
C) relação distanciada com o outro para a aquisição e desenvolvimento da
linguagem.
D) linguagem local utilizada pelos internautas.
E) processos através dos quais poderiam ser ignoradas as zonas virtuais
de desenvolvimento proximal.
ITEM 36
Para Vygotsky, “é muito mais importante ensinar a criança a pensar do
que comunicar a ela determinados conhecimentos”. Na escola, a criança deveria
aprender a transformar uma capacidade “em si” em uma capacidade “para si”,
cabendo ao professor criar as condições para que os processos cognitivos se
desenvolvam, “mas sem implantá–los diretamente na criança”. Diante do exposto,
é correto afirmar que
A) o que a criança é capaz de fazer hoje em cooperação, será capaz de
fazer sozinha amanhã. Portanto, o único tipo positivo de aprendizado é aquele
que caminha à frente do desenvolvimento, servindo–lhe de guia; deve voltar–se
não tanto para as funções já maduras, mas principalmente para as funções em
amadurecimento. O aprendizado deve ser orientado para o futuro e não para o
passado.
B) a educação deve ser planejada passo a passo, de modo a obter os
resultados desejados na modelagem do aluno. O ideal é que haja reforço para a
aprendizagem: positivo (recompensa) ou negativo (ação que evita uma
consequência indesejada).
C) a prática escolar deve imitar os processos da natureza. Nas relações
entre professor e aluno, devem ser consideradas as possibilidades e os
interesses da criança. A organização do tempo e do currículo leva em conta os
limites do corpo e a necessidade, tanto dos alunos quanto dos professores, de
ter outras atividades.
D) a educação livresca, do livro didático, propiciada pela cultura
tipográfica e pela imprensa é transformada em instrução, possibilitando o
cancelamento das particularidades e subjetividades em proveito da
homogeneidade, da uniformidade e da abstração.
E) a tecnologia impressa dá ao homem a primeira máquina de ensinar, o
livro. Também, hoje, há guias e manuais de ensino que prescrevem como deve ser
a condução do trabalho educacional. Aprender significa aceitar e fixar na
memória ou no hábito um fato ou uma habilidade. Ensinar é uma doutrinação
daquele fato ou conceito.
ITEM 37
Feuerstein defende uma função da avaliação, baseando-se nas ideias de
Vygotsky sobre a Zona Proximal de Desenvolvimento, que coloca em evidência
funções cognitivas que permitem verificar o potencial de uma pessoa para
aprender. Ele denomina essa função de avaliação
a) diagnóstica.
b) dinâmica.
c) energizante.
d) formativa.
e) somativa.
ITEM 38
A sala de aula é um espaço privilegiado de negociações e de produção de
novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos
escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa. Para Vygotsky, educar
é nutrir possibilidades relacionais. Nessa perspectiva, compete ao professor
A) o papel de jardineiro. Fertiliza–se o solo, semeia–se, mantém–se o
solo úmido, protege–se o broto de pragas e ervas daninhas para que possa
crescer saudável e mostrar seus frutos. Não se interfere na planta. É
necessário apenas protegê–la das adversidades para que possa desenvolver em
plenitude suas potencialidades naturais. Nada deve limitar a semente.
B) o papel de escultor. A partir da pedra bruta, delinear e moldar
formas reconhecíveis, estritamente conforme o plano gestado na imaginação do
escultor. É claro que o material de que é feita a pedra bruta impõe algumas
condições de limites para a ação do escultor. Limites estes, contudo, muito
mais circunscritos aos instrumentos a utilizar que propriamente ao que se
pretende esculpir. O que importa, pois, é o que foi planejado; o projeto que
dirige e justifica todas as ações e os meios a serem empregados. Nada mais há
que deva impor restrições ao plano do escultor.
C) garantir o pleno exercício do sujeito e não estabelecer um ideal
comum que limite suas diferenças pessoais. Não é possível exercer uma
influência direta e produzir mudanças em um organismo alheio, sendo possível
apenas educar a si mesmo, isto é, modificar as reações inatas através da
própria experiência.
D) garantir a liberdade de cátedra, pois, assim, pode moldar cada aluno
à sua própria imagem. O professor desempenha um papel ativo no processo de
educação: modela, corta, divide e entalha os elementos do meio para que estes
realizem o objetivo buscado.
E) planejar e criar as intervenções que possibilitem a emergência das
potencialidades do aluno. O ensino é, fundamentalmente, diálogo; o importante,
para o professor, não é falar do ou sobre o aluno, mas com o aluno. Nem o
aluno, nem o professor são os mesmos após o diálogo.
ITEM 39
O psicólogo russo Lev Vygotsky foi um dos grandes autores do
desenvolvimento. Considerando a teoria deste autor, julgue as alternativas com
verdadeiras (V ou falsas (F .
( ) Para Vygotsky, as habilidades necessárias para raciocinar,
compreender e memorizar tem origem na vivência da criança com os pais,
professores e colegas.
( )Vygotsky entendia que o desenvolvimento humano se dava em três
níveis: cultural, interpessoal e individual.
( ) Para o autor é apenas por meio da interação social que as crianças
podem vivenciar e internalizar as ferramentas culturais.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A) V, F, V.
B) V, V, F.
C) F, V, F.
D) F, F, F.
E) V, V, V.
ITEM 40
Sobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo.
I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo
educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade.
II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua
preocupação é focada no aprendizado escolar.
III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no
processo de aprendizagem. Está correto o que se afirma somente em
A) I e II
B) I e III
C) II e III
D) I
E) III
ITEM 41
O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev
Vygotsky, refere-se à distância entre
A) os saberes que o aprendiz possui, tanto “corretos” quanto “equivocados”,
evidenciando a proximidade entre o saber consolidado e o saber erroneamente
adquirido e que necessita de correção.
B) o que um aluno já aprendeu em seu desenvolvimento comparativamente a
um colega mais ou menos “competente”, evidenciando ao educador a proximidade
entre os saberes dos diversos alunos.
C) o que o aprendiz não sabe e aquilo que se pretende ensinar (meta de
aprendizagem) pela mediação de outros mais “competentes” em relação a tal
conhecimento, sejam eles adultos ou colegas.
D) o que já se encontra consolidado no desenvolvimento da criança e os
desempenhos possíveis ou as capacidades que ela costuma apresentar quando
interage com pessoas mais experientes.
ITEM 42
A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é,
fundamentalmente,
A) a compreensão de que, ao longo do desenvolvimento, muda o papel dos
significados culturalmente estabelecidos.
B) a intervenção da escolarização na aprendizagem e nos processos de
desenvolvimento, com impacto sobre o desempenho escolar.
C) um objetivo dos agrupamentos humanos, central para viver o processo
de humanização e a constituição do cultural.
D) o resultado do papel atribuído à atuação do biológico no social, como
resultado da mediação social entre cultura e indivíduos.
E) o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação
recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento.
ITEM 43
Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as
contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção
do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como
A) o processo de internalização do material cultural que molda o
indivíduo, definindo limites e possibilidades de sua construção pessoal.
B) a construção e a elaboração por parte do indivíduo dos significados
que lhe são trazidos pelo grupo cultural.
C) uma postura diretiva e autoritária do sujeito que intervém,
implicando uma volta à educação tradicional.
D) o processo de internalização que se constitui de ações controladas a
partir das situações de intersubjetividade.
E) cada situação de interação com o mundo social, em que o indivíduo
traz consigo determinadas possibilidades de interpretação e ressignificação do
material cultural.
ITEM 44
Lev Semyonovitch Vygotsky foi um psicólogo que estudou o desenvolvimento
humano do ponto de vista interacionista. Sobre o desenvolvimento humano na
teoria de Vygotsky é CORRETO afirmar:
A) A estrutura fisiológica humana (aquilo que é inato) aparece na teoria
de Vygotsky para justificar a relação entre homem e meio, uma vez que na sua
teoria os fatores biológicos tem preponderância sobre os sociais durante a vida
do indivíduo.
B) A principal evidência do desenvolvimento do indivíduo é o fechamento
do ciclo de maturação biológica, momento em que o desenvolvimento social tem
início.
C) O comportamento da criança está intimamente ligado com a cultura de
seu meio. Assim, mesmo que o meio influencie um determinado comportamento, os
instintos do indivíduo sempre serão mais fortes.
D) O desenvolvimento do sujeito humano se dá a partir das constantes
interações com o meio social em que vive, já que as formas psicológicas mais
sofisticadas emergem da vida social.
E) Dentro do desenvolvimento da aprendizagem é possível reconhecer nessa
teoria dois momentos sendo: o Nível de Desenvolvimento Pré-Operatório e o Nível
de Desenvolvimento Operatório.
ITEM 45
Acerca dos principais princípios do construtivismo analise as
alternativas e assinale a resposta incorreta:
A) O centro do processo de aprendizagem é o aluno.
B) O professor não é um mero transmissor de informações.
C) Os níveis de amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada
aluno deve ser respeitado e levado em consideração no processo de aprendizagem.
D) O ensino é realizado e percebido como um processo estático, como
ocorre nos métodos pedagógicos tradicionais.
E) O conhecimento não é entendido como uma versão exata da realidade,
mas sim uma reconstrução daquele que está aprendendo.
ITEM 46
Na psicogenética de Henri Walon, a dimensão afetiva ocupa lugar central,
tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. Ambos
se iniciam num período que se estende ao longo do primeiro ano de vida e que o
autor denomina de
A) cognitivo-emocional.
B) afetivo-compulsivo.
C) impulsivo-cognitivo.
D) impulsivo-emocional.
E) afetivo-cognitivo.
ITEM 47
De acordo com Heloysa Dantas in La Taille (1992), a afetividade não é
apenas uma das dimensões da pessoa, ela prepondera em uma fase do
desenvolvimento. Para Wallon, em qual momento do desenvolvimento humano a
afetividade prevalece em relação à razão?
A) Na fase adulta, quando a pessoa necessita usar a afetividade para
tomar decisões sobre seu futuro e suas relações.
B) No seu momento inicial, logo que o indivíduo sai da vida puramente
orgânica, e que suas ações são puramente emocionais.
C) No início da adolescência, quando o sujeito utiliza a afetividade
como instrumento para lidar com as diferenças.
D) Na etapa em que, já idoso, o indivíduo passa a usar mais afetividade
recordando fatos do assado.
E) Na fase final da infância, quando a criança usa da afetividade para
conseguir atenção de pais e professores.
ITEM 48
Segundo La Taille, Oliveira e Dantas (1992):
· para Wallon, “a
consciência afetiva é a forma pela qual o psiquismo emerge da vida orgânica:
corresponde à sua primeira manifestação. Pelo vínculo imediato que instaura com
o ambiente social, ela garante o acesso ao universo simbólico da cultura,
elaborado e acumulado pelos homens ao longo da sua história”;
· a partir da
diferenciação entre afetividade e inteligência, “a história da construção da
pessoa será constituída por uma sucessão pendular de momentos dominantemente
afetivos ou dominantemente Cognitivos, não paralelos, mas integrados”.
Segundo Fiorin (2006), para Bakhtin, “a subjetividade é constituída pelo
conjunto de relações sociais de que participa o sujeito. (...) O princípio
geral do agir é que o sujeito age em relação aos outros; o indivíduo se
constitui em relação ao outro”.
Graças a estudos, como os mencionados acima, podemos entender o
desenvolvimento humano como
A) resultado, sempre provisório, das relações afetivas que se originam
na primeira infância e que tendem a desaparecer com o surgimento do juízo
moral.
B) maturidade emocional produzida pelo desenvolvimento da
inteligência em situações de conflito nas relações interpessoais.
C) capacidade de estabelecer relações lógico-formais, desenvolvida
pelas relações afetivas na primeira infância e pela escola a partir dos seis,
sete anos.
D) síntese das relações sociais na família, na escola e nos contextos
sociais mais amplos do trabalho e da participação política.
E) síntese das relações entre cognição e afeto, no contexto das
relações dos indivíduos entre si e o seu meio físico, social e cultural.
ITEM 49
Em uma reunião pedagógica, os docentes da Escola Governador
Sebastião Mendonça” discutiam algumas atividades desenvolvidas por alunos
do 5.º ano do ensino fundamental. No calor da discussão, a professora Teresa
Cristina teceu críticas a Piaget, dizendo que este pensador, embora de valor,
desprezara o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. Pedro Paulo,
um dos colegas que lera a obra Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas
em discussão (La Taille; Dantas; Oliveira, 1992), aparteou-a e disse-lhe que,
segundo a obra lida:
A) Piaget costuma ser criticado por “desprezar” o papel dos
fatores sociais no desenvolvimento humano. Nada mais injusto,
pois tal desprezo nunca existiu. O máximo que se
pode dizer é que Piaget não se deteve longamente sobre
a questão, tendo apenas situado as influências e determinações da interação
social sobre o desenvolvimento da inteligência.
B) La Taille afirma que Piaget
em nenhum momento omitiu de sua teoria
os fatores sociais, muito pelo contrário, eles estão
presentes em toda a sua obra, pois ele acreditava que
todas as relações sociais são sempre favorecedoras do
desenvolvimento. Jean Piaget não somente era adepto como também defendia esse
otimismo social.
C) para Piaget, o homem não é
social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos de
idade. A socialização efetiva da inteligência só tem início por volta dos doze
anos, quando a criança está no estágio operatório formal. Nos estágios
anteriores, a inteligência é essencialmente individual, não há socialização.
D) na teoria piagetiana, a cooperação é o tipo de relação
interindividual que representa o mais baixo nível de socialização; é ela a
responsável pelo desenvolvimento infantil. A cooperação
necessária a esse desenvolvimento tem seu início
nas relações entre crianças pequenas, daí a importância de se promoverem
brincadeiras em grupo.
E) para La Taille, o postulado
de Wallon de que o homem é “geneticamente
social” (impossível de ser pensado fora do contexto da sociedade), não é
válido para a teoria de Piaget, pois para este, desde o nascimento, o
desenvolvimento intelectual resulta, exclusivamente, da
interação entre o sujeito e os objetos materiais com os quais convive.
AUSEBEL
ITEM 50
Ausubel assinala que a característica essencial da aprendizagem por
descoberta, seja na forma de conceitos ou soluções de problemas exige que:
a) o conteúdo principal deva fornecer o agrupamento de informações para
que possa ser integrado pelos alunos à sua estrutura cognitiva;
b) o conteúdo deva ser trazido ao aluno, na proposição de estímulos para
provocar uma resposta padrão esperada e possa ser percebido no comportamento
manifesto;
c) o professor seja o manipulador da informação, cabendo-lhe treinar o
aluno para eliciar um comportamento significativo;
d) o aluno trabalhe sozinho sem a atuação do professor, bastando que
responda a uma instrução programada pré- construída;
e) a solução de problemas seja uma atividade que exija do aluno o
movimento de hipotetizar sobre os dados e, portanto, não se aplica a qualquer
série ou ano escolar.
ITEM 51
Para Ausubel, o termo estrutura cognitiva tem o significado de uma
estrutura hierárquica de conceitos.
Da mesma forma que em Piaget, Ausubel trabalha com o conceito de
Organização de certas entidades. No entanto, enquanto estas entidades em Piaget
eram os Esquemas (que englobam conceitos mais operações) em Ausubel estas
entidades são apenas os conceitos. Poderíamos dizer que enquanto em Piaget os
elementos que compõem a estrutura cognitiva incorporam o aspecto dinâmico em
Ausubel estes elementos têm um aspecto estático. Dessa forma, há alguns pontos
importantes da Teoria de Aprendizagem segundo Ausubel, exceto:
A) A aprendizagem é um processo que envolve a interação da nova
informação abordada com a estrutura cognitiva do aluno tornando-se o principal
agente construtor de sua aprendizagem.
B) A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos
ou proposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz, ou
seja, quando este aluno encontra significado no que ouve. Esses pontos de
ancoragem, ou subsunçores de aprendizagem, é que irão relacionar o novo com o
que o aluno já sabe.
C) A definição de conteúdo deve ser feita por meio de uma série
hierárquica, a partir de uma avaliação do que o aluno previamente já sabe.
D) As “Pontes Cognitivas” são elos entre o que o aprendiz já sabe e o
que ele deve aprender.
E) O ponto central de sua teoria é o termo “Sunçor”, que pode ser
entendido como o ponto cognitivo do aluno que dará sentido a um novo
conhecimento.
ITEM 52
“Eles não estudam, mas por causa da globalização, são muito bem
informados, sabem todos os direitos que têm.”
“A Escola não está oferecendo o que eles precisam, desejam; o mundo
deles é outro, é o da internet; isso aqui não interessa!” (Geração Videoclipe.
Miriam Leite, 2009)
As falas transcritas acima, de duas professoras de escola pública
estadual, denotam que
A) a escola oferece ao jovem conhecimentos necessários à sua
formação, mas que este não os aproveita.
B) as professoras condenam o uso da internet por parte da juventude.
C) há uma crítica à escola atual na sua relação com o conhecimento e a
educação oferecida aos jovens.
D) a utilização das redes sociais bitola a juventude em relação ao
conhecimento de seus direitos.
E) todos os jovens utilizam a internet e por essa razão, repudiam
os conhecimentos oferecidos pela escola.
ITEM 53
A relação entre professor e aluno, numa perspectiva interacionista,
considera que:
(A) O papel do professor é o de criar situações, provocar
desequilíbrios, fazer desafios, propiciando condições em que possam se
estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação, ao mesmo tempo, moral e
racional.
(B) Compete ao aluno o controle do processo de aprendizagem.
(C) Cabe ao professor a responsabilidade de planejar e desenvolver o
sistema de aprendizagem.
(D) É uma relação vertical em que o professor detém o poder decisório
quanto à metodologia, conteúdo e avaliação.
ITEM 54
Sobre a avaliação numa perspectiva sociointeracionista NÃO podemos
afirmar que:
(A) Tem como foco fornecer informações acerca das ações de aprendizagem
e, portanto, não pode ser realizada apenas ao final do processo, sob pena de
perder seu propósito.
(B) É um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou
conceitos é apenas parte do todo.
(C) Refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a
planejar o futuro.
(D) A avaliação escolar deve ser entendida como sinônimo de medida, de
atribuição de um valor em forma de nota ou conceito.
ITEM 55
A concepção de escola numa perspectiva sóciocultural é a de ser:
(A) Uma agência educacional e visa adotar formas de controle, de acordo
com os comportamentos que pretende instalar e manter.
(B) Uma instituição que existe num contexto histórico de uma dada
sociedade.
(C) Restringe-se a um processo de transmissão de informações.
(D) Faz parte da vida, contudo não é vida
ITEM 56
Qual, dentre as várias teorias que versam a respeito do processo de
aprendizagem, defende a ideia de que o sujeito aprende na relação com outros
sujeitos mais experientes?
A. Estruturalista
B. Histórico Cultural
C. Ambientalística
D. Contemporânea
ITEM 57
Na perspectiva interacionista de Piaget sobre o desenvolvimento
cognitivo, a inteligência é:
A) Uma estrutura somente cerebral, tendo assim a função de realizar
adaptações neurológicas durante a infância.
B) Uma estrutura biológica, e assim como as outras, tem a função de
realizar adaptações do organismo.
C) Uma estrutura emocional, tendo assim a função de realizar adaptações
de caráter e personalidade durante a infância e a adolescência.
D) Uma intervenção sociocultural, tendo assim a função de realizar
adaptações com o meio e o objeto, somente se realizado de maneira independente.
ITEM 58
Acerca dos principais princípios do construtivismo analise as
alternativas e assinale a resposta incorreta:
A) O centro do processo de aprendizagem é o aluno.
B) O professor não é um mero transmissor de informações.
C) Os níveis de amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada
aluno deve ser respeitado e levado em consideração no processo de aprendizagem.
D) O ensino é realizado e percebido como um processo estático, como
ocorre nos métodos pedagógicos tradicionais.
E) O conhecimento não é entendido como uma versão exata da realidade,
mas sim uma reconstrução daquele que está aprendendo.
ITEM 60
Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve
na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa
informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da
inter-relação possível entre esses elementos, julgue o próximo item.
Logo ao nascer, no âmbito familiar, a brincadeira já se inicia como uma
atividade infantil.
( ) Certo
( ) Errado
ITEM 61
A relação entre professor e aluno, numa perspectiva interacionista,
considera que:
A) O papel do professor é o de criar situações, provocar desequilíbrios,
fazer desafios, propiciando condições em que possam se estabelecer
reciprocidade intelectual e cooperação, ao mesmo tempo, moral e racional.
B) Compete ao aluno o controle do processo de aprendizagem.
C) Cabe ao professor a responsabilidade de planejar e desenvolver o
sistema de aprendizagem.
D) É uma relação vertical em que o professor detém o poder decisório
quanto à metodologia, conteúdo e avaliação.
ITEM 62
Sobre a avaliação numa perspectiva sociointeracionista NÃO podemos
afirmar que:
A) Tem como foco fornecer informações acerca das ações de aprendizagem
e, portanto, não pode ser realizada apenas ao final do processo, sob pena de
perder seu propósito.
B) É um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou
conceitos é apenas parte do todo.
C) Refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a
planejar o futuro.
D) A avaliação escolar deve ser entendida como sinônimo de medida, de
atribuição de um valor em forma de nota ou conceito.
ITEM 63
O principal fundamento da Gestalt está referenciado em entender que:
A) O todo compõe a parte.
B) O todo e a parte são estudados isoladamente.
C) O estudo da parte pouco importa para o todo.
D) A parte compõe o todo.
E) O fechamento, simetria e regularidade são indiferentes para o
estudo do todo.
ITEM 64
Para a gestalt, ocorre aprendizagem no momento em que o sujeito
estabelece uma relação entre um meio e um fim. Chama-se essa relação de:
A) Insight
B) Condicionamento
C) Maturação
D) Facilitação
GABARITO
1) A
2) C
3) B
4) A
5) B
6) D
7) A
8) A
9) D
10) B
11) D
12) D
13) E
14) B
15) E
16) E
17) D
18) B
19) A
20) B
21) A
22) B
23) D
24) A
25) A
26) B
27) B
28) D
29) A
30) C
31) A
32) B
33) B
34) A
35) B
36) A
37) B
38) E
39) E
40) B
41) D
42) E
43) E
44) D
45) D
46) D
47) B
48) E
49) A
50) A
51) E
52) C
53) A
54) D
55) A
56) B
57) B
58) D
59) Errado
60) Certo
61) A
62) D
63) D
64) A