Pesquisar este blog

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Alfabeto Ilustrado







Atividade realizada com a minha turminha de Pré II-A com  o tema: Alfabeto Ilustrado.(agosto/2024)
 

Atividades realizadas com o tema "Dia do Soldado"

 


Algumas atividades realizadas com as minhas turminhas de Pré-Escolar II A/B, com o tema "Dia do Soldado" (agosto, 2024).

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Projeto didático "A primavera"





INSTITUIÇÃO:
TURMAS: MaternaI I/II e Pré-Escolar 
TURNO: Matutino e Vespertino
PROFESSOR(ES): 
DIREÇÃO:  
COORDENAÇÃO
TEMA DO PROJETO: A Primavera
PERÍODO DE EXECUÇÃO:  Início:  ...../....../......... Término: ......./......../.........
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas;  Escuta, fala, pensamentos e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
TEMAS
- Características da estação do ano “Primavera”;
-Características relacionadas com a estação do ano Primavera;
-Elementos da natureza necessários para o crescimento das flores; (água, sol e terra);
- Vogais;
-Numerais:  0 à 10;
- Garatujas;
-Cores;
- Contos infantis;
-Músicas infantis relacionadas com o tema “Primavera”.


JUSTIFICATIVA
A medida em que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos seres. Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis, máquinas etc, poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio e muitos outros.
Este projeto busca formar o senso crítico na criança, estimulando-a retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele.
O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, se não formar uma consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, irá agir de forma mesquinha, utilizando a natureza de forma desordenada e gananciosa, se for responsável e consciente irá se integrar ao meio ambiente, tornando-se parte dele só retirando dele aquilo que realmente necessita.
Nós educadores devemos buscar a construção de uma consciência crítica pelos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos pequenos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse planetário.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só protege e cuida daquilo que conhece e ama, é mais do que ensinar a criança a não poluir é educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a natureza com o respeito que ela merece.
 Como nos dias de hoje estamos sempre com pouco tempo para realizarmos todas as tarefas que precisamos fazer, tendo pouco ou nenhum tempo dedicado a cuidar da boa alimentação, descanso e lazer, as indústrias criam novos meios de “facilitar” nossa vida, fabricando produtos em embalagens descartáveis que consomem matéria-prima e arrasam a natureza, cabe ao educador despertar na criança o patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.
                                                                                                 
OBJETIVO GERAL
Despertar o interesse pela preservação da natureza, assim como, as formas de vida e sua sobrevivência, observando o meio natural desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

HABILIDADES:
-Desenvolver a percepção sensório-motora, a observação, a apreciação do meio; ambiente externo e interno;
-Desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
-Observar o ambiente em que se vive;
-Desenvolver a curiosidade e a prática investigativa;
- Compreender sobre as principais características da estação do ano “Primavera”;
-Ampliar a linguagem oral;
-Estimular a criatividade;
-Desenvolver a atenção e o raciocínio
-Desenvolver a percepção auditiva e visual;
-Compreender sobre os principais cuidados com as plantinhas.

METODOLOGIA (PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS):
Serão formadas rodas das conversas informais, atividades com materiais recicláveis, músicas, contos infantis, textos informativos, produções textuais, murais, etc.
Na primeira semana serão realizadas atividades de pinturas no sulfite, cantigas e conto infantil com o tema em destaque. Os estudantes realizarão um passeio interno no gramado do CMEI para conhecer algumas plantinhas (flores) e suas principais características (cores, caule, folhas etc.).
Na segunda semana serão realizadas atividades no papel pardo (painel primavera), utilizando-se diversos materiais recicláveis, como também serão contadas historinhas, cantigas e brincadeiras no gramado.
Algumas atividades serão realizadas em sala e outras extraclasse.
ATIVIDADES:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas flores;
Jogo da Memória, Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Pinturas e Recortes;
Materiais recicláveis (sucatas);
Histórias;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Massinha de modelar;
Confecção de painéis;  
Poemas e Brincadeiras.

RECURSOS DIDÁTICOS
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, crepom, laminado, papel pardo etc.). Palitos de churrasco;  Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos). Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A e  mudas de flores.

CULMINÂNCIA
Serão expostas algumas atividades referentes ao projeto no saguão da instituição para as demais turmas visualizarem e se interagirem com o tema em destaque. Também, será entregue aos estudantes um vasinho decorado contendo flores naturais, e com uma mensagem sobre a importância da estação primavera na vida dos seres vivos. 

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada por meio de registros descritivos durante todo o desenvolvimento do projeto, levando em consideração a participação dos estudantes frente às atividades propostas com o tema em destaque.


Atividades com o tema Dia do Soldado




Atividades com o tema Dia do Soldado













Atividades com o tema Dia do Soldado





Atividades com o tema Dia do Soldado

Atividade com o tema Dia do Soldado



                                   Fonte: Revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Atividade lúdica: Árvore do Alfabeto

Atividade lúdica: "Árvore do Alfabeto", realizada com a minha turminha de Pré-Escolar II B. As crianças, deviam estourar um balão  e, dizer o nome da letra que estava dentro dele.  Uma forma criativa de aprender. Parabéns,  crianças!!!💛











 

Alfabeto - Vogais - Diversão - Sílabas


SUGESTÕES PEDAGÓGICAS ENCONTRADAS NA NET

Compartilhando... Para visualizar clique nos links abaixo. 

https://pin.it/58Lb5BG6P

https://pin.it/15LZijF4s 



https://pin.it/2DQJR77Lj

                                                                   https://pin.it/6y7nGmnwp




Algumas atividades realizadas com o tema "Folclore" com as minhas turminhas de Pré II A/B (agosto, 2024)

 

(Livrinho do Folclore)

(Boi Bumbá)
Algumas atividades realizadas com o tema "Folclore" com as minhas turminhas de Pré II A/B (agosto, 2024)

Atividade lúdica com o tema Folclore


 


Algumas atividades lúdicas com o tema infantil : “Boi Bumbá ou Bumba meu Boi” realizadas com a minha turminha de Pré IIA e Pré IIB com o objetivo de despertar nas crianças a valorização e o respeito pela diversidade cultural. Em 2012, o Bumba meu Boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 🐮🇧🇷Parabéns, crianças!!!(20/08/2024)