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domingo, 25 de março de 2018
quinta-feira, 22 de março de 2018
História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas)
no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a
discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas
porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do
planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca
quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é
potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das
fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo
contaminada, poluída e
degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante,
pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande
parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial
da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão,
análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver
tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Declaração Universal dos Direitos da Água
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art.
1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada
povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente
responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Frases
sobre o Dia Mundial da Água:
-
Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.
-
O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.
-
Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.
-
O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir:
vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
-
Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.
Você
sabia?
-
A Unesco estabeleceu que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm
terça-feira, 6 de março de 2018
segunda-feira, 5 de março de 2018
projeto didático "Eu e minha Família"
PROJETO
DIDÁTICO “EU E MINHA FAMÍLIA”
INSTITUIÇÃO:
TURMA: Maternal II A/C
TURNOS: Matutino e Vespertino
PROFª:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
INÍCIO DO PROJETO: TÉRMINO DO PROJETO:
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita,
Movimento, Identidade/Autonomia.
CONTEÚDOS: Nome próprio, Família (conceito
e membros), estrutura familiar e suas características (diferentes tipos de famílias).
JUSTIFICATIVA:
A família é o primeiro ponto de referência para a
criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua
noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Este tema
visa promover a interação escola/família, estimulando o desenvolvimento
de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na
escola. Este projeto será desenvolvido a fim de tentar identificar e
superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste
sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as
partes, uma formação das crianças como seres cidadãos. Este projeto ainda
visa, proporcionar à criança a apropriação de sua identidade,
conhecendo a história e o significado de seu nome, a construção de outros
valores de vida, como também, compreender os diferentes tipos de família que
existem, e os membros que a compõem.
OBJETIVO
GERAL:
Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura
familiar e o conhecimento da estrutura de outras famílias, e o
relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a
rodeiam, oportunizando atividade que despertem o respeito e o
interesse pelos diferentes grupos familiares, como também a suas
características físicas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Reconhecer e valorizar os membros da família;
-
Dramatizar as famílias através de brincadeira de casinha;
-
Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
-
identificar as suas características físicas (cor cabelo, cor da pele, altura,
nome, idade etc...);
-
Identificar e registrar os dados sobre sua vida;
-
Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história;
- Pesquisar a história do seu nome;
- Identificar as pessoas de sua família;
- Assistir desenhos de famílias em diferentes períodos históricos;
- Pesquisar a história do seu nome;
- Identificar as pessoas de sua família;
- Assistir desenhos de famílias em diferentes períodos históricos;
-
Produzir desenhos e pinturas representando o papel de cada um na família;
-
Aprender a resolver os conflitos por meio do diálogo e de situações problemas
sabendo ouvir e respeitar os outros;
- Orientar
as crianças sobre os direitos e deveres de cada um (na família e na
escola);
CONTEÚDOS:
- Eu e minha
Família;
- Números de membros na
família;
- Nome,sobrenome e idade;
- Noções de quantidade;
- A história do nome e os
significados;
- Tipos de família;
- Vínculos afetivos
METODOLOGIA
( ESTRATÉGIAS DE ENSINO)
As atividades durante este projeto serão realizadas
de forma coletiva e individual com os estudantes. Algumas atividades serão
realizadas em sala e outras extraclasse. Serão realizadas diversas atividades relacionadas
com o tema em destaque conforme etapas abaixo.
1ª
Semana:
- Conversação: (Conversar
sobre as semelhanças e diferenças de cada um, se aprofundando no assunto
eu e minha família. Levar as crianças a perceberem que não existe um modelo de
família. Ressaltar o respeito às diferenças existentes, os hábitos e
comportamentos dos diversos tipos de família);
- Fazer uma pesquisa em casa sobre os dados da
criança: dados de quando nasceu e dados atuais para serem utilizados e
comparados durante as atividades por meio de fichas (atividade de casa no caderno).
- Contação
de histórias relacionadas com o tema “Família” tais como: O Livro da Família
Autor: Todd Parr.
-Cantigas
e músicas sobre a família;
- Atividades de pinturas e colagem (mãozinha com a foto do rosto de cada criança trabalhando o eixo de conhecimento “identidade pessoal” (no papel pardo).
- Atividades de pinturas e colagem (mãozinha com a foto do rosto de cada criança trabalhando o eixo de conhecimento “identidade pessoal” (no papel pardo).
2ª semana
- Formar uma roda para dialogar com as crianças o
resultado da pesquisa em casa, e assim fazer
uma comparação com as semelhanças
e diferenças entre eles, observando as mãozinhas e rostinhos de cada um na
atividade realizada anterior.
- Ouvir e trabalhar a música com o tema “Gente tem
Sobrenome” do TOQUINHO;
- Diálogos e debates: Quem sou eu? De onde vim?
Para onde vou? O que quero para o meu futuro?
- Assistir filmes relacionados com o tema
“Família”.
- Atividades de pintura e colagem com o tema.
- Conto infantil “Cachinhos de Ouro e os Três Ursos”.
3ª Semana
- Propor as crianças que contem para os colegas
como é o dia-a-dia de sua família, quais são os hábitos em casa, se ajudam em
alguma tarefa caseira, se há tarefas que só os adultos realizam, se existe algo
que querem fazer, mas não podem porque é perigoso, se há regras que devem ser
obedecidas em casa como: colocar no lugar o que tirou, guardar os brinquedos,
horário para assistir televisão etc..(sugerir que comparem se há atividades
comuns a todas as famílias). Ressaltar a importância da colaboração entre todos
os membros da família nas tarefas diárias.
- Resgatar através de histórias o valor da família;
- Discutir o desempenho de cada
membro da família, as diferenças e semelhanças por meio de pinturas;
- Construir painéis com gravuras dos diferentes
tipos de família;
- Confeccionar cartazes com tinta guache sobre a
história " O livro da família"
RECURSOS DIDÁTICOS:
Sulfite, tesoura, cola, fita adesiva, EVA, TNT,
papel pardo, pen drive, aparelho de som, DVD, aparelho de televisão, lápis de
cor, giz de cêra, massinha de modelar, crepom, revistas, CDs, livrinhos de
histórias infantis etc.
CULMINÂNCIA
Será feita uma exposição das atividades realizadas
durante o projeto para as demais turmas do CMEI.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será por meio de registro do desenvolvimento da aprendizagem e da
participação dos estudantes frente às atividades propostas durante a execução
do projeto.
quinta-feira, 1 de março de 2018
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