Instituição:
Turmas: Maternal II A/D( Profª Claudia de Oliveira
Andrade) e (Profª de Arte: Rute Floriano)
Turnos: matutino
e vespertino
Título do Projeto: O Circo
Início: 10/03/14 Término:
27/03/14
Professoras: Claudia de Oliveira Andrade e Rute Floriano
Direção:
Coordenação:
Áreas de conhecimento: Natureza/Sociedade,
Linguagem Oral/Escrita, Movimento e Arte
Justificativa:
Este projeto tem por finalidade levar os
estudantes a compreenderem as principais características sobre o Circo e sua
influência na vida de todos nós. O tema escolhido propicia um ambiente
extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se
protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados
possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de
atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes
(que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos
infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos
educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam
o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e
significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, o referido projeto é de suma importância para o
desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia
centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a
grade curricular às práticas lúdicas.
Fundamentação Teórica:
O circo é um espetáculo popular muito antigo,
teve origem em povos viajantes.
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é
divertir e entreter a platéia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos
citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro,
adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de
circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc. Há
indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000
anos.Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais
amestrados e competições de homens. Na
Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas
de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com
capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de
equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares.
Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se
apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na
Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para
animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e
alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina. O apogeu do circo
deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com
animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes
habilidades. O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a
arquibancada. Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de
nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos
emociona, diverte!
Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de
perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas! (
http://www.qdivertido.com.br)
Objetivo Geral:
Possibilitar através do lúdico o
conhecimento dos estudantes das diversas
faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as
diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica
da instituição.
Objetivos específicos
-
Valorização da arte circense;
-
Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
-
Identificar as ações de um integrante de um circo;
-
Conhecer como vive a família circense;
-
Conhecer as figuras geométricas por meio de desenhos relacionados com o tema;
-
Adquirir o conceito de maior/menor;
-
Ampliar o conhecimento das cores;
-
Desenvolver a coordenação motora fina/grossa;
- Estimular os estudantes a direcionarem a atenção auditiva por meio de músicas infantis relacionadas com
o tema “Circo”;
Procedimentos didáticos:
Linguagem
oral:
-
Conversa informal sobre circo.
-
Narrar histórias sobre o circo;
-
Verbalizar hipóteses estabelecendo relações mentais com os contos relacionados
com o tema em destaque.
-
Assistir fita de vídeo sobre o circo.
Linguagem
Escrita:
Levar
os alunos à:
- Ter
contato com diferentes desenhos relacionados com o circo;
- Desenvolver
a coordenação motora fina por meio de garatujas relacionadas com o tema;
-
Conhecer as vogais;
Linguagem
Sonora/ Musical:
Levar
os alunos à:
-Conhecer
os ritmos musicais por meio de cantigas infantis relacionadas com o tema em
destaque;
-
Desenvolver a audição por meio sonoro musical;
Linguagem
Plástica:
Levar
os alunos à:
-
Realizar colagem e pinturas relacionadas com o tema em destaque.
Movimento:
- andarem
cima da corda, com as mãos na cabeça,
andar com a ponta dos pés, equilibrar bola na cabeça, (equilíbrio corporal);
-
imitar alguns animais que fazem ou fizeram parte do circo;
-
brincar de boca do palhaço.
-
dançar conforme o ritmo musical das cantigas.
Arte (Profª: Rute)
Turmas envolvidas: todas
Turno: vespertino
Atividades:
-
pinturas, recortes, colagem, brincadeiras, música, contos infantis, confecção
de brinquedos de sucatas para as crianças etc.
Metodologia ( estratégias de ensino)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva
e individual com os estudantes. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala
e outras por meio de brincadeiras.
A intenção pedagógica é criar estratégias lúdicas de ensino que
favoreçam a aprendizagem dos estudantes sobre as principais características da
arte circense.
Atividades programadas:
1- O Malabarista- Fazer traços
diferenciados no chão (retos, ondulados, curvas, círculos, outros. Pedir para
os estudantes brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições tais
como: nas pontas dos pés, apenas os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as
mãos na cintura sem sair de cima dos riscos.
2- A Bailarina- A proposta é ler
texto para as crianças executar os movimentos citados. Em um segundo momento,
colocar em aparelho de som uma música para que as crianças dancem ritmicamente
e livremente.
3- Boca do palhaço- construir por meio de caixa de papelão a boca do
palhaço para os estudantes. Cada jogador arremessará
a bolinha 05 vezes seguidas. Cada vez que o jogador encaixar a bolinha na
boca do palhaço, marcará pontos, determinados no inicio da brincadeira, por
exemplo: 10 pontos. Vencerá o jogador que conseguir maior número de
pontos.
Recursos didáticos
Bolas, cordas, CDs, aparelho de som, aparelho de televisão, giz de cera,
lápis de cor, sulfite, papel pardo, cartolinas, fita adesiva larga, cola,
glitter, crepom, EVA, palito de churrasco, tinta guache, tesoura etc.
Culminância:
Montar um painel com o tema Circo de forma
coletiva com os estudantes. Fixar as atividades das crianças no dia
27/03/14 na parede do pátio da instituição para que os pais e demais turmas visualizem.
Avaliação:
A avaliação será feita por meio de registros
(escrito e fotográfico) por parte da professora do desenvolvimento da
aprendizagem dos estudantes frente às atividades tanto individual quanto
coletiva no decorrer do desenvolvimento deste projeto. Será observado por parte
da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a
organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala
de aula.