Pesquisar este blog

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Projeto didático "Adaptação e Acolhimento na Educação Infantil

 

C.M.E.I PROFESSORA TELMA FERREIRA RABERO

DIREÇÃO:                                    

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 

PROFª REGENTE: CLÁUDIA DE OLIVEIRA ANDRADE


TURMA: PRÉ II – A

TURNO: MATUTINO

PROJETO DIDÁTICO

“ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

Período de Execução:  01/03 À 21/03/2023

 


 

JUSTIFICATIVA:

O retorno a rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para às crianças E, para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas das crianças relacionadas com o ambiente institucional de ensino infantil. Conforme a BNCC, a instituição de ensino, deve ser vista como espaço democrático de aprendizagem e inclusão visando o respeito com as diversidades, contribuindo para a formação integral do estudante e sua permanência no ambiente escolar, bem como formar cidadãos capazes de transformar-se e promover a sociedade. A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, propõe que o processo de ensino-aprendizagem das crianças ocorra através das interações e brincadeiras.

A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança,
possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio (ALMEIDA, 2008, p. 41)

Segundo Ortiz (2000), durante a adaptação, o acolhimento é muito importante e deve fazer parte do dia a dia da criança, não limitando-se apenas ao início do processo, mas sempre que houver necessidade. É uma etapa que carece de mais atenção. O educador deve aproximar-se do aluno e interagir com ele, de forma a facilitar o convívio dos pequenos com o ambiente educacional. Dessa forma, a acolhida nada mais é do que fazer o educando se sentir bem dentro da instituição escolar.

É de suma importância que o professor proponha atividades com sentido, reais e desafiadoras para as crianças, que sejam, pois, simultaneamente significativas e prazerosas, incentivando sempre a descoberta e a criatividade durante o período letivo na instituição de ensino infantil, levando em consideração os objetivos de aprendizagem e os campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil.

Contudo, para obter sucesso durante esse período, torna-se imprescindível uma acolhida afetuosa na base do respeito, do carinho e do aconchego. A criança precisa sentir-se amparada e confortável, de modo a adaptar-se da melhor forma possível ao novo ambiente. De acordo com Andrade (2016, p. 18), “a maneira como as crianças são acolhidas na Educação Infantil pode ser algo marcante em toda a sua vida”. Assim, a recepção e a atenção que o educando recebe dentro da instituição educacional devem ocorrer do modo mais prazeroso possível, ficando assinalado na memória do aluno e permanecendo no decorrer de sua existência.

 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:

 

( x ) O Eu, o Outro e o Nós;    

( x ) Escuta, Fala, Pensamento e imaginação    

( x ) Corpo, Gestos e Movimentos      

(x ) Traços, sons, cores e formas

 

HABILIDADES:

    ·        (EI03EF01) favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante 

o período de adaptação da criança no meio ambiente educacional infantil;

  • (EI03E001) identificar a si mesmo (nome) e dos colegas e professores no ambiente escolar;
  • (EI03E001) propiciar um momento de maior descontração e sociabilização entre seus novos colegas e professora através do lúdico;
  • (EI03ET03) conhecer a instituição de ensino como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
  • (EI03ET03) despertar o gosto pela instituição de ensino infantil e pela frequência as aulas;
  • (EI03E001)conhecer as pessoas que trabalham na instituição de ensino;
  • ( EI03ET01) identificar os materiais que utilizamos na instituição de ensino;
  • (EI03EF01) promover o diálogo entre crianças/professor/criança/criança;
  • (EI03CG01), (EI03EF01) desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;
  • (EI03E001) elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.

·         ampliar  a criatividade;

·         (EI03CG01) jogos cooperativos didáticos;

·         EI03CG01) desenvolver a autoestima das crianças através de várias brincadeiras lúdicas;

·         ( EI03CG03) promover a cooperação, a comunicação e a sociabilização através 

de brincadeiras lúdicas;

·         ( EI03CG03)estabelecer regras de convivência básicas coletivamente com a 

participação dos alunos;

·         (EI03EF01) instigar e promover a expressividade e a espontaneidade;

 

CONCEITOS

Identificar a si  mesmo, o outro, e o ambiente escolar.

 

TEMAS:

- Execução do Projeto Didático “Adaptação e Acolhimento na Educação Infantil” no período de quinze dias (01/03 à 21/03/2023).

- Ambiente escolar, cantigas, contos infantis e expressão corporal (posturas corporais: sentar, ficar em pé, correr, saltar, subir, descer etc.).

- Brincadeiras infantis, jogos didáticos (legos, dominós) contos infantis e vídeos infantis.

- Dia Internacional da Mulher.

 

ATIVIDADES

 

- Brincadeiras de rodas;

- Roda dos contos infantis;

- Roda das cantigas infantis;

- Brincadeiras no Parque infantil da instituição de ensino;

- Brincadeiras dirigidas (lençol furado, boliche, estátua etc.);

- Brincadeira com legos;

- Brincadeiras com carrinhos, bonecas etc. no saguão da instituição de ensino;

- Atividade com massinha de modelar;

-Atividades lúdicas com jogos pedagógicos;

- Brincadeiras movimento corporal ( mímica, amarelinha, estátua, passa bola etc.)

- Pintura de cartões com o tema: Dia Internacional da Mulher.

 

METODOLOGIA

 

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.

Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.

Será feito um passeio pela instituição de ensino para que as crianças conheçam as dependências da mesma. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola sobre as suas funções.

Será entregue uma lembrancinha de Boas-Vindas às crianças no primeiro dia de retorno ao corrente ano letivo. 

Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala, conforme planos de aula.

Ainda, será confeccionado um cartão de forma coletiva com as crianças em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.   .

 

 

ATIVIDADES DO DIA

 

DIA

01/03 (quarta-feira)  

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Conversa informal com os Pais sobre o processo de adaptação no ambiente escolar;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

- Passeio nas dependências da instituição de ensino com as crianças;

- entrega das lembrancinhas de volta às aulas para às crianças;

-Hora-atividade (8h40m às 11h)

 

DIA

02/03 (quinta-feira)

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira no pátio (lençol furado);

- Brincadeira no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

DIA

03/03 (sexta-feira)

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

- Hora-Atividade das 9h20m às 11h.

 

DIA

06/03 (segunda-feira)


 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeira no gramado (estátua);

- momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- espera dos pais ouvindo historinhas (retorno para casa).

 

DIA

07/03 ( terça-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Atividade pintura livre com o tema “Dia Internacional das Mulheres” (mural);

- Brincadeiras de carrinhos, cavalinhos e bonecas no gramado, acompanhadas com a professora;

- momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

 

DIA

08/03 (quarta-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Conversa informal com os Pais sobre o processo de adaptação no ambiente escolar;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

- legos;

-Hora-atividade (8h40m às 11h)

 

 DIA

09/03 (quinta-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira dirigida no gramado (boliche)

- Momento da higienização das mãos;

- Almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

DIA

10/03 (sexta-feira)

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

- Hora-Atividade das 9h20m às 11h.

 

DIA

13/03 (segunda-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeiras no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

DIA

14/03 (terça-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira passa-bola e cantigas de roda no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

 DIA

15/03(quarta-feira)

- Acolhida das crianças na entrada;

- Conversa informal com os Pais sobre o processo de adaptação no ambiente escolar;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

 Brincadeira dirigida no saguão (roda/estátua);

-Hora-atividade (8h40m às 11h)


DIA

16/03 (quinta-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

DIA

17/03 (sexta-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

- Hora-Atividade das 9h20m às 11h.

 

DIA

20/03 (segunda-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeiras no parque

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

DIA

21/03 (terça-feira)

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras dirigidas no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- Almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

RECURSOS DIDÁTICOS:

Boliche, bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, massinha de modelar, livros de contos infantis, legos, boliche, lápis de cor, giz de cera  etc. 

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação das crianças tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas.

 

REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.

ANDRADE, M. I. F. O processo de adaptação e a importância 

do acolhimento na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso 

(Licenciatura em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em.  <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79

611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-


ORTIZ, C. A diferença entre adaptar-se e ser acolhido. Revista Avisa Lá, São Paulo, 

v. 2(40), p. 4-8, jan.   2000. Disponível em: https://grupoinfoc.com.br/publicacoes

/monografias/BOLSI_Carolina_A

_acolhida_inicial_na_educacao_infantil_Pre_Textuais.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.