Algumas atividades ajudam na integração das crianças no começo do ano.
Veja as sugestões a seguir
O professor deve explorar procurar explorar mais os espaços externos, como pátio, quadra, parquinhos etc. E as atividades devem ser são mais livres, tais como diversas brincadeiras infantis.
O primeiro vínculo que as crianças formam é com professora e só depois com os coleguinhas.
As brincadeiras são uma opção ótima, pois é uma maneira de favorecer a adaptação das crianças e sociabilização das mesmas com os coleguinhas.
Sugestões de atividades:
Maternal I e II
- Recepção das crianças com fantoches e colocação dos crachás com os seus nomes;
- Exploração dos instrumentos musicais de percussão e recepção com músicas de "Boas Vindas" citando o nome de cada um;
Atividade no pátio:
- Bolinha de sabão;
- Brincadeiras com bolas explorando todo o espaço e os brinquedos da quadra ( boliche, dominó gigante, etc.);
-Pula-pula;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeira no tanque de areia e no parque;
-Exploração dos brinquedos do pátio (escorregador, balanço, trepa-trepa, etc.)
Pré I
Atividades em sala:
- Recepção das crianças com músicas;
- Caixa surpresa com objetos diversos;
-Brincadeiras com massinha de modelar;
Atividades no pátio:
- Brincadeiras livre para explorar o espaço e materiais diversos;
-Bola;
- Bambolê;
- Brinquedos no pátio;
- Amarelinha;
- Agacha-agacha, etc.
Pré II
Atividades em sala:
- Recepção das crianças por meio de conversas informais com o tema "férias";
- Desenho sobre as férias ou do que gostariam de ter feito nesse tempo.
Atividades no pátio:
- Brincadeiras de roda;
- Aumenta-aumenta;
- Cabra cega e outros jogos com regras (queimadas, futebola, etc.)
Referência:
Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil, julho, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!