PROJETO DIDÁTICO
“EDUCAÇÃO INFANTIL: TODOS NO
COMBATE À DENGUE”
INSTITUIÇÃO:
TURMA: Pré-Escolar (Educação Infantil)
TURNOS:
matutino/vespertino
PROFª:
Claudia de Oliveira Andrade
INÍCIO DO PROJETO: TÉRMINO:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o Outro e o Nós;Corpo, gestos, movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
CONTEÚDOS:
conceito dengue, coordenação motora fina/grossa, prevenção dengue e cores.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade conscientizar
os estudantes sobre os principais meios de combater a dengue, dialogando com os
mesmos sobre o modo que a doença é transmitida, seus principais sintomas e como
combater o mosquito transmissor do vírus causador da referida doença, o “Aedes
aegypti”.
De origem espanhola, a palavra
dengue significa "melindre", "manha", estado em que se
encontra a pessoa contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês de
arthropod-bornvirus, vírus oriundo dos artrópodos), no caso,é encontrado na
fêmea do mosquito Aedes aegypti ou na do Aedes albopictus, esse último
conhecido como "tigre asiático"
Esse vírus está presente no Brasil
desde 1982 na forma benigna, mas a partir de 1990 têm sido registrados alguns
casos de dengue hemorrágica, que pode levar à morte.
No Brasil, o agente transmissor da
dengue é o Aedes aegypti, um mosquito pequeno, delgado e escuro, que possui
hábitos diurnos e vive dentro ou nas proximidades das habitações urbanas. Sua
reprodução ocorre em locais de água parada, como lagos, poças de água e água
contida em garrafas, vasos, pneus velhos jogados em quintais.
Após um período de incubação de
alguns dias, a doença manifesta-se desencadeando uma febre súbita, acompanhada
de fortes dores musculares e nas articulações ósseas - daí o nome popular de
"quebra-ossos". Surgem manchas avermelhadas no corpo, dores de cabeça
e nítida sensação de cansaço, além de fotofobia (aversão à luz), lacrimação,
inflamação na garganta e sangramento na boca e nariz.
Não existe tratamento especial para
a doença, mas é indispensável os seguintes cuidados: manter-se em repouso;
beber muito líquido e, quando indicado por médicos, o uso de medicamentos para
alívio das dores e interrupção do estado febril, porém nunca medicamentos que
contenham ácido acetil salicílico, como a Aspirina e o AAS.
Eliminar os focos de reprodução como
retirar água parada no interior de garrafas, pneus e vasos; tampar
caixas-d'água; usar tela protetora em janelas e portas para impedir o acesso do
mosquito (em residências próximas a lagos, rios e represas); usar inseticida e
desinfetantes domésticos, que embora não eliminam, podem diminuir a presença
dos mosquitos (https://www.algosobre.com.br/biologia/origem-da-dengue.html).
Portanto, trabalhar este tema com os
estudantes a partir da educação infantil é de suma importância para
conscientizá-los desde pequenos sobre os perigos que a dengue traz a saúde do
homem. Dessa forma, a instituição de educação infantil, tem o dever de
contribuir de forma lúdica e
contextualizada um projeto didático voltado para a saúde, priorizando o combate
à dengue, estimulando dessa forma o pensamento crítico/reflexivo dos estudantes
com o tema em destaque.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar os estudantes sobre a
importância de prevenir a dengue combatendo o mosquito transmissor do vírus causador
da doença “Aedes aegypti”, por meio de diversas estratégias de ensino que
favoreçam a aprendizagem dos estudantes em
relação a temática “Dengue”.
HABILIDADES:
-
Mobilizar os alunos no combate à Dengue;
-
Alertar os alunos sobre os principais sintomas da dengue;
-
Conscientizar os alunos sobre a prevenção contra a Dengue;
-
Compreender o processo do ciclo da vida do mosquito;
-
Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação do
mosquito;
-
Identificar os aspectos do mosquito da Dengue;
-
Desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e corporal, a coordenação
motora, a percepção auditiva e visual da criança;
-
Ampliar o conhecimento das cores.
METODOLOGIA
No primeiro momento, será formada a
roda da conversa com os estudantes para abordar sobre o tema “Dengue”. Nesta
roda de conversa serão levantadas as hipóteses dos estudantes em relação ao
tema tais como, - Vocês já ouviram falar na palavra “Dengue” e o que ela
significa? – Vocês já ouviram falar do mosquito Aedes aegypti? –Vocês sabiam
que é este, o mosquito transmissor do vírus causador da doença dengue? Vocês
sabem como é o ciclo evolutivo do mosquito da dengue? – Vocês sabem quais são
os principais sintomas da dengue? – Vocês sabem como podemos evitar a dengue?
Durante o desenvolvimento deste
projeto serão utilizadas diversas fontes de informações educativas (textos
informativos, vídeos educativos, livros didáticos, panfletos etc.) para
trabalhar o referido tema com os estudantes. Também, serão realizadas
atividades de recortes/colagens/pinturas/cartazes/dobraduras/maquete
relacionadas com o tema.
1ª Semana
-
Roda da conversa (diálogo sobre o conceito “Dengue” e mosquito transmissor do
vírus causador da dengue ;
-
Leitura de textos informativos com o tema “Dengue” com os estudantes e
levantamento das hipóteses dos mesmos em relação ao tema em destaque.
-
Cartaz de forma coletiva com o tema “dengue”
-
Recortes/colagem/pintura com o tema dengue.
2ª Semana
-
Roda da conversa (diálogo sobre o mosquito transmissor do vírus causador da
“Dengue” e ambientes propícios e não
propícios para a proliferação do
mosquito da dengue e os cuidados que devemos ter para a prevenção da dengue.
-
Fazer um passeio ao redor da instituição de ensino, com a intenção de analisar
se há objetos com água parada que possam
contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Caso, seja
encontrando tais objetos com água parada , explicar aos estudantes sobre os
principais cuidados que devemos ter para evitar a proliferação do mosquito
Aedes aegypti destacando o ambiente do qual estamos inseridos. Posteriormente,
será dado inicio a confecção de uma maquete de forma coletiva com os
estudantes, retratando o locais
propícios a proliferação do mosquito Aedes aegypti (ambiente não cuidado pelo
homem) e locais não propícios a proliferação
do referido mosquito (local cuidado pelo homem).
3ª semana
-Roda da conversa com os estudantes sobre o tema
“Dengue”, e das atividades a serem trabalhadas durante a semana;
- Vídeo com o tema “Dengue”;
-Exposição da maquete e fixação na parede do pátio
da instituição de algumas atividades realizadas com o tema “Dengue” para as
demais salas visualizarem.
- Entrega de panfletos de prevenção da dengue para
os estudantes.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Cartolinas,
papel pardo, EVA, tinta guache, pincel atômico, giz de cera, sulfite, tesoura,
cola quente, cola branca, lápis de cor, placa de isopor, CDs, aparelho de
televisão, aparelho de DVD, textos informativos, livros etc.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será por meio de registro do desenvolvimento da aprendizagem e da
participação dos estudantes frente às atividades propostas durante a execução
do projeto.
REFERÊNCIAS:
PINTO, Gerusa Rodrigues et al. Dia a Dia do
Professor. Vol. 7, Editora Fapi Ltda.