IDADE: a partir de 4 anos.
TEMPO: de 20 a 40 minutos
ESPAÇO: sala de atividades
MATERIAL: cartolina, cola, tesoura e fotos de diferentes raças.
OBJETIVO: perceber a mistura de raças existente no Brasil e que a maioria das crianças é fruto dessa mistura.
PROCEDIMENTOS:
Comece a atividade pedindo que as crianças perguntem aos pais de onde eles vieram, e qual a nacionalidade dos antepassados. Na aula seguinte, proponha uma conversa sobre o assunto, com cada um contando como são seus pais e avós. Caso as crianças não conheçam algum de seus familiares, não há problema. Eles devem falar sobre aqueles com quem têm contato. É importante que você se certifique dos casos mais delicados, pois pode ser que alguma família não queira tocar assunto. Consulte os responsáveis antes para saber como abordar o tema. Depois, peça às crianças para procurarem gravuras de diversas raças em revistas e jornais. Com a ajuda da professora colem as gravuras em uma cartolina. para quem não encontrou as gravuras proponha um desenho representando as diferentes raças.
Depois, os trabalhos vão para uma exposição.
SUGESTÕES:
O professor também, pode fazer uma leitura de alguns contos que abordam sobre as diferenças raciais. Após o conto, o professor aborda com os alunos sobre o tema em destaque. O professor ainda poderá utilizar bonecas(os) que representam as diferenças raciais para abordar sobre o tema.
SUGESTÕES DE CONTOS PARA ABORDAR O TEMA: O Patinho Feio, Menina Bonita do Laço de Fita.
Olá!
ResponderExcluirEstava procurando idéias para abordar o tema consciência negra com as minhas crianças de 5 anos e essa atividade vai dar para fazer com eles...Obrigada por me salvar! rsss
Bjos e ótima semana!
Muito obrigada pela ajuda. Eu não sabia como abordar o tema com as minhas crianças.
ResponderExcluirBeijos
Agradeço a DEUS, por existir VOCÊ!
ResponderExcluirOlaa tenho qe fazer um trabalho de Historia em uma cartunina sobre o dia nacional da conciencia negra tem como voce me ajudar ???
ResponderExcluirGostei muito.
ResponderExcluirDeus ilumine sempre sua mente.
Amei suas sugestões!
ResponderExcluirQue Deus continue te iluminando.
Beijos!