Seguidores

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Brincadeira africana: descobrindo o som do atabaque com o Tum Tum, do Togo

 

Instrumentos de percussão ditam o ritmo na capoeira, no jongo, no candomblé e nas mais diversas expressões culturais afro-brasileiras. Mas não são apenas nas músicas, danças e manifestações religiosas que eles se fazem presentes. O tum tum de um atabaque pode também servir de guia para que uma criança, de olhos vendados, descubra quem dos seus colegas está tocando o instrumento.

Não existe forma mais fácil de explicar o nome dessa brincadeira, o Tum Tum, que é popular no Togo, país da África Ocidental. 

O uso de jogos e danças é uma forma divertida de apresentar o continente africano e sua riqueza cultural às crianças. Ao escolher uma brincadeira, o professor constrói juntamente com a turma conhecimentos sobre a localização do país de origem, línguas faladas, povos que formam aquela nação e a arte, entre outros temas. 

Indicado para: Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Material: Atabaque ou outro instrumento de percussão; na ausência desses objetos, podem ser utilizados pilão de pilar grãos, panelas, tampas ou qualquer objeto que emita som  também vale usar a palma das mãos.

Espaço: A atividade pode ser realizada em ambiente interno (sala do grupo) ou externo (quintal, jardim, quadra).

Na BNCC:

Campo de experiências “Traços, Sons, Cores e Formas”

(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

PASSO A PASSO

Para atividade presencial, caso sua escola já esteja aberta

1. Explore o som do instrumento de percussão com a turma: Explique às crianças que hoje elas farão uma brincadeira que envolve tocar um instrumento musical. Inicialmente, incentive os pequenos a experimentarem o atabaque ou o instrumento escolhido para a atividade. Ao tocar com as mãos o couro do atabaque, elas poderão experimentar diferentes texturas e sons. Deixe-as descobrirem que dependendo da força empregada o ritmo e os sons mudam. Cada parte do atabaque deve ser explorada pelas crianças.

2. Onde fica o Togo: Com os pequenos sentados em roda, faça alguns questionamentos sobre onde fica o Togo, se eles já ouviram falar desse país, se querem aprender alguma brincadeira de lá. É importante estimular a curiosidade. A partir das respostas, apresente o mapa do continente africano para que encontrem a localização do país. Mostre fotos do Togo, da comida, de pontos turísticos, imagens de crianças de lá, roupas tradicionais togolesas etc. Você pode perguntar às crianças o que acharam das imagens ou se alguém na turma se achou parecido com os meninos e meninas do Togo. Esse é um momento importante para ressaltar como a cultura africana faz parte da herança ancestral que a criança recebeu.

Após essas intervenções, peça para cada um representar, através de desenho, as imagens que mais gostaram. Agora, sim, todas estão prontas para brincar.

3. Brincando de Tum Tum: Explique as regras da brincadeira para as crianças. A turma fica sentada em roda ou em um banco, uns perto dos outros. Enquanto isso, um dos pequenos é escolhido para ficar com os olhos vendados. Ao seu sinal, uma criança deverá tocar o atabaque (ou outro objeto, conforme prescreve a lista de materiais desta sugestão) emitindo um som similar ao tum tum, em intervalos regulares. A criança que está com os olhos vendados deve caminhar até o lugar de onde está vindo o som. Ao encontrar o colega, trocam de posição e a brincadeira continua.

4. Reflita sobre a atividade: Converse com as crianças sobre a brincadeira e procure anotar as respostas desse bate-papo. Pergunte se gostaram, se acharam parecida com alguma brincadeira que elas conhecem. Uma lista de brincadeiras de diversos países do continente africano poderá ser criada e experimentada.

5. Possível desdobramento da brincadeira: Caso utilize um atabaque ou outro instrumento de percussão para realizar a brincadeira, explore com as crianças imagens ou leia textos sobre a origem do atabaque, sua função dentro da cultura africana e quais materiais são utilizados para confeccioná-lo. No Brasil, o instrumento está presente na capoeira, no jongo, no candomblé e outros expressões culturais. Ajude as crianças a confeccionarem seu próprio instrumento de percussão com materiais recicláveis. Elas poderão pintá-lo como quiserem e depois tocá-lo. 


SUGESTÃO DE ATIVIDADE: BRINCANDO DE TUM TUM

Confira uma proposta baseada em uma brincadeira popular no Togo, país da África Ocidental

PASSO A PASSO

Para atividade remota, caso sua escola ainda esteja fechada

1. Convide as crianças e famílias a brincar de Tum Tum: Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação para as famílias o vídeo de uma apresentação da brincadeira Tum Tum e das regras (confira abaixo um vídeo do coletivo AfroInfância). A sugestão é que, ao propor a exploração do som tum tum, você comente sobre a possibilidade de utilizar outros objetos diferentes do pilão, como tampa de panela e até a palma das mãos. E faça o convite para toda a família: “Que tal brincarmos de Tum Tum?” Aproveite para falar sobre os instrumentos de percussão, como o atabaque e o pandeiro, que estão presentes na capoeira e também em muitas músicas brasileiras e africanas. 

REFERÊNCIA:

Continuar lendo...   https://novaescola.org.br/conteudo/19928/atividade-descobrindo-o-som-do-atabaque-com-a-brincadeira-tum-tum-do-togo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!


Campos de Experiência-BNCC Educação Infantil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *