Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

domingo, 22 de outubro de 2023

Brincadeiras e jogos africanos promovem Educação Antirracista de forma lúdica

 

Brincadeiras e jogos africanos promovem Educação Antirracista de forma lúdica

Conheça 10 sugestões de atividades para realizar com as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o ano todo

PorIngrid Yurie

17/11/2022 





Para as infâncias, o brincar é uma linguagem. Por meio das brincadeiras, as crianças aprendem sobre si, sobre os outros e sobre o mundo. Nessa perspectiva, promover a Educação Antirracista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, um dos papéis da escola, ancorado na Lei 10.639, também pode acontecer por meio de jogos e brincadeiras africanas.

Ao trazer esse repertório, o educador oferece aos estudantes mais um elemento da cultura infantil que, junto aos brinquedos e à literatura, ajuda a promover a Educação para as Relações Étnico-Raciais, explica Míghian Danae Ferreira Nunes, educadora que integra o Grupo de Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação da Universidade Lueji A'Nkonde de Angola (GEPEULAN), ambos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Para Míghian, que é coautora do livro digital gratuito Catálogo de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras (Aziza Editora, 2022), esse tipo de proposta também celebra a vida de crianças e adultos negros. “É, ao mesmo tempo, a denúncia do racismo e o anúncio da potência dessas crianças que brincam”, diz.

Para que esse trabalho seja efetivo, no entanto, é essencial que ele faça parte do projeto da escola, aconteça ao longo de todo o ano e toda a trajetória educacional dos estudantes, e não apenas nas celebrações do mês da Consciência Negra – baixe aqui um manual com sugestões para construir uma escola antirracista. A fim de ampliar o repertório de educadoras e educadores para realizar essas atividades, preparamos uma lista com dez jogos e brincadeiras africanas que podem acontecer na escola e em casa, com poucos recursos e mesmo nos espaços mais limitados.


Continuar lendo https://novaescola.org.br/conteudo/21403/brincadeiras-e-jogos-africanos-promovem-educacao-antirracista-de-forma-ludica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!