Educadores de todas as áreas de ensino se defrontam com este tema. Quais os procedimentos importantes para a motivação do aluno no processo de ensino-aprendizagem?
O psicólogo José Aloyseo da Universidade Estadual de Londrina ( apud Revista Nova Escola, jan/fev/2003),cita que a falta de motivação é causada por características pessoais do aluno e contexto da escola. O medo do fracasso e a forma de encará-lo; a falta de clareza sobre os objetivos da aprendizagem; e não satisfação das expectativas são alguns dos motivos de ordem pessoal.
Além deles, existem as influências de pais, colegas e grupos sociais, mais as experiências anteriores de cada um. Junte-se a isso o ambiente da escola e da sala de aula para o desenvolvimento das atividades. como a organização, a interação com o professor e a avaliação. É aí que o educador pode intervir.
As motivações intrísecas vêm do próprio aluno: a vontade de aprender e de buscar soluções para os problemas, a escolha e a realização de tarefas que sejam atraentes e desafiadoras para ele. O estudante pode também sentir uma necessidade pessoal de reconhecimento social ou de aprovação no grupo.
As extrínsecas vêm de fora: notas, aprovação no final do ano, estímulo familiar por médias elevadas. Esses elementos não podem ser um fim em si mesmos, mas se utilizados com critério e bom senso fazem surgir ou ressurgir a motivação intríseca.
Dicas práticas:
Independentemente da disciplina ou série, é possível manter alto nível de motivação afotando as posturas a seguir.
- Mostre-se entusiasmado com os conteúdos e as competências que está ensinando;
- Desperte a curiosidade destacando a relação do conteúdo com fatos corriqueiros;
- Oriente a aprendizagem para a compreensão dos fenômenos, não para a memorização;
- Elabore atividades que mostrem como o aluno evolui;
- Use um ritmo que permita que todos acompanhem o encadeamento de idéias;
- Mude as estratégias ao perceber que os alunos não aprenderam;
- Estabeleça metas realistas e explique detalhadamente os objetivos, combinando regras;
- Dê pistas de como superar as dificuldades sem revelar de imediato a solução;
- Evite avaliações negativas, comparativas e ameaçadoras da auto-estima dos alunos.
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