PROJETO DIDÁTICO
TRÂNSITO
E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Instituição:
Município: Sidrolândia-MS
Turmas: Pré II Profª Regente: Cláudia de Oliveira Andrade
Direção:
Coordenação
Pedagógica:
Duração do Projeto: Início: Término:
Campos de Experiências: O Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Conteúdos: Sinalização de trânsito, cores, equilíbrio corporal, formas geométricas, coordenação motora fina/grossa, conceito longe/perto, estreito/largo, percepção visual/auditiva.
JUSTIFICATIVA
Este
projeto foi elaborado tendo em vista a preocupação relacionada com a
necessidade da instituição de educação infantil desenvolver atividades de
ensino-aprendizagem que possibilitem os estudantes adquirir o respeito pelas
regras de trânsito percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança
individual e à coletiva.
O trânsito, em condições seguras, é um direito de
todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de
Trânsito (Código de Trânsito Brasileiro – CTB, art. 1º).
O
“Projeto Trânsito e Cidadania na Educação Infantil” busca “contribuir
efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na
conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no
cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao
entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz
necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do
trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a
harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al.,
2008).
Uma das
questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionado ao fato de as
cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas
associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais
lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez
maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades
refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação
pelas vias públicas (Rodrigues, 2007).
Portanto, sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar os estudantes sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
HABILIDADES:
- Criar situações de aprendizagem onde
as crianças possam pensar e agir sobre o assunto;
- Interagir com brinquedos e
instrumentos sonoros relacionados ao trânsito;
- Estimular as percepções visual/ tátil
e auditiva (sons do corpo, objetos diversos) através de brinquedos e atividades
relacionadas ao tema;
- Conhecer sinais e regras de trânsito;
- Reconhecer profissionais que
trabalham no trânsito;
- Elencar atitudes de segurança no
trânsito;
- Valorizar e respeitar a linguagem do
trânsito como meio de preservação da vida;
- Ampliar o equilíbrio corporal;
-Ampliar o conhecimento das cores;
PROBLEMATIZAÇÃO
Posso andar no trânsito sem observá-lo
e sem prestar atenção?
Posso desrespeitar as regras e sinalização de trânsito?
PROCEDIMENTOS/
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de
forma individual e coletiva com a interação professor e estudantes.
Algumas atividades serão realizadas em
sala de atividades e outras extra- sala.
Relatos de trajetos feitos pelas
crianças
Contação de Histórias (Fom,Fom/
As caixas que andam/ Era uma vez uma bicicleta
Músicas
Maquetes
Conscientização sobre o estacionamento
de carros em frente ao CMEI ( pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
Confecção de carrinhos de papelão
Elaboração de um circuito no pátio
Confecção de placas, cartazes
Montagem de painéis
Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sons produzidos no trânsito)
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Levar jornais com notícias sobre o
trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem
evitados
Questionar se a turma conhece regras de
trânsito e quais são elas.
Levar a criança a pensar o trânsito, se colocando no lugar
de pedestre, não apenas de motorista ou usuário de carro;
Fazer o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos
viajam no banco de trás), depois analisar com questionamentos que levem os
pequenos a compreensão do número, quantidades.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Sucatas ( papelão, caixas etc), giz de cera, lápis de cor, fita adesiva, cola quente, DVD, aparelho de televisão, máquina fotográfica, aparelho de som, CDs, EVA, papel manilha etc.
CULMINÂCIA
Será feita uma simulação do trânsito no saguão da instituição com os educandos, conscientizando-os da importância de respeitarmos as regras de trânsito para preservamos a nossa vida e dos demais cidadãos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos estudantes tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas na realização deste projeto.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Rodrigues, J.N. 2007. Placar da Vida:
uma análise do Programa ¨Paz no Trânsito” no Distrito Federal. (Dissertação de
Mestrado em Sociologia). Brasília. Universidade de Brasília. 116p. Disponível
em: http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=32144564
Sugestão de vídeo educativo com o tema Trânsito para as turmas de Educação Infantil. Para ter acesso clique no link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!