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Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, Brazil
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS (02 períodos). Exerce a função de Docente na Educação Infantil. Pós Graduada-Especialista em Educação Infantil pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Contato: E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com site; http://canalpedagogico.blogspot.com MSN: claus.id@hotmail.com

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segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Projeto Didático "Trânsito e Cidadania na Educação Infantil

 

PROJETO DIDÁTICO

TRÂNSITO E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Instituição: Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança

Município: Sidrolândia. MS

Turmas: Maternal II A/D

Profª: Claudia de Oliveira Andrade

Direção:

Coordenação Pedagógica:

Duração do Projeto:  Início:   Término:  

Eixos de Conhecimento:   Identidade/Autonomia, Movimento, Natureza/Sociedade, Matemática e  Linguagem Oral/  Escrita

Conteúdos: Sinalização de trânsito, cores, equilíbrio corporal, formas geométricas, coordenação motora fina/grossa, conceito longe/perto, estreito/largo, percepção visual/auditiva.

JUSTIFICATIVA

Este projeto foi elaborado tendo em vista a preocupação relacionada com a necessidade da instituição de educação infantil desenvolver atividades de ensino-aprendizagem que possibilitem os estudantes adquirir o respeito pelas regras de trânsito percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e à coletiva.  

O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (Código de Trânsito Brasileiro – CTB, art. 1º).

O “Projeto Trânsito e Cidadania na Educação Infantil” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).

Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionado ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas (Rodrigues, 2007).

Portanto, sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.

OBJETIVO GERAL

Conscientizar os estudantes sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Criar situações de aprendizagem onde as crianças possam pensar e agir sobre o assunto;

- Interagir com brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito;

- Estimular as percepções visual/ tátil e auditiva (sons do corpo, objetos diversos) através de brinquedos e atividades relacionadas ao tema;

- Conhecer sinais e regras de trânsito;

- Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito;

- Elencar atitudes de segurança no trânsito;

- Valorizar e respeitar a linguagem do trânsito como meio de preservação da vida;

- Ampliar o equilíbrio corporal;

-Ampliar o conhecimento das cores;

 PROBLEMATIZAÇÃO 

Posso andar no trânsito sem observá-lo e sem prestar atenção?

Posso desrespeitar as regras e sinalização de trânsito?

PROCEDIMENTOS/ METODOLOGIA

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e estudantes.

Algumas atividades serão realizadas em sala de atividades e outras extra- sala.

Relatos de trajetos feitos pelas crianças

Contação de Histórias  (Fom,Fom/ As caixas que andam/ Era uma vez uma bicicleta

Músicas

Maquetes

Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente ao CMEI ( pais, crianças, os cuidados que precisam ter)

Confecção de carrinhos de papelão

Elaboração de um circuito no pátio

Confecção de placas, cartazes

Montagem de painéis

Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito

Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sons  produzidos no trânsito)

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

Levar jornais com notícias sobre o trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados

Questionar se a turma conhece regras de trânsito e quais são elas.

Levar a criança a pensar o trânsito, se colocando no lugar de pedestre, não apenas de motorista ou usuário de carro;

Fazer o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamentos que levem os pequenos a compreensão do número, quantidades.

 

RECURSOS DIDÁTICOS

Sucatas ( papelão, caixas etc), giz de cera, lápis de cor, fita adesiva, cola quente, DVD, aparelho de televisão, máquina fotográfica, aparelho de som, CDs, EVA, papel manilha etc.

CULMINÂCIA

Será feita uma simulação do trânsito no saguão da instituição com os educandos, conscientizando-os da importância de respeitarmos as regras de trânsito para preservamos a nossa vida e dos demais cidadãos.

AVALIAÇÃO

A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos estudantes tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas na realização deste projeto.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Rodrigues, J.N. 2007. Placar da Vida: uma análise do Programa ¨Paz no Trânsito” no Distrito Federal. (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Brasília. Universidade de Brasília. 116p. Disponível em: http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=32144564

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