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sábado, 30 de março de 2013

Resumo: "Psicogênese da Língua Escrita"




FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

A partir dos anos 70, a psicolingüística Emilia Ferreiro, revolucionou a alfabetização com o processo de alfabetização através de uma investigação hipotética nos diferentes campos da aquisição da leitura e da escrita.
FERREIRO, procurou estudar o próprio sujeito: o sujeito cognoscente. Ela procurou ativamente compreender o mundo que o rodeia de resolver as interrogações que este mundo provoca. Não é um sujeito o qual espera que alguém que possui um conhecimento o transmita ele por um ato de benevolência. É um sujeito que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo e que constrói suas próprias categorias de pensamentos ao mesmo tempo em que organiza seu mundo. A psicolingüística argentina Emília Ferreiro, doutorou-se pela Universidade de Genebra e foi orientada por Jean Piaget e teve como colaboradora Ana Teberosky.
Psicóloga e pesquisadora do Instituto Municipal de Barcelona, desde 1974 dedicou-se à aplicação da teoria psicogenética diretamente na sala de aula, enfocando o impacto da colaboração de ambientes bilíngües (catalão e espanhol) sobre a alfabetização de crianças. Inovou ao utilizar a teoria do mestre para investigar um campo que não tinha sido objeto de estudo piagetiano. Piaget pesquisou mais profundamente o conhecimento de fonte interna, a que denominou lógico-matemático, e que se refere ao estabelecimento de relações entre os objetos, fatos e fenômenos ultrapassam, portanto, os limites do conhecimento físico observável e das ações, exigindo maior desenvolvimento das estruturas mentais.
Emilia Ferreiro partiu do interesse em descobrir qual era o processo de construção da escrita, ao planejar situações experimentais. Procurou-se que a criança colocasse em evidência a escrita, tal como ela vê a leitura tal como ela entende e os problemas tal como ela os propõe para si.
O resultado da investigação de Emilia Ferreiro proporcionou dois indícios: por um lado, que o processo de aprendizagem da criança pode ir por vias insuspeitadas para o docente, e por outro, que criança de classe baixa não começa do “zero” na primeira série. De acordo com a teoria de Emilia Ferreiro o conhecimento se constrói a partir do sujeito cognoscente e do objeto a conhecer, no qual o objeto serve de ocasião para que o conhecimento se desenvolva. Não se trata simplesmente empregar a “prova piagetiana” para estabelecer novas correlações, mas sim, de utilizar os esquemas assimiladores que a teoria nos permite construir para descobrir novas observáveis. A partir daqui construiu-se uma teoria psicogenética da aquisição da língua escrita.
Em 1979, Emilia Ferreiro juntamente com Ana Teberosky escreveu o livro intitulado “Psicogênese da Língua Escrita”.
Sua obra foi um marco na área, destacando que as crianças não chegam à escola sem saber nada sobre a língua.
De acordo com a teoria construtivista, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada.
A psicolingüística nos permite introduzir a escrita enquanto o objeto de conhecimento, e o sujeito da aprendizagem, enquanto o sujeito cognoscente.
A concepção da aprendizagem inerente à psicologia genética supõe necessariamente que existam processos de aprendizagem, do sujeito que não depende dos métodos. A obtenção de conhecimento é um resultado da própria atividade do sujeito
De acordo com a concepção construtivista, a compreensão de um objeto de conhecimento aparece estreitamente ligada à possibilidade de o sujeito reconstruir este objeto por ter compreendido quais são suas leis de composição.
Estudando esse processo evolutivo definiu os estágios de sua evolução que tem sido comprovado por diversos pesquisadores.
De acordo com a teoria construtivista, toda criança passa por quatro fases até que seja alfabetizada: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Portanto, a educadora Emilia Ferreiro, demonstrou que a criança, desde cedo, tem hipótese sobre a leitura e a escrita, que necessitam ser conhecidas pelo professor e exploradas em seus vários níveis, para uma maior eficiência no processo ensino-aprendizagem. A passagem de um nível a outro, no processo de alfabetização, origina-se da tomada de consciência pelo aluno da insuficiência das hipóteses até então por ele formuladas para explicar a leitura e a escrita.

14 comentários:

  1. aAs informações,foram muito importantes pois estou estudando para concursos,obrigado pela oportunidade em avançar nesta temática!

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  2. Estou estudando para concurso e a sua explicação me auxiliou bastante.Obrigada por nos ajudar.Sucesso!!!!!

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  3. Estou me preparando para concursos, o seu blog e os conteídos aqui encontados são de grande valia.Muito obrigada pela contribuição...um grandr abraço.

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  4. Sou pedagoga moro emTeresina,gostei muito do conteúdo de grande relevância para mim.

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  5. Obrigada pelas informações pois,estou estudando para concursos no qual esse conteudo e de grande importancia.

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  6. sou pedagoga e apaixonada pelo que faço, principalmente pela alfabetização de crianças. Elas chegam para mim como um diamante bruto e pronto para ser lapidado, aguço o prazer de ler e escrever bons livros e produzir textos e se tornam os diamantes mais belos que se possam imaginar! "meus pequenos brilhantes"no 2ºsemestre do ano de 2011 lemos o livro do pequeno principe, todos da sala do 1º ano e 2º ano que leciono compraram o livro e foi um grande debate pela escola toda e em casa, pois alunos enterrogavam os pais sobre passagens do livro, isso fez com que os pais tabém começasse a ler para ter com que se debater com os filhos. que bom seria se todos os professores trabalhassem com livros, com nossos pequenos. beijos professora Elizete são paulo. escola particular.

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  7. Muito bom,parabéns tirei as dúvidas.
    Obrigada.

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  8. Gostei muito!Ajudou-me nos meus estudos!
    Obrigada.

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  9. Gostei muito!Auxiliou-me em emeus estudos.
    Obrigada.

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  10. Olá, gostaria de saber se alguém tem o livro "A psicogenese da lingua escrita"em PDF ou qualquer outro formato digitalizado. Tenho o livro já, mas queria também uma versão digital pra poder colocar no tablet. Por favor, se alguém souber, me avise! Obrigada!

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  11. Alguém tem a psicogenese da lingua escrita no formato digital? Poderia me passar o link? Obrigada!

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  12. Grata por elucidar algumas duvidas, quantos aos métodos e processos neste processo de aquisição da leitura e escrita, parabéns pelo trabalho, foi esclarecedor !!!

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  13. Muito bom estava procurando resumo.do livro.

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  14. Gostei muito estou cursando o quinto semestre do curso de pedagogia. Ajudou bastante nos conhecimentos.

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