1° TRIMESTRE DE 2009.
1.IDENTIFICAÇÃO:
SÉRIE: 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TOTAL DE ALUNOS:
DOCENTE:
2.TEMA:
A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR
3.SUBTEMAS:
Família
Escola
Criança
4.JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
5. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
7.DESENVOLVIMENTO:
Conversação;
Filmes;
Cantigas de roda
Histórias;
Músicas;
Contos;
Passeio na casa dos alunos;
Promover jogos;
Piquenique;
Conversação sobre a família;
Origem do nome;
Álbum do nome;
Pesquisa da família montando a árvore geanológica;
Trazer fotografias da família;
Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante do dia;
Corpo humano;
Cuidado com as coisas alheias.
7.1- Metodologia:
Adaptar filmes sobre a família;
Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
7.2- CONTEÚDOS:
Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas
História e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
Ciências; higiene e corpo humano;
Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.
8.ATIVIDADES:
Releitura de filme sobre a família;
Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.
9.AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
10. CRONOGRAMA:
Será desenvolvidos nos meses, de março, abril e maio.
adorei o seu projeto serviu de grande ajuda para mim.
ResponderExcluirParabéns, seu projeto ficou bem completo pude ter várias ideias com ele.
ResponderExcluir