PROJETO
DIDÁTICO
TEMA:
A Importância da Literatura Infantil na Formação do Leitor
INSTITUIÇÃO:
TURMA: 4º Ano
TURNO:
EXECUÇÃO
DO PROJETO:
Início: Término:
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita
PROFª:
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO:
INTRODUÇÃO
“O conto de fadas é a
cartilha onde a criança aprende a ler sua mente na linguagem das imagens, a
única linguagem que permite a compreensão antes de conseguirmos a maturidade
intelectual (Bettelheim).
Partindo da afirmação do autor vemos o
quanto a literatura infantil exerce papel fundamental no processo de formação
da criança.
A literatura infantil
está presente em nossa infância, passada de geração para geração e, é uma herança
cultural, que não se perde no tempo, sempre encantando seus leitores, pois não
perdem sua atualidade porque tratam da essência humana. São narrativas que
giram em torno de questões fundamentais que habitam dentro de cada um de nós.
Tudo isso apresentado por meio de uma linguagem simbólica.
É por meio da
literatura infantil que a criança fará o elo entre o real e a fantasia,
aprendendo a se conhecer, ampliando, transformando e enriquecendo suas
experiências de vida, sua percepção do ser humano, do mundo, e do outro e de si
mesmo.
No entanto, quantas
crianças chegam a vida adulta, lamentando que nunca seus pais os seus
professores leram para eles esses contos encantadores, carregados de
significados e perdem uma etapa de magia em suas vidas.
JUSTIFICATIVA
Observando as
dificuldades de produção de texto no ensino fundamental que os alunos em que
lhes é solicitada essa modalidade na escola e pela necessidade de formar
leitores com bom desempenho em leitura e interpretação ajudando os pais a um
melhor desempenho no ranking mundial.
Este projeto tem por
finalidade proporcionar à criança a interação com os contos de fadas, fazendo a
interação com os contos de fadas, fazendo uso da imaginação, conseguindo assim
suprir suas deficiências no futuro.
O referido tema será
trabalhado na disciplina de Mediação Curricular, promovendo uma aprendizagem
significativa ao educando.
CONTEÚDOS:
Leitura,
escrita e interpretação de textos.
ÁREA DE CONHECIMENTO:
Língua Portuguesa
PÚBLICO
ALVO:
Alunos do 4º Ano do
Ensino Fundamental da Escola Municipal......, Município de ......... Mato Grosso do Sul, com idade entre 9 e 14 anos, pertencendo a
famílias de classe social baixa e média.
OBJETIVO
GERAL
O objetivo geral desse
projeto,é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de
escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo
o mediador entre o aluno e o livro.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Desenvolver o gosto pela leitura de histórias infantis,poesias, lendas e fábulas;
- Utilizar as leituras através da imaginação para elaboração e produção de textos;
- Formar novos leitores e produtores textuais;
- Ler poema com entonação e ênfase nas rimas;
- Recontar um conto lido.
METODOLOGIA
Coletar
os conhecimentos prévios e levantar as hipóteses dos alunos em relação aos
principais personagens dos textos literários trabalhados em sala.
Realizar
atividades em grupos e individuais por meios de diversos textos literários
infantis.
Leitura compartilhada com os alunos de obras
referentes aos projetos em execução; Solicitar que as crianças dêem um novo
final ou início à história lida;
Conhecer vida e obra do autor;
Fazer ilustração dos poemas trabalhados em sala;
Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
Fazer declamação de poesias;
Os alunos entrevistarão os avós, vizinhos e outras
pessoas com a finalidade de colher causos para narrarem em sala de aula para os
demais colegas.
As
atividades serão desenvolvidas de formas coletivas e individuais com a
interação professor e aluno.
RECURSOS DIDÁTICOS
Sulfite,
lápis de cor, DVD “Peter Pan e os Meninos Perdidos”, livros de literatura infantil do acervo da
biblioteca escolar, TV, aparelho de DVD, máquina fotográfica, papel manilha,
cola, tesoura, Xerox etc.
CULMINÂNCIA
Será realizada uma leitura do texto literário
infantil “Macaco Simão” Posteriormente, será feita uma dramatização deste texto
com os alunos em sala de aula.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita por meio de registros do desenvolvimento da
aprendizagem e a participação dos alunos
de forma individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do
projeto. Será observado também, a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso
crítico dos alunos durante os diversos tipos de leituras feitas em sala aula durante a execução deste projeto.
REFERÊNCIA
BILBIOGRÁFICA:
BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos Contos de Fadas. 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1980.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!