Seguidores

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

22 de Abril de 1500 Descobrimento do Brasil

 
Já em 1498, por ocasião de sua terceira viagem às Américas, Colombo avistou regiões da América do Sul, mas continuou a acreditar que se tratava das Índias Ocidentais. Nos anos seguintes, outros navegantes espanhóis, provavelmente, estiveram em terras do Brasil e chegaram  mesmo a atingir a foz do Amazonas a que deram o nome de Mar Dulce (Mar Doce).
Entretanto, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, essas terras pertenciam a Potugal que, oficialmente, tomaria posse delas com a viagem de descobertas empreendida sob o comando de Pedro Álvares Cabral.
A 9 de março de 1500, a armada de Cabral deixava Lisboa, com 13 navios de diversas tonelagens, 1200 homens e assessorada por hábeis pilotos com grande experiência de navegação. Já a 14 de março, pela manhã, avistaram as Ilhas Canárias e, depois, Cabo Verde. Daí seguiu a frota para alto-mar, rumo sudeste, atravessando a linha do Equador e o Atlântico.
No dia 21 de abril de 1500, surgem os primeiros sinais de terra próxima: vegetação marinha de região costeira, aves, etc. Na tarde de 22 de abril, quarta-feira, avistou-se um grande monte arredondado que foi denominado Monte Pascoal. Julgou Cabral que se tratasse de uma ilha e deu-lhe o nome de Ilha de Vera Cruz.
A 23 de abril, aproximou-se a esquadra do continente e foi feito o primeiro contato com os indígenas. A seguir, foi para o norte, cerca de 10 léguas, aportando na baía que foi denominada Porto Seguro.
A 26 de abril, domingo de Pascoela, foi rezada uma missa no Ilhéu da Coroa Vermelha, por Frei Henrique de Coimbra. Mas só dia 27, após ter sido mandada a notícia da descoberta ao rei Dom Manoel I, tomou-se posse da terra, fincando-se as armas e as divisas reais.
Foi rezada uma missa em terra firma, nas proximidades da Foz do Mutari, a 1º de maio. No dia seguinte, a frota de Cabral seguiu para as Índias, deixando na nova terra alguns dos degredados que vinham na esquadra para que colhessem informações e aprendessem a língua dos nativos.

Referência: Atualidades Pedagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!


Campos de Experiência-BNCC Educação Infantil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *