TEMA: NATAL
INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMAS: Maternal II e Pré-Escolar I/II
TURMAS: Maternal II e Pré-Escolar I/II
TURNO: matutino e vespertino
PROFª: Cláudia
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO:
EXECUÇÃO: Início: ......./......../.......... Término: ......../......../..........
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
PROFª: Cláudia
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO:
EXECUÇÃO: Início: ......./......../.......... Término: ......../......../..........
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade desenvolver o espírito de natal nos estudantes mantendo as chamas da alegria, da esperança e da confraternização.
O Natal tem origem em uma crença, e as formas de celebrá-lo estão relacionadas às diferentes religiões.
Nesse projeto procura-se resgatar um pouco dos saberes e abordar sobre o tema Natal de forma criativa e dinâmica, buscando sempre compartilhar experiências. Portanto, nessa visão é possível trabalhar o Natal sem apalogias ou desrespeito a qualquer religião, em especial com as crianças pequenas, que se apegam e se interessam pelos objetos (símbolos) do Natal pelo concreto e não pelos conceitos ou por significados impostos. O professor deve levar em consideração a o respeito à diversidade, além do detalhamento de como o tema será trabalhado.
TEMAS:
Maternal II
Músicas; Poesias, Contos infantis; Atividades de Raciocínio lógico, Desenhos; Pintura, Colagem, Brincadeiras; Vídeos,
Pré-Escolar I e II
Cantigas natalinas, poesias, contos infantis natalinos, raciocínio lógico, coordenação motora fina e grossa, percepção visual e auditiva.
Cantigas natalinas, poesias, contos infantis natalinos, raciocínio lógico, coordenação motora fina e grossa, percepção visual e auditiva.
OBJETIVO GERAL:
Este projeto tem por objetivo geral trabalhar o tema “Natal” e os seus símbolos, despertando nas crianças o respeito as diversas religiões por meio da afetividade e sociabilização utilizando recursos criativos e dinâmicos.
HABILIDADES:
MATERNAL II
Criar estratégias de ensino que levem os alunos a:
- compreender o significado do Natal;
- conhecer os símbolos natalinos;
- refletir e valorizar os diversos tipos de religião;
- desenvolver o raciocínio lógico;
- desenvolver a expressão corporal;
- desenvolver a sociabilização;
- ampliar a linguagem oral;
- desenvolver a percepção sonora e auditiva.
- revisar as cores;
- revisar as figuras geométricas;
- compreender o conceito de longe/perto;
- adquirir o conceito em cima/embaixo
Criar estratégias de ensino que levem os alunos a:
- compreender o significado do Natal;
- conhecer os símbolos natalinos;
- refletir e valorizar os diversos tipos de religião;
- desenvolver o raciocínio lógico;
- desenvolver a expressão corporal;
- desenvolver a sociabilização;
- ampliar a linguagem oral;
- desenvolver a percepção sonora e auditiva.
- revisar as cores;
- revisar as figuras geométricas;
- compreender o conceito de longe/perto;
- adquirir o conceito em cima/embaixo
- desenvolver a coordenação motora fina/grossa
PRÉ-ESCOLAR I E II
- incentivar o gosto pela leitura por meio de contos infantis;
- compreender o significado do Natal;
- conhecer os símbolos natalinos;
- refletir e valorizar os diversos tipos de religião;
- desenvolver o raciocínio lógico;
- desenvolver a expressão corporal;
- desenvolver a sociabilização;
- ampliar a linguagem oral;
- desenvolver a percepção sonora e auditiva.
- revisar as cores;
- revisar as figuras geométricas;
- adquirir o conceito de longe/perto;
- compreender o conceito em cima/embaixo
- conhecer os símbolos natalinos;
- refletir e valorizar os diversos tipos de religião;
- desenvolver o raciocínio lógico;
- desenvolver a expressão corporal;
- desenvolver a sociabilização;
- ampliar a linguagem oral;
- desenvolver a percepção sonora e auditiva.
- revisar as cores;
- revisar as figuras geométricas;
- adquirir o conceito de longe/perto;
- compreender o conceito em cima/embaixo
- estimular o desenvolvimento da coordenação motora fina/grossa
- conhecer e revisar a letra inicial do nome;
- conhecer e revisar o número que corresponde a sua idade.
METODOLOGIA ( estratégias de ensino)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os alunos, de acordo com o planejamento de ensino. Serão formadas rodas de conversas informais com as crianças para abordar por meio de contos infantis e cantigas o tema “Natal”. Ainda serão confeccionados símbolos de Natal tais como: sinos, anjos, árvores de natal, presépios, cartões de Natal, com materiais recicláveis, atividades com poesias, músicas, hinos natalinos, textos informativos, murais “Natal”, etc. Algumas atividades serão desenvolvidas extra classe. As atividades serão desenvolvidas por meio de Planejamento de Ensino e com o acompanhamento da Coordenação Pedagógica.
ATIVIDADES ( Maternal II e Pré-Escolar I e II)
- confecção de painel Natal;
- desenhos com o tema no sulfite;
- colagem;
- fantasias;
- recorte;
- montagem de histórias;
- cartões;
- brincadeiras dirigidas;
- música;
- teatro com fantoche;
- poesia;
- Álbum educativo "Natal".
- confecção de painel Natal;
- desenhos com o tema no sulfite;
- colagem;
- fantasias;
- recorte;
- montagem de histórias;
- cartões;
- brincadeiras dirigidas;
- música;
- teatro com fantoche;
- poesia;
- Álbum educativo "Natal".
RECURSOS DIDÁTICOS:
sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina, EVA, CDs, aparelho de som, aparelho de DVD, aparelho de televisão, máquina digital, massinha de modelar, papel manilha, TNT, cola quente, crepom, tesoura, revistas, livros de contos, janelinha de fantoche etc.
CULMINÂNCIA:
CULMINÂNCIA:
Será realizada uma apresentação musical com as crianças para as demais turmas do Centro Infantil.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registro pelo professor através da observação da participação e do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos frente às atividades propostas durante a realização deste projeto. No final será feito um relatório descritivo e com imagens ( fotografias) dos pontos significativos deste projeto para ser entregue a Coordenação Pedagógica.
Interessante, muito legal!
ResponderExcluirJá está de férias, professora?
Com antecedência, estou passando para desejar-lhe um ótimo fim de ano!
Sempre acompanho seu blog, parabéns pelo seu excelente trabalho.
ResponderExcluirDESENHOS PARA COLORIR DE NATAL
Sinos, velas e enfeites de natal para colorir
100 desenhos de Papai Noel para colorir
ALFABETO, ATIVIDADES E ENFEITES
Alfabeto natalino preto e branco
Alfabeto Natalino colorido e numeral
Atividades de Natal - Textos para interpretação
Aprenda a fazer flocos de neve para enfeite
Árvores de Natal feitas com cd e dvd usados
CAPAS E CALENDÁRIOS
Capas para provas de Natal (avaliações)
Calendários coloridos 2014 com vários temas
Calendário para 2014 de bloco com moldura
MOLDES, ORIGAMI E MASCARAS
Molde de trenó para painel
Molde do Papai noel para painel
Moldes em Eva natalinos
Máscara de Papai Noel e Mamãe Noel
Moldes para enfeitar a árvore de Natal
Origami de Papai Noel em formato de estrela
PROJETOS, PROPOSTAS E MOLDE
Projeto Feliz Natal - 25 de dezembro
Proposta de redação (Carta para o papai noel)
Personagens de presépio para recortar e montar
Encontrei nesse blog muito conteúdo que pode ajudar nosso colégio zona norte SP, parabéns pelo blog de qualidade, adoreeeei a ideia!
ResponderExcluirGratidão!!!!!!
Excluir