PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.


Projeto Didático
 Corpo e Movimento: trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.



Instituição:
Tema: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Professor(a): 
Turmas envolvidas: Educação Infantil (Pré I e Pré II)
Turno: Vespertino
Eixos do Conhecimento: Linguagem Oral/Escrita e Movimento
Conteúdos: esquema corporal, percepção auditiva/visual, sociabilização, equilíbrio corporal, espaço/tempo/movimento.
Inicio do projeto: ..../...../.......     Término do Projeto:...../...../.....
Coordenação Pedagógica:
Direção:

Justificativa:
Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais, temporais e da afetividade. O conhecimento adequado do corpo engloba o Esquema Corporal: imagem esquemática do próprio corpo, que só se constrói a partir da experiência do espaço, do tempo e do movimento, Consciência Corporal: reconhecimento, identificação e diferenciação da localização do movimento e dos inter-relacionamentos das partes corporais e do todo o corpo.
Através do corpo a criança poderá fazer manifestação de movimentos corporal das quais ela pode formar uma representação psíquica, através de qualquer sistema de signos e podem ser submetidas ao seu controle e voluntario. Ainda, vale ressaltar que segundo Shina (1991) apud Lopes (2009):
a psicomotrocidade e a expressão corporal baseiam-se nesses princípios, não são matérias para o treinamento físico, nem para criar uma competitividade entre os que a praticam. Muito pelo contrario, a partir da vivência do corpo no espaço e no tempo, desenvolve-se a consciência de si mesmo como ser integro: sensível, material e espiritual, capaz de sentir, expressar e, o mais importante, capaz de compartilhar e comunicar-se com os demais. (SHINA, 1991, P.13). 

E, é nesse contexto que Shina (1991), que se entende a possibilidade de uma inclusão social das crianças desenvolvendo nelas a consciência de si mesmo ser integro, isso se houver uma boa exploração dos professores em relação à psicomotricidade e a expressão corporal. Assim para Lopes a psicomotricidade trata-se de: “capacidade de movimentar-se com intencionalidade, de tal forma que o movimento pressupõe o exercício de múltiplas funções psicológicas – memória, atenção, raciocínio, discriminação, etc.”.
O projeto se propõe trabalhar o corpo seus movimentos e suas diferentes formações estruturais, assim permitindo o trabalho com respeito as etnias e as estruturas física com suas necessidades.

Objetivo Geral:
·        Proporcionar o conhecimento das partes do corpo, nomeando-as e reconhecendo sua importância;
·        Fazer com que a criança identifique as partes que compõe o corpo, tome consciência de si mesma de suas semelhanças, diferenças físicas e étnicas do meio em que vive.
·         Propiciar respeito às diferentes estruturas corporais, étnicas e físicas.

Objetivos Específicos:
·         Desenvolver na criança o processo de inclusão social.
·         Estimular a movimento corporal.
·         Melhorar as suas relações afetivas e pedagógicas.
·         Expressar ações corporais (imitação).

Recursos didáticos:
·         Sulfite
·         Papel Manilha
·         Jogo da memória e quebra-cabeça feitos de papel cartão
·         Lápis cor
·         Cola
·         Tesoura
·         Caixa surpresa
·         Giz de cera
·         Espelho
Em aberto para novas ideias a partir com o contato com a turma.

Avaliação:
A avaliação se dará através da observação contínua das atividades vivenciadas pelas crianças, permitindo também que avaliemos nossa pratica. E após as observações será efetuado registro sobre o desempenho, conquistas, dificuldade, enfim, de todas as ações envolvidas.
Com relação á educação infantil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação aponta para uma avaliação formativa: “... a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”. (LDB, Seção II, art. 31.).
No RCNEI, a avaliação é entendida:
... prioritariamente, como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagens e ajustar sua pratica ás necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar atividades e criar situações que querem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. (RCNEI, 1998, p. 59.).

No RCNEI como citado acima a avaliação tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo, não apenas para “medir” a inteligência dos alunos.

Desenvolvimento
1° momento: Conversarei com os alunos sobre as partes que compõe a estrutura do seu rosto tais como olho, nariz, boca, orelha entre outros e também deixá-los perceber as diferenças de cada um e para que servem, fazendo as seguintes perguntas, a boca do coleginha e igual a sua? e o nariz, e os olhos, e assim irão surgindo outras perguntas. Distribuir uma atividade que se chama “Eu sou assim” para as crianças desenharem como eles são, parecido com um porta retrato.
2° momento: distribuirei vários quebra cabeça com imagens de rosto de varias crianças diferentes para eles perceberem as diferenças de cada um, e focar que apesar das diferenças todos devemos ser tratados com respeito e temos os mesmo direitos. Deixar que eles tentem montar sozinho e descobrindo as diferenças, eu irei a orientando e ajudando.
3°momento: ora de falar das outras partes do corpo alem do rosto que e composto por olhos, boca, nariz e orelha, temos também pernas, braços, mão, pé, cabeça. Cantar com eles a música cabeça, ombro joelho e pé, em seguida mostra um painel no qual vão estar imagem de uma boca, mão, pé e perguntar aos alunos que sons essa partes do corpo fazem, assim propor uma brincadeira que eles imitem os sons que são produzidos pela boca, pé e mãos.
4° momento: distribuir vários jogos da memória das partes do corpo e quebra cabeça do corpo para ver se os alunos aprenderam a estrutura correta do nosso esquema corporal. Depois distribuir algumas atividades referente a estrutura corporal.

Referência:

BRASIL, Ministério Ed cul. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. LDB, Seção II, art. 31. 



Um comentário:

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon