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sexta-feira, 3 de junho de 2022
Atividade com a cantiga Peixe Vivo
Atividade desenvolvida com a minha turminha do Pré-Escolar II A (matutino), relacionada ao Projeto Didático Meio Ambiente. Essa atividade proporcionou às crianças a compreenderem sobre a importância da preservação (cuidados) dos rios e nascentes de forma consciente para a sobrevivência de todos os seres vivos.
Labels:
Meio Ambiente
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
quarta-feira, 11 de maio de 2022
Projeto didático: Todos no combate à dengue
PROJETO DIDÁTICO
“EDUCAÇÃO INFANTIL: TODOS NO
COMBATE À DENGUE”
INSTITUIÇÃO:
TURMA: Pré-Escolar (Educação Infantil)
TURNOS:
matutino/vespertino
PROFª:
Claudia de Oliveira Andrade
INÍCIO DO PROJETO: TÉRMINO:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o Outro e o Nós;Corpo, gestos, movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
CONTEÚDOS:
conceito dengue, coordenação motora fina/grossa, prevenção dengue e cores.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade conscientizar
os estudantes sobre os principais meios de combater a dengue, dialogando com os
mesmos sobre o modo que a doença é transmitida, seus principais sintomas e como
combater o mosquito transmissor do vírus causador da referida doença, o “Aedes
aegypti”.
De origem espanhola, a palavra
dengue significa "melindre", "manha", estado em que se
encontra a pessoa contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês de
arthropod-bornvirus, vírus oriundo dos artrópodos), no caso,é encontrado na
fêmea do mosquito Aedes aegypti ou na do Aedes albopictus, esse último
conhecido como "tigre asiático"
Esse vírus está presente no Brasil
desde 1982 na forma benigna, mas a partir de 1990 têm sido registrados alguns
casos de dengue hemorrágica, que pode levar à morte.
No Brasil, o agente transmissor da
dengue é o Aedes aegypti, um mosquito pequeno, delgado e escuro, que possui
hábitos diurnos e vive dentro ou nas proximidades das habitações urbanas. Sua
reprodução ocorre em locais de água parada, como lagos, poças de água e água
contida em garrafas, vasos, pneus velhos jogados em quintais.
Após um período de incubação de
alguns dias, a doença manifesta-se desencadeando uma febre súbita, acompanhada
de fortes dores musculares e nas articulações ósseas - daí o nome popular de
"quebra-ossos". Surgem manchas avermelhadas no corpo, dores de cabeça
e nítida sensação de cansaço, além de fotofobia (aversão à luz), lacrimação,
inflamação na garganta e sangramento na boca e nariz.
Não existe tratamento especial para
a doença, mas é indispensável os seguintes cuidados: manter-se em repouso;
beber muito líquido e, quando indicado por médicos, o uso de medicamentos para
alívio das dores e interrupção do estado febril, porém nunca medicamentos que
contenham ácido acetil salicílico, como a Aspirina e o AAS.
Eliminar os focos de reprodução como
retirar água parada no interior de garrafas, pneus e vasos; tampar
caixas-d'água; usar tela protetora em janelas e portas para impedir o acesso do
mosquito (em residências próximas a lagos, rios e represas); usar inseticida e
desinfetantes domésticos, que embora não eliminam, podem diminuir a presença
dos mosquitos (https://www.algosobre.com.br/biologia/origem-da-dengue.html).
Portanto, trabalhar este tema com os
estudantes a partir da educação infantil é de suma importância para
conscientizá-los desde pequenos sobre os perigos que a dengue traz a saúde do
homem. Dessa forma, a instituição de educação infantil, tem o dever de
contribuir de forma lúdica e
contextualizada um projeto didático voltado para a saúde, priorizando o combate
à dengue, estimulando dessa forma o pensamento crítico/reflexivo dos estudantes
com o tema em destaque.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar os estudantes sobre a
importância de prevenir a dengue combatendo o mosquito transmissor do vírus causador
da doença “Aedes aegypti”, por meio de diversas estratégias de ensino que
favoreçam a aprendizagem dos estudantes em
relação a temática “Dengue”.
HABILIDADES:
-
Mobilizar os alunos no combate à Dengue;
-
Alertar os alunos sobre os principais sintomas da dengue;
-
Conscientizar os alunos sobre a prevenção contra a Dengue;
-
Compreender o processo do ciclo da vida do mosquito;
-
Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação do
mosquito;
-
Identificar os aspectos do mosquito da Dengue;
-
Desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e corporal, a coordenação
motora, a percepção auditiva e visual da criança;
-
Ampliar o conhecimento das cores.
METODOLOGIA
No primeiro momento, será formada a
roda da conversa com os estudantes para abordar sobre o tema “Dengue”. Nesta
roda de conversa serão levantadas as hipóteses dos estudantes em relação ao
tema tais como, - Vocês já ouviram falar na palavra “Dengue” e o que ela
significa? – Vocês já ouviram falar do mosquito Aedes aegypti? –Vocês sabiam
que é este, o mosquito transmissor do vírus causador da doença dengue? Vocês
sabem como é o ciclo evolutivo do mosquito da dengue? – Vocês sabem quais são
os principais sintomas da dengue? – Vocês sabem como podemos evitar a dengue?
Durante o desenvolvimento deste
projeto serão utilizadas diversas fontes de informações educativas (textos
informativos, vídeos educativos, livros didáticos, panfletos etc.) para
trabalhar o referido tema com os estudantes. Também, serão realizadas
atividades de recortes/colagens/pinturas/cartazes/dobraduras/maquete
relacionadas com o tema.
1ª Semana
-
Roda da conversa (diálogo sobre o conceito “Dengue” e mosquito transmissor do
vírus causador da dengue ;
-
Leitura de textos informativos com o tema “Dengue” com os estudantes e
levantamento das hipóteses dos mesmos em relação ao tema em destaque.
-
Cartaz de forma coletiva com o tema “dengue”
-
Recortes/colagem/pintura com o tema dengue.
2ª Semana
-
Roda da conversa (diálogo sobre o mosquito transmissor do vírus causador da
“Dengue” e ambientes propícios e não
propícios para a proliferação do
mosquito da dengue e os cuidados que devemos ter para a prevenção da dengue.
-
Fazer um passeio ao redor da instituição de ensino, com a intenção de analisar
se há objetos com água parada que possam
contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Caso, seja
encontrando tais objetos com água parada , explicar aos estudantes sobre os
principais cuidados que devemos ter para evitar a proliferação do mosquito
Aedes aegypti destacando o ambiente do qual estamos inseridos. Posteriormente,
será dado inicio a confecção de uma maquete de forma coletiva com os
estudantes, retratando o locais
propícios a proliferação do mosquito Aedes aegypti (ambiente não cuidado pelo
homem) e locais não propícios a proliferação
do referido mosquito (local cuidado pelo homem).
3ª semana
-Roda da conversa com os estudantes sobre o tema
“Dengue”, e das atividades a serem trabalhadas durante a semana;
- Vídeo com o tema “Dengue”;
-Exposição da maquete e fixação na parede do pátio
da instituição de algumas atividades realizadas com o tema “Dengue” para as
demais salas visualizarem.
- Entrega de panfletos de prevenção da dengue para
os estudantes.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Cartolinas,
papel pardo, EVA, tinta guache, pincel atômico, giz de cera, sulfite, tesoura,
cola quente, cola branca, lápis de cor, placa de isopor, CDs, aparelho de
televisão, aparelho de DVD, textos informativos, livros etc.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será por meio de registro do desenvolvimento da aprendizagem e da
participação dos estudantes frente às atividades propostas durante a execução
do projeto.
REFERÊNCIAS:
PINTO, Gerusa Rodrigues et al. Dia a Dia do
Professor. Vol. 7, Editora Fapi Ltda.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
Projeto didático "Meio Ambiente"
PROJETO
DIDÁTICO
TEMA: O
Meio Ambiente
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o Outro e o Nós.; Corpo, gestos, movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
DURAÇÃO: Início:......................................Término:..........................
FAIXA-ETÁRIA: Educação Infantil
TURMA: TURNO:
PROFESSOR(A):
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO:
FAIXA-ETÁRIA: Educação Infantil
TURMA: TURNO:
PROFESSOR(A):
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO:
I-JUSTIFICATIVA
Nas últimas décadas presenciou-se a divulgação de
debates nos meios de comunicação, sobre a questão ambiental, o que sem dúvida
tem contribuído para que as populações estejam alertas, mas a simples
divulgação não assegura a aquisição de informações e conceitos referendados
pelas ciências.
É
papel da instituição de ensino educacional provocar nos estudantes revisão dos
conhecimentos conscientizando-os sobre a importância da preservação do meio
ambiente.
Como
conteúdo proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil, a temática ambiental permite apontar para as relações recíprocas entre
sociedade e ambiente, marcadas pelas necessidades humanas, seus conhecimentos e
valores.
O
essencial é desenvolver atividades que colaborem na formação do pensamento
científico. Ou seja, aproveitar as informações que os estudantes já dispõem
para produzir a sistematização e a linguagem apropriada. No processo, é
indispensável manipular hipóteses e explicações para os fenômenos, o que é
sempre mais divertido.
II-OBJETIVO
GERAL:
Criar
estratégias de ensino que favoreçam os estudantes a entender a natureza, a ação
do homem sobre ela e as conseqüências dessa interferência no dia-a-dia,
estimulando a reflexão individual e coletiva dos estudantes sobre problemas
ambientais.
III- HABILIDADES:
-Reconhecer as
características do meio ambiente;
-Observar as relações
entre os Seres Vivos e o Ambiente;
-Identificar alguns
materiais da natureza utilizados pelo homem, bem como dos objetos por ele
produzidos;
-Reconhecer a presença
do ar e da água na natureza e a importância destes elementos;
-Reconhecer a
importância do solo para os seres vivos;
- Identificar as
características habitat, alimentação, corpo) de alguns animais domésticos
e selvagens;
-Conhecer os diversos
tipos de poluição de ar e das águas;
-Coletar dados
referentes ao ambiente em que vivemos;
- Revisar as cores;
- Revisar o conceito de
“sujo e limpo”.
- Desenvolver a
coordenação motora fina;
- Desenvolver a expressão
corporal;
- Desenvolver a
linguagem oral;
- Adquirir o gosto pela
arte;
-Adquirir o gosto pelos
contos infantis
- Participar de
histórias e brincadeiras referentes aos animais.
IV-METODOLOGIA UTILIZADA:
Coletar os conhecimentos prévios dos estudantes
em relação ao tema em destaque e observar o ambiente à sua volta e coletar
materiais através de passeios e de visitas;
Promover discussões em
sala sobre o tema acima.
As atividades
serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os estudantes. Algumas
atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o
desenvolvimento desse projeto os estudantes realizarão diversas atividades
relacionadas com o tema em destaque tais como: recortes, colagem, pintura,
brincadeiras, jogos pedagógicos, pontilhados etc. Ainda será montada uma
maquete com os estudantes com o tema “Meio Ambiente” que ficará exposta no
saguão da instituição para as demais turmas visualizarem.
Na culminância
desse projeto os estudantes juntamente com o professor e auxiliares irão
plantar hortaliças em recipientes em nossa instituição.
V-RECURSOS UTILIZADOS:
Gravuras, CDs, aparelho de som, lápis de cor, fita larga, cola, sulfite, papel manilha, crepom, EVA etc.
VI-DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis):
Leitura:
literatura, textos informativos, letras de músicas, poesias;
Conversar
com os estudantes sobre o tema acima, levantando os conhecimentos prévios de
cada um sobre o assunto em destaque.
Desenvolver novos
valores e novas atitudes em relação ao meio ambiente.
Montar um painel
utilizando-se fotos de livros, revistas sobre o nosso ambiente e a relação do
homem e dos animais com ele.
Destacar o conceito de
preservação ambiental para os alunos e explicar aos mesmos como podemos agir
para sempre preservá-lo.
Destacar através de
fotos de revistas, jornais a degradação ambiental e suas conseqüências para a
sobrevivência dos seres vivos.
Destacar a importância da proteção dos rios e
riachos apara o abrigo de muitos animais e as conseqüências quando o homem
poluem esta vegetação.
Levar os estudantes a dar
um passeio ao redor da escola para observar o meio ambiente, as plantas que
existem alertando-os para as variáveis que influenciam o estado das plantas,
como na chuva de granizo, seca e podas.
Conscientizar os estudantes
sobre o cultivo dos diferentes vegetais no ambiente urbano. Desta forma, os
educandos podem aprender que podemos transformar positivamente o espaço e que a
natureza é nosso bem maior.
Abordar com os estudantes
sobre o conceito os diversos tipos de poluição que existem do ar, do solo, das
águas, sonora, visual, e radioativa.
Trabalhar com os estudantes
a relação entre água doce existente no planeta, a água doce de fácil acesso ( rios,
lagos etc.) e a água boa para consumo.
VII- CULMINÂNCIA
Os alunos juntamente
com a professora plantarão alguns tipos de hortaliças no terraço da
instituição.
VIII- AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros por
parte do professor ( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas
quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.
IX- REFERÊNCIA BIBLIOFRÁFICA:
Guia Prático para Professoras da Educação Infantil,
junho, 2007.
“Vamos cuidar da mãe Natureza
preservando a vida do nosso planeta!”
Labels:
Meio Ambiente,
projetos didáticos
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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sexta-feira, 22 de abril de 2022
Fichas de Acompanhamento do Desenvolvimento da Aprendizagem Escolar por Turmas (Pedagoga Claudia de Oliveira Andrade)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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sábado, 16 de abril de 2022
Tabela para lançamento de Notas
Labels:
Tabela para Notas
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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quinta-feira, 7 de abril de 2022
Projeto didático Páscoa
PROJETO
DIDÁTICO
A
PÁSCOA
31/04/14
a 11/04/14
INSTITUIÇÃO:
TURMA:
TURNOS: Matutino/Vespertino
PROFª: Cláudia
de Oliveira Andrade
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
- Eu, o outro e o nós. ...
- Corpo, gestos e movimentos. ...
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
CONCEITOS: “Páscoa” e seus principais símbolos, coordenação motora
fina/grossa, expressão corporal,
conceito longe/perto, gordo/magro e cores.
JUSTIFICATIVA
A proposta do tema
Páscoa é muito importante para o trabalho na educação infantil (Maternal),
porque envolve o exercício da “solidariedade e partilha, visando vivenciar o real sentido desta data
comemorativa.
Pretende-se neste projeto, focar para
os estudantes o verdadeiro sentido da Páscoa dialogando com os mesmos o que
realmente a Páscoa representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos
aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo o educando á
descoberta das características morais e sociais presentes de forma tão ampla na
trajetória e história de vida de Jesus, porém por muito tempo deixado de lado
e/ou substituídas por noções de capitalismo tradicionalista de consumo
desenfreado.
Portando, este projeto visa
auxiliar o educando em sua formação moral e social que o fará um indivíduo mais
humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor da sociedade.
OBJETIVO
GERAL: Criar estratégias lúdicas de ensino que contribuem
para ampliar os conhecimentos dos estudantes em relação ao tema “Páscoa” e seus
principais símbolos e significados, promovendo o domínio progressivo das
diferentes linguagens que favoreçam a expressão e a comunicação dos
sentimentos, emoções e idéias das crianças.
HABILIDADES:
Conhecer o significado da
Páscoa e seus símbolos;
·
Vivenciar o sentido da Páscoa;
·
Perceber que é muito bom praticar boas ações e que
isso nos faz indivíduos melhores;
·
Ouvir histórias e textos relacionados ao tema;
·
Realizar atividades que proporcionam integração
entre o grupo;
·
Confeccionar lembranças de Páscoa;
·
Memorizar quadrinhas de coro falado e cantado;
·
Cantar músicas referentes ao tema;
·
Confeccionar cartazes;
·
Desenvolver o raciocínio a atenção e a percepção;
·
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·
Desvencilhar o tema Páscoa do sentido comercial;
·
Socializar com o grupo participando ativamente das
propostas de atividades (brincadeiras) em sala e fora dela;
·
Adquirir o hábito de respeito mútuo de forma
contínua e rotineira;
·
Desenvolver a linguagem oral por meio de
cantigas, contos infantis e conversas informais;
·
Desenvolver a percepção visual e
auditiva dos estudantes por meio de músicas e vídeos;
·
Conhecer alguns principais símbolos da Páscoa
e seus significados por meio de painéis, gravuras e vídeos;
·
Adquirir a compreensão de forma lúdica do
significado do conceito magro/gordo e longe/perto;
·
Conhecer as Vogais;
·
Trabalhar imitações, gestos e expressões;
·
Conhecer as cores por meio de pinturas;
·
Desenvolver a coordenação motora
fina/grossa.
METODOLOGIA
( Procedimentos didáticos)
Conversa informal, em rodinhas,
sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa;
por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de
chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
Contar histórias: oralmente, em
cartaz, filme, cd’s, etc.
Atividades artísticas sobre o
tema: colagem, pintura, atividades de escrita: textos, interpretação oral,
ilustração,
Brincadeiras:
coelhinho sai da toca, imitação de animais, etc.
Músicas
infantis: cantar
Algumas
atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala durante a semana.
Será entregue uma lembrancinha
para os estudantes em homenagem ao Dia da Páscoa.
ATIVIDADES
-
cantigas;
- contos
infantis;
- roda da
conversa;
garatujas;
-
pinturas;
- vogais
conceito de Páscoa
- Trabalhar valores: Solidariedade, Respeito, Amor, paz e
partilha;
dança;
- brincadeiras
de equilíbrio corporal (coelhinho sai da toca,
Brincadeira
“Coelhinho sai da toca”:
As crianças formarão
uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra
criança que era o coelho. Uns coelhos ou mais, dependendo do número de
crianças, ficam sem toca. A professora diz: "Coelhinho sai da toca!",
as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava
fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que fica sem toca, tenta entrar
numa próxima vez.
Caça aos Ovos
Escondem-se vários ovinhos de Páscoa confeccionados de materiais
reciclados e pede para os estudantes saírem em busca dos mesmos.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Brinquedos,
bola, lençol, boliche, CDs, aparelho de som, massinha de modelar, sulfite,
tinta guache, papel pardo, etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
contínua por meio de registro através da observação diária da criança no
desempenho da aprendizagem frente às atividades propostas, e se houve
concentração, interação com os materiais didáticos, com os colegas e com a
professora.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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