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segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Vídeos didáticos para trabalhar o tema Estação da Primavera na Educação Infantil


 





domingo, 12 de setembro de 2021

Guia prático de aplicação das competências socioemocionais da BNCC


Introdução

 


No tempo em que vivemos, as pessoas são, cada vez mais, vistas em sua totalidade. Da Educação Básica ao mercado de trabalho, os aspectos psicológicos, sociais e emocionais de cada um vêm sendo considerados parte fundamental da experiência de vida.

Dessa maneira, os processos pedagógicos dos quais os educadores fazem uso na relação ensino-aprendizagem consideram os indivíduos a partir de um conjunto diverso de valores. Por isso, é essencial aplicar as competências socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular tanto nas propostas pedagógicas, como no cotidiano escolar.

Neste texto, você confere o papel da BNCC na Educação Infantil, o que são competências socioemocionais e como trabalhá-las na sua escola. Continue a leitura!

O documento designa os conhecimentos, as habilidades e as competências que se espera que sejam desenvolvidos pelos alunos. Clique no link abaixo para continuar lendo...

 https://www.construirnoticias.com.br/guia-pratico-de-aplicacao-das-competencias-socioemocionais-da-bncc/

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Projeto Trânsito e Cidadania na Educação Infantil


PROJETO DIDÁTICO

 

TRÂNSITO E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 



Instituição:
Município: Sidrolândia. MS
Turmas: 
Profª: Claudia de Oliveira Andrade
Direção:
Coordenação Pedagógica:
Coordenação Pedagógica Geral:
Secretaria Municipal de Educação:
Duração do Projeto: 30 dias
Eixos de Conhecimento: Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade, Língua Oral/  Escrita e Artes Visuais.


JUSTIFICATIVA

Este projeto foi elaborado tendo em vista a preocupação relacionada com a necessidade da instituição de educação infantil desenvolver atividades de ensino-aprendizagem que possibilitem a criança adquirir o respeito pelas regras de trânsito percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e à coletiva.  

O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (Código de Trânsito Brasileiro – CTB, art. 1º).

O “Projeto Trânsito e Cidadania na Educação Infantil” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).
Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionado ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas (Rodrigues, 2007).
Portanto, sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.

OBJETIVO GERAL

Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Criar situações de aprendizagem onde as crianças possam pensar e agir sobre o assunto.
- Interagir com brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito
- Estimular as percepções visual/ tátil e auditiva (sons do corpo, objetos diversos) através de brinquedos e atividades relacionadas ao tema.
- Conhecer sinais e regras de trânsito.
- Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.
- Elencar atitudes de segurança no trânsito.
- Valorizar e respeitar a linguagem do trânsito como meio de preservação da vida.

PROBLEMATIZAÇÃO 
Posso andar no trânsito sem observá-lo e sem prestar atenção?
Posso desrespeitar as regras e sinalização de trânsito?

PROCEDIMENTOS/ METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e crianças.
Algumas atividades serão realizadas em sala de atividades e outras extra- sala.
Relatos de trajetos feitos pelas crianças
Contação de Histórias  (Fom,Fom/ As caixas que andam/ Era uma vez uma bicicleta
Músicas
Produções Textuais
Maquetes
Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente ao CMEI ( pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
Palestra
Confecção de carrinhos de papelão
Elaboração de um circuito no pátio
Confecção de placas, cartazes
Montagem de painéis
Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sonsa produzidos
O tema trânsito será trabalhado sempre na terça-feira de cada semana.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Levar jornais e notícias sobre o trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados
Questionar se a turma conhece regras de trânsito e quais são elas.
Levar a criança a pensar o trânsito, se colocando no lugar de pedestre, não apenas de motorista ou usuário de carro;
Fazer o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamentos que levem os pequenos a compreensão do número, quantidades.
Se houver a possibilidade, levar um guarde de trânsito até a escola, para que converse e oriente os pequenos.

 RECURSOS DIDÁTICOS

Sucatas ( papelão, caixas etc), giz de cera, lápis de cor, fita adesiva, cola quente, DVD, aparelho de televisão, máquina fotográfica, aparelho de som, CDs, EVA, papel manilha etc.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação da professora.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Rodrigues, J.N. 2007. Placar da Vida: uma análise do Programa ¨Paz no Trânsito” no Distrito Federal. (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Brasília. Universidade de Brasília. 116p. Disponível em: http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=32144564

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Letra do Hino da Independência do Brasil.

 

Estamos na Semana da Pátria, data em que se comemora oficialmente a Independência do Brasil ocorrida em 7 de setembro de 1822.


Letra do Hino da Independência do Brasil⭐🇧🇷
Já podeis, da Pátria filhos
Ver contente a mãe gentil
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Brava gente brasileira!
Longe vá, temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil
Houve mão mais poderosa
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil
Brava gente brasileira!
Longe vá, temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Não temais ímpias falanges
Que apresentam face hostil
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil
Vossos peitos, vossos braços
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil
Brava gente brasileira!
Longe vá, temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Parabéns
, ó brasileiro
Já, com garbo varonil
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil
Do universo entre as nações
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil
Brava gente brasileira
Longe vá, temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
(Composição: Dom Pedro I / Evaristo Da Veiga)
Saiba mais sobre a história e o significado do Hino da Independência do Brasil clicando no link abaixo. https://canalpedagogico.blogspot.com/.../a-historia-e-o...

7 de setembro- Independência do Brasil

 


BRASIL, país verde e gigante pela própria natureza. Amarelo por suas riquezas. Azul por seus rios e seu céu. Branco por causa de seu desejo de paz. Que não nos falte ORDEM e nem PROGRESSO! Viva 7 de setembro! Viva a Independência do Brasil! ⭐🇧🇷👏👏👏👏👏(Celebração Cívica de 7 de setembro com apresentações de diversas escolas, CMEIs e Banda Municipal de Sidrolândia-MS. ⭐🇧🇷


sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Atividades realizadas com o tema: Semana da Pátria



Painel confeccionado pelas crianças com o tema: Independência do Brasil



Encenação do Grito de D. Pedro I proclamando a Independência do Brasil.



 Algumas atividades realizadas com o tema "Semana da Pátria" com as minhas Turmas Pré-Escolar II A/B; CMEI Sonho de Criança, Ano 2021. 

Atividade realizada com o tema Independência do Brasil





7 de setembro, data tão importante para a nossa história. Ensinando nossas crianças sobre a importância do respeito e amor a nossa Pátria. Que possamos valorizar a nação onde vivemos. “ Brava gente brasileira!
Longe vá, temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil! (Refrão do Hino da Independência do Brasil) 🇧🇷⭐💚💛💙
— em C.M.E.I Sonho de Crianca (setembro/2021)


quarta-feira, 1 de setembro de 2021

A história e o significado do Hino da Independência do Brasil


Imaginem a cena: Dom Pedro I (que naquela época ainda era Pedro IV de Portugal e Príncipe Regente do Brasil) estava viajando e deixou sua esposa tomando conta das coisas no Rio de Janeiro.

Só que a relação com Portugal não estava indo como o esperado, e a Imperatriz Leopoldina acabou decidindo, junto do Conselho de Estado, assinar um decreto de Independência do Brasil...clique no link abaixo para continuar lendo... 

https://www.letras.mus.br/blog/historia-hino-da-independencia-do-brasil/ 

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Vídeo didático: Música "Eu Te Amo meu Brasil"


 

Vídeo didático: A História da Independência do Brasil

 


Vídeo didático de cantiga com o tema Independência do Brasil

 


Vídeo didático para trabalhar o tema Independência do Brasil


 

Resumo da Pedagogia de Célestin Freinet

 



Clique no link abaixo para visualizar o arquivo.

https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:1a00b2b8-5ec7-4d2a-a5f2-79fb3a4fb139