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domingo, 2 de junho de 2019
atividades para trabalhar o meio ambiente
Labels:
Meio Ambiente
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
sábado, 1 de junho de 2019
árvore de mãozinhas
Atividade desenvolvida de forma coletiva com as crianças em homenagem ao "Dia da Árvore".
Materiais utilizados: rolo de papel higiênico pintado com tinta guache na cor marrom, papel pardo, sulfite, cola quente, EVA na cor verde e tinta guache na cor verde.
Foi feita a pintura das mãozinhas das crianças no papel pardo utilizando-se tinta guache na cor verde.
OBS: Pode-se colar um cartão com a mensagem sobre a importância da preservação do meio ambiente.
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Meio Ambiente
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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Meio Ambiente na educação Infantil
Preservar também é coisa de criança
A preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade. Veja como tratar o assunto desde o início da Educação Infantil
Nirvânia e as crianças de pré-escola no lixão: mostrando a vida real.
Foto: Canindé Soares
A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Veja o exemplo da professora Nivânia Félix dos Santos, da Escola Municipal Ausônio Araújo, de Currais Novos, a 196 quilômetros de Natal, que implantou um projeto sobre o tema no ano passado. "A natureza dá condições para a sobrevivência do homem", explicou. "Por isso a necessidade de mostrar como preservar e minimizar a ação negativa."
Síntese do trabalho
Tema: Cuidados com o meio ambiente Objetivo: Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação
Como chegar lá: Levante o conhecimento inicial da turma. Esse passo revela a direção que o trabalho deve tomar. Para que eles entrem em contato com o mundo real, leve-os para aulas-passeio. Todas as observações devem ser registradas em escritos e desenhos. Prepare uma passeata ecológica com todo o material produzido. Em uma conversa posterior, veja que conceitos foram ampliados. Por fim, confronte os conhecimentos prévios com os atuais
Dica: Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas. Um bom exemplo é cultivar uma horta e depois comer as verduras e os legumes plantados
A curiosidade das crianças incentivou a continuidade e Nivânia preparou uma aula-passeio nos arredores da escola. O objetivo era observar a quantidade de lixo jogado nas ruas. Aqui fica registrado a importância dessa ação, pois em atividades desse tipo mostram o mundo real. "Ela poderia ter feito essa apresentação usando livros e fotos, mas preferiu mostrar a realidade", avalia Andréa. Na volta, já em sala, a garotada registrou o que viu em desenhos e escritos.
No dia seguinte, Nivânia fez uma comparação entre a situação das ruas e a do pátio. Era comum a sujeira após o lanche. Saíram, então, pelos corredores limpos antes do recreio apenas para observar. Na hora do intervalo, todos lancharam e aí veio a segunda parte. A professora pediu que eles notassem como o espaço tinha ficado sujo. Ela dividiu a turma em grupos e organizou uma competição. Distribuiu luvas, máscaras, sacos plásticos e pediu que fizessem a coleta.
O lixo recolhido foi levado para a classe. "Nesse momento pude trabalhar a seleção de materiais", lembra-se Nivânia. Entre a sujeira havia papel, plástico e alumínio. As crianças fizeram uma poesia e a ilustraram. A educadora pediu que eles pesquisassem mais sobre a coleta da cidade.
As crianças descobriram que todo o lixo de Currais Novos ia parar no lixão. E por que não ir até lá? Foi o que fizeram. Em mais uma aula-passeio as crianças conheceram catadores, alguns tão pequenos quanto eles, e os entrevistaram. Na sala, construíram uma maquete com sucata que simbolizava o local.
Outros tipos de poluição
Nirvânia e as crianças de pré-escola no lixão: mostrando a vida real
Primeira etapa cumprida. Era hora de falar sobre a importância da água e, para isso, mais aula-passeio. Na primeira, ao rio São Bento, o foco eram as condições do local, que recebe todo o esgoto da cidade. "Eles ficaram incomodados com os restos de alimentos, animais mortos e utensílios que viram", constata Nivânia. Na sala, nova produção de textos. Na segunda saída, a turma foi ao povoado de Totoró conhecer um dessalinizador, que torna potável a água subterrânea, em geral imprópria para o consumo por causa do alto índice de sais. Na região Nordeste essa prática é comum em função da seca.
Para falar sobre a poluição do ar, Nivânia programou uma visita à Cerâmica Currais Novos Ltda. Antonio Izidorio, gerente do estabelecimento, mostrou o processo de fabricação de telhas e tijolos. Duas coisas incomodaram. A primeira foi a grande quantidade de madeira utilizada para manter acesos os fornos que secam a produção e; a segunda, a fumaça que sai pelas chaminés.
O educador ambiental Marcelo de Queiroz Telles garante que o passeio à olaria, como forma de mostrar esse tipo de poluição, foi um bom exemplo. "Na verdade, qualquer fumaça representa isso", afirma Telles. Nivânia acertou quando foi à cerâmica, mas é preciso esclarecer que, independentemente dos prejuízos ao ar, a empresa também traz benefícios, como empregar pessoas que dependem dessa atividade para viver e fabricar produtos importantes para o ser humano. "Não se pode deixar a impressão de que a empresa é a única vilã", explica Telles. Nesse caso, é importante mostrar outras maneiras de aquecer os fornos. "É interessante fazer um exercício de listar formas de produção menos poluentes."
Depois dessa experiência, as crianças produziram desenhos e escritos e ainda discutiram o desmatamento e suas conseqüências. Nivânia reforçou a importância de preservar a natureza e direcionou o trabalho para um fechamento. Reuniu todo o material produzido e organizou uma passeata ecológica. "As pessoas na rua paravam para ver a manifestação", lembra-se a diretora Rita do Carmo Bezerra Cruz Dantas. Na volta, apresentaram um teatro aos pais. "Mesmo que a comunidade não seja envolvida em todas as etapas do trabalho, é importante que participe da finalização, porque ela toma conhecimento do trabalho", avalia Andréa.
É bom ressaltar que Nivânia valorizou todas as brincadeiras e a expressão por meio de diferentes linguagens, como desenhar, cantar, dramatizar e escrever, que são essenciais na Educação Infantil. "Sem dúvida, esse trabalho tem muitos méritos, mas é necessário tomar alguns cuidados", alerta Andréa. "Não é preciso contemplar tantos assuntos, pois isso pode cansar." Outra coisa que faltou foi levantar o conhecimento prévio das crianças, para compará-lo com o posterior. "Essa etapa traz informações preciosas que garantem uma avaliação eficaz."
O trabalho, sem dúvida, contribui para a formação de uma consciência ecológica infantil. E isso está mais que provado, pois eles conseguiram resolver problemas que lhes foram propostos. "Agora a sujeira do recreio é menor e todos incentivam a limpeza", garante Rita do Carmo.
Uma aula-passeio ao redor da escola para observar a quantidade de detritos jogado nas ruas: constatação de desrespeito
Após a hora do lanche, a garotada sai recolhendo embalagens jogadas no chão: cooperação com a limpeza do espaço em que vivem
Em sala, todos participam da seleção do material coletado: separação de plásticos, papéis e latas de alumínio
A
turma visita uma das olarias da cidade, que queima muita madeira para
secar a produção: bom exemplo para demonstrar a origem da poluição do ar
Para conhecer meio ambiente
O
professor em geral resiste a abordar qualquer assunto que não domine.
Educação Ambiental é um deles. "Não é necessário, porém, ter um grande
conhecimento sobre a natureza para falar sobre ela", garante o educador
ambiental Marcelo de Queiroz Telles. "É preciso, sim, o básico para
criar habilidades e ter a capacidade de compartilhar o saber." Telles lista uma seqüência pela qual o docente deve passar antes de qualquer ação em sala:
Sensibilização uma pessoa só consegue parceiros se estiver sensibilizada. Isso pode ser feito por meio do lúdico. Além de ser uma forma prazerosa de aprender, atinge tanto crianças quanto adultos;
Informação o conhecimento inicial pode ser adquirido em palestras, materiais impressos e sites;
Mudança de comportamento é fundamental mudar as atitudes, pois não convence uma pessoa ter um bom discurso sobre a importância da água, por exemplo, e continuar escovando os dentes com a torneira aberta;
Incentivo é muito difícil trabalhar sozinho e sem o apoio dos colegas. Se a iniciativa não for de cima para baixo, ou seja, da direção para o corpo docente, é uma boa oportunidade para sensibilizar e despertar em todos o interesse por participar;
Estratégia o professor deve escolher um caminho, ou seja, selecionar um assunto (água, lixo, desmatamento, ar) e uma forma de trabalhá-lo.
É importante ter claro que essa atividade não deve se limitar a datas comemorativas, como o Dia da Árvore. "É preciso fazer já, pois o planeta não suporta mais o modelo atual de desenvolvimento. Ele é insustentável", afirma Telles. "Essa é uma responsabilidade não só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores."
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/preservar-tambem-coisa-crianca-422841.shtml
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Meio Ambiente
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
sexta-feira, 19 de abril de 2019
Projeto didático Dia das Mães
PROJETO DIDÁTICO
“DIA DAS MÃES”
INSTITUIÇÃO:
DURAÇÃO:
2 SEMANAS
INICIO: TÉRMINO:
TURMA: Todas
TURMA: Todas
TURNOS:
Matutino e Vespertino
PROFª:
Claudia O. Andrade (Regente Maternal II A/D)
e Profª: Rute Floriano (Arte)
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA:
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Natureza/Sociedade, Identidade/Autonomia, Movimento e Arte.
CONTEÚDOS:
conceito e compreensão do amor materno, cores, coordenação motora fina/grossa,
valores morais (respeito com a família), papel da mãe nesta sociedade
moderna.
JUSTIFICATIVA:
O tema Dia das Mães realmente é
maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada
quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos
sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou
da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós, professores, motivarmos
nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.
OBJETIVO GERAL:
Estimular os alunos, a
conhecer, valorizar e respeitar a figura da mãe, através de atividades
variadas. Sensibilizando-os sobre a importância de comemorarmos o Dia das Mães.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;
· Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
· Proporcionar condições para que os alunos tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Estabelecer e ampliar as relações sociais;
· Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;
· Conhecer e identificar diversas profissões que a mulher exerce fora do lar;
· Desenvolver atenção e a criatividade;
· Praticar a coordenação motora fina e ampla;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
- Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.
ATIVIDADES:
Maternal
II A/D ( Profª: Claudia)
Data comemorativa – dia das mães,
·
Motricidade fina e ampla;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem;
·
Expressão corporal;
· Historinhas;
. Criatividade e imaginação;
. Música e ritmo;
. Socialização.
· Historinhas;
. Criatividade e imaginação;
. Música e ritmo;
. Socialização.
Outras
Turmas ( Profª: Rute Mat/Vesp)
-
Criar cartazes, cartões e painéis referentes a essa data;
-
Expressões
gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem;
-
Colaborar na confecção das lembrancinhas em homenagem ao Dia das Mães;
METODOLOGIA:
METODOLOGIA:
As
atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os
estudantes.
Durante o
desenvolvimento deste projeto os estudantes realizarão diversas atividades
relacionadas com o tema em destaque tais como:
. Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões
· Músicas: “Bate meu coraçãozinho etc.”,
. Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões
· Músicas: “Bate meu coraçãozinho etc.”,
·
Confecção de cartazes: “As profissões”,”
·
Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);
· Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta guache;
· Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta guache;
-
Confecção de lembrancinhas em homenagem ao “Dia das Mães”.
- Pintura
de cartões em homenagem ao “Dia das Mães”.
CULMINÂNCIA
Entrega
de lembrancinha em homenagem ao Dia das Mães.
AVALIAÇÃO:
Avaliação
será contínua, através da observação diária dos estudantes no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
Labels:
Dia das Mães,
projetos didaticos
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
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sábado, 9 de março de 2019
Projeto didático "O Circo"
Turmas:
Maternal I e Maternal II, Jardim I e
Pré
Turno:
Título do Projeto:
O Circo
Duração: 15 dias
Direção:
Coordenação:
Áreas de conhecimento: Natureza/Sociedade, Linguagem Oral/Escrita, Movimento
Justificativa:
Este projeto tem por finalidade levar os estudantes
a compreenderem as principais características sobre o Circo e sua influência na
vida de todos nós. O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável
para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um
processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo
serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo
do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas,
trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre
outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em
destaque. É importante que as crianças conheçam o universo circense. Esse
envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da
aprendizagem.
Portanto,
o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e
social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar
no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.
Fundamentação Teórica:
O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve
origem em povos viajantes.
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc. Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens. Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina. O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades. O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada. Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc. Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens. Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina. O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades. O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada. Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto
esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas! (
http://www.qdivertido.com.br)
Objetivo
Geral:
Possibilitar através do lúdico o
conhecimento dos estudantes das diversas
faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as
diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica
da instituição.
Objetivos
específicos
-
Valorização da arte circense;
-
Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
-
Identificar as ações de um integrante de um circo;
-
Conhecer como vive a família circense;
-
Conhecer os principais animais existente no circo (domésticos, selvagens,
aquáticos);
-
Conhecer as figuras geométricas por meio de desenhos relacionados com o tema;
- Adquirir
o conceito de maior/menor.
Procedimentos
didáticos:
Linguagem
oral:
-
Conversa informal sobre circo.
-
Narrar histórias sobre o circo;
-
Verbalizar hipóteses estabelecendo relações mentais com os contos relacionados
com o tema em destaque.
-
Assistir fita de vídeo sobre o circo.
Linguagem
Escrita:
Levar
os alunos à:
- Ter
contato com diferentes desenhos relacionados com o circo ( palhaço, elefante,
trapezista, leão, macaquinho);
-Desenvolver
a coordenação motora fina por meio de garatujas relacionadas com o tema;
- Conhecer
as vogais;
Linguagem
Sonora/ Musical:
Levar
os alunos à:
-Conhecer
os ritmos musicais por meio de cantigas infantis relacionadas com o tema em
destaque;
-
Desenvolver a audição e a percepção através da música.
Linguagem
Plástica:
Levar
os alunos à:
-
Realizar colagem e pinturas relacionadas com o tema em destaque.
Movimento:
- andar
sob a corda, com as mãos na cabeça, andar com a ponta dos pés, equilibrar bola
na cabeça, (equilíbrio corporal);
-
imitar alguns animais que fazem ou fizeram parte do circo;
Arte (Profª: )
Turmas envolvidas: todas
Turno: vespertino
Atividades:
-
pinturas, recortes, colagem, brincadeiras, música, contos infantis, confecção
de brinquedos de sucatas para as crianças etc.
Metodologia ( estratégias de ensino)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva
e individual com os estudantes. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala
e outras por meio de brincadeiras.
A
intenção pedagógica é criar estratégias lúdicas de ensino que favoreçam a
aprendizagem dos estudantes sobre as principais características da arte
circense.
Atividades programadas:
1- O Malabarista- Fazer traços
diferenciados no chão (retos, ondulados, curvas, círculos, outros. Pedir para os
estudantes brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições tais
como: nas pontas dos pés, apenas os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as
mãos na cintura sem sair de cima dos riscos.
2- A Bailarina- A proposta é ler texto
para as crianças executar os movimentos citados. Em um segundo momento, colocar
em aparelho de som uma música para que as crianças dancem ritmicamente e livremente.
3- Boca do palhaço- construir por meio de caixa de papelão a boca do palhaço
para os estudantes. Cada jogador arremessará a bolinha 05
vezes seguidas. Cada vez que o jogador encaixar a bolinha na boca do
palhaço, marcará pontos, determinados no inicio da brincadeira, por exemplo: 10
pontos. Vencerá o jogador que conseguir maior número de pontos.
Recursos didáticos
Bolas,
cordas, CDs, aparelho de som, aparelho de televisão, giz de cera, lápis de cor,
sulfite, papel pardo, cartolinas, fita adesiva larga, cola, glitter, crepom, EVA,
palito de churrasco, tinta guache, tesoura etc.
Culminância:
Montar um painel com o tema Circo de forma coletiva
com os estudantes. Fazer um painel para expor as atividades desenvolvidas pelos estudantes durante o
projeto no pátio da instituição para os pais e demais turmas visualizem.
Avaliação:
A avaliação será feita através de registros (escrito
e fotográfico) por parte da professora frente às atividades tanto individual
quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por
parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico
e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala
de aula.
Labels:
Dia do Circo,
projetos didáticos
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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