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quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Cartaz Silábico
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Cartaz Silábico
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Piaget, ainda, argumenta que o desenvolvimento da
moral abrange três fases, denominadas:
- anomia (crianças até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Um bebê que chora até que seja alimentado é um exemplo dessa fase.
- heteronomia (crianças até
9, 10 anos de idade): O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação
diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Um homem pobre que
roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado
quanto um outro que assassinou a esposa, seguindo o raciocínio heteronômico.
- autonomia: legitimação das regras. O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.
Tendo conhecimento que as crianças e adolescentes seguem fases mais ou menos parecidas quanto ao desenvolvimento moral, cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com diferentes situações e diferentes faixas etárias. Cabe a ele, ainda, conduzir a criança na transição anomia - heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual.
- autonomia: legitimação das regras. O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.
Tendo conhecimento que as crianças e adolescentes seguem fases mais ou menos parecidas quanto ao desenvolvimento moral, cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com diferentes situações e diferentes faixas etárias. Cabe a ele, ainda, conduzir a criança na transição anomia - heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual.
Para que estas interações aconteçam, há a ocorrência de
processos de organização interna e adaptação e essa ocorre na interação de
processos denominados assimilação e acomodação.
Os esquemas de assimilação se modificam de acordo com os estágios de desenvolvimento do indivíduo e consistem na tentativa destes em solucionar situações a partir de suas estruturas cognitivas e conhecimentos anteriores. Ao entrar em contato com a novidade, retiram dele informações consideradas relevantes e, a partir daí, há uma modificação na estrutura mental antiga para dominar o novo objeto de conhecimento, gerando o que Piaget denomina acomodação.
Os esquemas de assimilação se modificam de acordo com os estágios de desenvolvimento do indivíduo e consistem na tentativa destes em solucionar situações a partir de suas estruturas cognitivas e conhecimentos anteriores. Ao entrar em contato com a novidade, retiram dele informações consideradas relevantes e, a partir daí, há uma modificação na estrutura mental antiga para dominar o novo objeto de conhecimento, gerando o que Piaget denomina acomodação.
No aspecto moral, segundo Piaget, a criança passa por uma fase
pré-moral caracterizada pela anomia,
coincidindo com o “egocentrismo” infantil e que vai até aproximadamente 4 ou 5
anos. Gradualmente, a criança vai entrando na fase da moral heterônoma e
caminha gradualmente para a fase autônoma.
Piaget afirma que essas fases se
sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em
plena fase de anomia e
muitos na fase da heteronomia.
Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua
consciência interior.
Na fase da anomia,
natural na criança pequena, ainda no egocentrismo, não existem regras e normas.
O bebê, por exemplo, quando está com fome, chora e quer ser alimentado na hora.
As necessidades básicas determinam as normas de conduta. No indivíduo adulto,
caracteriza-se por aquele que não respeita as leis, pessoas, normas. Na medida
em que a criança cresce, ela vai percebendo que o “mundo” tem suas regras. Ela
descobre isso também nas brincadeiras com as crianças maiores, que são úteis
para ajudá-la a entrar na fase da heteronomia.
Na moralidade heterônima,
os deveres são vistos como externos, impostos coercitivamente e não como
obrigações elaboradas pela consciência. O Bem é visto como o cumprimento da
ordem, o certo é a observância da regra que não pode ser transgredida nem
relativizada por interpretações flexíveis. A responsabilidade pelos atos é
avaliada de acordo com as consequências objetivas das ações e não pelas
intenções. O indivíduo obedece às normas por meio da punição. Na ausência da
autoridade ocorre a desordem, a indisciplina.
Na moralidade autônoma,
o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com
consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e
morais. Na ausência da autoridade, continua o mesmo. É responsável, autodisciplinado
e justo. A responsabiliade pelos atos é proporcional à intenção e não apenas
pelas consequências do ato. O processo educativo deve conduzir a criança a sair
de seu egocentrismo, natural nos primeiros anos caracterizado pela anomia, e
entrar gradualmente na heteronomia,
encaminhando-se naturalmente para sua própria autonomia moral e intelectual que
é o objetivo final da educação normal. Esse processo de descentração conduz ao
egocentrismo (natural na criança pequena) caracterizado pela anomia, à
autonomia moral e intelectual.
As atividades de cooperação, num
ambiente de respeito mútuo, embasado na afetividade, preservam-na do egoísmo e
do orgulho, auxiliando a criança no longo processo de descentração,
conduzindo-a gradativamente da heteronomia
para a autonomia moral. Um ambiente de medo, autoritarismo, respeito unilateral tende a
perpetuar a heteronomia. Do egocentrismo inicial, a
criança, gradualmente, vai “saindo” de si mesma, ampliando sua visão de mundo e
percebendo que faz parte de um todo maior. Gradualmente, aprende a cooperar, a
respeitar e a amar o próximo.
EGOCENTRISMO ———————DESCENTRAÇÃO
egoísmo –
orgulho
cooperação – respeito – afeto
ANOMIA -------
HETERONIA ——- AUTONOMIA
O quadro abaixo relaciona as
atitudes interiores e as fases morais:
ANOMIA
HETERONOMIA
Bagunça
Medo
Devassidão
Autoritarismo
Libertinagem
Imposição
Dissolução
Castigo
Prêmio
Unilateral
Autocracia
Opressão
|
AUTONOMIA
Cooperação
Amor
Respeito mútuo
Livre arbítrio
Democracia
Reciprocidade
Respeito
Lei causa e Efeito
Tirania
|
O que é centração e
descentração para Piaget?
Centração
Segundo a teoria de Jean Piaget, “centração é a tendência a concentrar-se em um
aspecto de uma situação e negligenciar outros”. É uma das principais
características do pensamento no estágio pré-operatório do desenvolvimento.
Descentração
Descentrar é pensar em
vários aspectos de uma situação simultaneamente. Piaget acreditava que crianças
em idade pré-escolar chegam à conclusões ilógicas por não saber descentrar.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
Diferenças entre Piaget, Vygotsky e Wallon
Jean PIAGET
Pesquisar como alguém
incorpora um novo conhecimento, como o constrói foi o pontapé inicial de sua
“teoria”. Postula que ao se deparar com algo novo, o indivíduo tenta remetê-lo
a qualquer coisa com que já tenha tido contato, que já conheça. Imaginemos que
nossa cabeça fosse um gavetão de arquivos, com várias pastas suspensas (que
antigo, isto nem é mais usado!) onde categorizamos tudo aquilo que sabemos.
Assim que temos contato com algo novo, é como se abríssemos este gavetão para
procurarmos algo similar, parecido, nas pastas suspensas (categorias) que já
possuímos, mas não encontramos nada similar. A esta primeira estranheza do
novo, Piaget nomeou assimilação, isto
é, reconhecer alguma coisa como diferente do que eu já conheço. A partir deste
reconhecimento, do contato com a novidade, da experimentação, o indivíduo
refina seus conhecimentos e incorpora uma nova informação, o que proporciona a
criação de um novo conceito, nova categoria, o surgimento de uma nova pasta
suspensa em nosso gavetão (ou a criação de uma subpasta). A esta nova partição
criada, organizada, sistematizada Piaget chama de esquema. Incorporado
novo esquema mental, assume-se a acomodação, que
define um conhecimento aprendido, incorporado, introjetado.
Vejamos um exemplo:
Uma criança de dois
anos e meio conhece diferentes cachorros: pretos, marrons, brancos, de pequeno,
médio e grande portes, manchados, lisos, de pelo curto, de focinhos gelados,
rabos grandes, etc. Já tem criado em seu gavetão o esquema mental “cachorro”. Numa determinada situação esta criança
se depara com um cavalo. Abre seu gavetão mental e
procura algo similar. O que tem de mais parecido é o “cachorro”. Neste momento
chama o cavalo de “cachorro gigante, ou mamãe cachorro que comeu demais”, entre
outras hipóteses. O que importa é que ela tentará “ligar” o cavalo aos animais
que já conhece. Como seu repertório é pequeno, precisará lançá-lo ao conhecido:
o cachorro. A intervenção de alguém mais experiente é essencial: é ele quem
possibilitará novo olhar para este pseudo-cachorro, com perguntas que permitam
desafios, problemas para a criança:
– Este animal é mesmo um cachorro?
Perceba seu focinho. É igual ao do cachorro? E seu corpo, já tinha visto um
cachorro deste tamanho? E as unhas? O rabo é do mesmo tamanho? Etc.
Enfim, questionamentos simples farão com
que a criança perceba que este já não se trata de um cachorro, que ele não se
enquadra neste esquema mental. Isto representa assimilação.
Depois de algumas experiências com
cavalos, desenhos, leituras, visualizações, comparações a criança conseguiu
criar nova categoria – cavalo. O reconhecimento do cavalo equivale ao conceito
de acomodação. Agora a criança já sabe o que é cavalo e o que é cachorro.
Toda esta seqüência
acontecida, do olhar algo novo a apreendê-lo, é o definido como processo
de equilibração, para Piaget. Recapitulando:
1.Criança conhece cachorro – está na
chamada zona de equilíbrio, de conforto.
2. É apresentada a um cavalo – tenta
categorizá-lo como cachorro, mas não consegue, é diferente – zona de
desequilíbrio, de desconforto.
3. De tantas experiências com um cavalo,
aprende a categorizá-lo – zona de equilíbrio, de conforto novamente.
A função do professor nesta perspectiva
é “desequilibrar os esquemas mentais do aluno”, oferecer
desafio compatível àquilo que conhece. É necessário um mecanismo contínuo de
sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos para perceber necessidades de
intervenção.
Piaget organizou também
os chamados estágios de desenvolvimento, que
determinam o nível maturacional da criança, quais suas apropriações de acordo
com seu tempo. Suas principais características:
1º período: Sensório-motor (0 a 2
anos)
§ Período de percepção,
sensação e movimento.
§ É regido pela
inteligência prática.
2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
§ Função simbólica –
linguagem – comunicação
§ Egocentrismo
(reconhece, assume, percebe o seu ponto de vista)
§ Não aceita a idéia do
acaso e tudo deve ter uma explicação – finalismo
§ Jogo simbólico = faz de
conta, imaginário
§ Animismo –
características humanas a seres inanimados
§ Realismo – materializar
suas fantasias
§ Artificialismo –
explicar fenômenos da natureza através de atitudes humanas
3º período: Operações concretas (7 a 11
ou 12 anos)
§ Reorganiza,
interioriza, antecipa ações
§ Diferencia real e
fantasia
§ Estabelece relações e
admite diferentes pontos de vista
§ Tem noções de tempo,
velocidade, espaço, causalidade
4º período: Operações formais (11 ou 12
anos em diante)
§ Esquemas conceituais
abstratos
§ Valores pessoais
Lev Semenovitch VYGOTSKY
Vygostsky tem como palavra-chave
interação social, o que implica dizer que o desenvolvimento do indivíduo se dá
através da relação com o outro, com o mundo.
O conceito de mediação simbólica trata do conceito de
intermediação, da relação homem-mundo, que acontece através de duas formas:
a) Instrumentos: objetos, ferramentas criadas pela
necessidade de intervenção do homem no mundo – ação. Se toda produção do homem
é cultura, a encara como alargadora de possibilidades. Exemplo: o homem
precisava percorrer grandes distâncias, inventou o avião, o navio, claro que o
que não está em questão é o tempo que se levou para a constituição final destas
invenções, mas sim, da necessidade atendida através da idealização.
b) Signos / símbolos: são representações. Exemplo: o
símbolo de masculino e feminino. Sentido, significado objetivo. Esta é a
primeira categoria. Na segunda, os símbolos demandam abstrações mais
elaboradas, internalizadas, reflexivas. Exemplos: noção de tempo. E quando
dizemos a palavra mesa. Uma pessoa que escuta já traz em sua memória um desenho
qualquer de mesa, a idéia do que é uma mesa, para que ela serve.
A linguagem, contemplada como instrumento
do pensamento, tem duas funções:
Comunicação: expressão,
intercâmbio social.
Categorização: de classificação,
conceituação do mundo: representa inteligência prática.
Zona de desenvolvimento proximal
Conceitos atrelados: conhecimento real e
conhecimento potencial
Conhecimento real é aquele em que
há o domínio, aquilo que se conhece, sabe, articula. É passado. Exemplo: sei
fazer arroz.
Conhecimento potencial é aquele que se
pode dominar com a ajuda de outro mais experiente, por exemplo: apesar de saber
fazer arroz, só consigo fazer risoto com a ajuda de minha avó, pois ela
organiza toda a seqüência da receita para que eu não me perca.
A distância entre o conhecimento real e
o conhecimento potencial é chamada de zona de desenvolvimento proximal. É o “lugar
imaginário” onde o professor deve atuar no aluno. Se tivermos 42 alunos numa
sala de aula, teremos 42 z.d.ps diferentes.
Henri WALLON
Defendeu a ideia da
compreensão da criança completa, concreta,
contextualizada, vista de forma integral, isto
é, não mais encarada como um adulto em miniatura, mas sim, como um ser numa
etapa de especificidades. Segundo ele são quatro os campos funcionais que visualizam a criança de modo
“integrado”:
1. As emoções: manifestação afetiva,
relação = interação criança e meio onde está inserida.
2. O movimento: primeiro sinal de
vida psíquica. Vislumbrada em duas dimensões:
a) expressiva: base das emoções, de
expressão.
b) instrumental: ação direta sobre o meio
físico, concreto. Voluntário.
3. A inteligência: 1º momento = sincretismo = misturar as coisas,
confusão = não separa qualidade do objeto. Exemplo: criança de dois anos que
tem um colega cujo nome da mãe é o mesmo da sua, não aceita a idéia (o nome
Maria é da sua mãe, não da mãe do outro).
Com as experimentações da criança sobre o
mundo, progressivas diferenciações ocorrem, o que proporciona o ampliar de seu
repertório de categorizações. Isto não quer dizer que nunca mais, após a
infância, estejamos sujeitos ao “sincretismo”. As grandes invenções, as
diferentes idéias surgem de momentos de sincretismo, de mistura, de confusão,
de possibilidades, de criatividade.
2º momento = pensamento
categorial = conceitual (acontece na idade escolar) possibilidade de pensar o
real por meio de categorias, diferenciações, classificações.
4. A contrução do “eu” como pessoa: Como constrói a
consciência de si. Inicialmente o indivíduo está na fusão emocional – No
útero materno, necessidades alimentares ou posturais têm satisfação automática.
Pós nascimento mamãe e bebê ainda são encarados como um todo, o que representa
para WALLON alto grau de sociabilidade – ela e outro = um só, para depois o
indivíduo perceber-se enquanto único, o que nomeia processo de individuação.
É caracterizado de duas formas:
– imitação do outro = maneira de “incorporar o
outro”, o outro como modelo, referência.
– negação do outro = para perceber o limite
“eu-outro” manifesto meu ponto de vista através de condutas de oposição, o que
representa a expulsão do outro em si mesmo.
Picos desta constituição acontecem com 3
e 13 anos, aproximadamente, apesar da considerar que esta diferenciação
“eu-outro” nunca é completa, total, ocorre durante toda a vida.
Pode-se assumir, segundo WALLON que a
relação destes quatro campos funcionais não é sempre de harmonia, mas sim, de
conflito.
Referências:
WALLON, HENRI. A EVOLUÇÃO PSICOLÓGICA DA CRIANÇA; SÃO PAULO, 2007. VIGOTSKI, L.S. A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE; SÃO PAULO; 2007. PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 2ª edição. Rio de Janeiro, Zahar, 1974. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro, Zahar, 1971. PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento na criança. 3ª ed. Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1973. PIAGET, J. & GRÊCO, Pierre. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1974. LA TAULLE, Y. A dimensão ética na obra de Piaget. Série Idéias n. 20. São Paulo: FDE, 1994.p. 75-82.
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Vygotsky e Wallon
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
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domingo, 12 de agosto de 2018
Cartaz Dia dos Pais
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Dia dos Pais
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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quinta-feira, 2 de agosto de 2018
Cartaz Dia dos Pais
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quarta-feira, 1 de agosto de 2018
Lembrancinhas Dia dos Pais 2018
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domingo, 29 de julho de 2018
+ Atividades para o Dia dos Pais
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