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quarta-feira, 1 de abril de 2015
Atividades Tiradentes
Labels:
História
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
Orelhinhas de coelhinhos em EVA
Labels:
Páscoa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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domingo, 8 de março de 2015
É hora do espetáculo: Dia do Circo
Vamos comemorar o Dia do Circo e trazer a magia do picadeiro para a escola
Por Vanessa PrataObjetivos:
★Vivenciar momentos de conhecimento sobre o circo ★Despertar talentos ★Estimular a afetividade por meio da brincadeira circense
Faixa etária: 4 a 6 anos
Duração: Uma semana
No dia 27 de março, comemora-se o Dia do Circo. Aproveite a data para explorar personagens, jogos e brincadeiras do picadeiro que podem ser adaptados para a escola, com as atividades propostas por Sheyla Faccin, Coordenadora do Ensino Infantil, e Mary Coutinho, Orientadora Educacional, do Colégio Madre Carmen Sallés, de Brasília (DF). "Com o tema circo, é possível trabalhar de forma lúdica a coordenação motora das crianças e o conhecimento de cores e formas, desenvolver a linguagem e ampliar o vocabulário com histórias, além de promover a socialização e integração entre os alunos e até mesmo com os pais", comenta Sheyla. Aproveite ainda para conversar com as crianças sobre a proibição de animais em circo, reforçando que muitos deles sofriam maus-tratos ou não eram alimentados corretamente e que é importante respeitarmos os direitos dos animais.
Partilhar alegria
★ Primeira aula: receba os alunos caracterizado como um personagem circense e, em roda, mantenha uma conversa informal sobre o circo. Pergunte se as crianças já visitaram o circo, que personagens podem ser encontrados lá e por que os animais não devem ser usados no circo. Você pode aproveitar e contar a história sugerida na página 26, na seção Contação de Histórias.
★ Segunda aula: peça aos alunos que procurem figuras sobre o circo. Procure ainda músicas com a temática do circo e toque em sala de aula. Sugestões: Somos Todos Iguais Nesta Noite, de Ivan Lins, O Circo Já Chegou, da Xuxa, O Circo da Alegria, de Atchim e Espirro, O Circo, do Quarteto em CY.
★ Terceira aula: realize trabalhos de artes visuais: colagem, desenho, pintura (no rosto, em papel, em tecido) com o tema circo.
★ Quarta aula: dê continuidade aos trabalhos manuais construindo a peruca, o nariz de palhaço e a maquete de circo com as crianças. É possível ainda construir uma miniperna de pau com duas latinhas vazias e barbante amarrando-as aos pés.
★ Quinta aula: encerre a semana com uma dramatização (na forma de apresentações de circo ou um musical) realizada pelos professores e alunos caracterizados.
Você sabia?
O Dia do Circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o Circo Piolim por mais de 30 anos. Ele nasceu em 27 de março de 1897, em Ribeirão Preto (SP), e morreu em 1973.
Você sabia?
É quase impossível determinar uma data específica de quando o circo nasceu, mas já foram encontradas pinturas de 5 mil anos na China com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas.
Saiba mais!
O Projeto de Lei pela proibição federal do uso de animais em circos foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados e segue agora para o Plenário. O uso de animais em circo já é proibido nos seguintes Estados: Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Fonte: WSPA Brasil (Sociedade Mundial de Proteção Animal) - http://migre.me/3MH1M
Sábado de alegria
Se houver disponibilidade para um evento maior, envolvendo educadores, alunos, pais e comunidade externa, marque um evento para um sábado de manhã, com todos caracterizados como personagens de circo ou realizando atividades circenses, como malabarismos, perna de pau etc. Se possível, contrate um palhaço profissional para fazer uma sensibilização com o público, buscando interação de toda a comunidade escolar.
Podem ser montadas ainda barraquinhas de comes e bebes e brincadeiras, com a participação dos pais (caracterizados) e renda beneficente, o que serviria de motivação e oportunidade para se vivenciar valores como o espírito de solidariedade e a união entre as famílias. Paralelamente às brincadeiras nas barracas, poderiam ocorrer oficinas baseadas em atividades de circo: perna de pau, máscaras, maquiagem etc.
Atividades
Faça agora as atividades criadas e executadas pela arte-educadora Simone Faure Bellini.
Nariz de palhaço
Materiais:
★ Tinta acrílica brilhante vermelha
★ Pincel
★ Alicate e prego para furar a embalagem
★ Embalagem de plástico de ovinhos surpresa (Kinder ovo)
★ Elástico fino ou fio de silicone
1. Pinte a embalagem plástica com tinta acrílica
e faça um furo nas laterais da embalagem para passar o elástico.
3. Prenda o elástico nos furos.
Peruca do palhaço
Materiais:
★ Meia-calça velha (cor clara)
★ Lã colorida
★ Cola quente
★ Tesoura
1. Corte a parte de cima da meia-calça, cerca de 5 cm abaixo do cavalo.
2. Vire a meia do lado avesso, dê um nó conforme a foto e vire-a novamente.
3. Faça dois pompons com a lã colorida. Corte as pontas.
4. Cole os pompons nas laterais da meia.
4. Cole os pompons nas laterais da meia.
Maquete de circo
Materiais:
★ Papel-cartão
★ Isopor
★ Juta
★ TNT colorido
★ Palito de churrasco
★ Tesoura
★ Cola quente
★ Papel crepom
★ Canaleta plástica (para o mastro)
★ Bonequinhos plásticos
★ Bandeirinha de EVA
★ Papel-cartão
★ Isopor
★ Juta
★ TNT colorido
★ Palito de churrasco
★ Tesoura
★ Cola quente
★ Papel crepom
★ Canaleta plástica (para o mastro)
★ Bonequinhos plásticos
★ Bandeirinha de EVA
1. Corte um círculo de
papel-cartão seguindo o molde e encape-o com a juta. Na parte de trás
do círculo, cole pedaços de isopor no centro e nas laterais. 2. Faça uma moldura de papel-cartão (molde) e cole palitos de churrasco nas colunas para dar firmeza. 3. Cole a moldura ao redor do círculo, para apoiar a tenda. Decore as laterais colando papel crepom. 4. Faça um furo com a tesoura no centro do círculo de juta e finque o mastro (canaleta plástica). |
5. Franza pedaços de TNT laranja e azul para a
tenda. Cole-os no mastro do circo e,
com a tesoura, acerte para que
todas as pontas fiquem na altura da moldura.
6. Decore o topo da tenda com uma bandeira de EVA
fixada num pedaço de palito de churrasco.
Cole um pedaço de papelcartão
com a palavra "Circo"
em um dos lados e decore o picadeiro com
bonequinhos plásticos.
Saiba mais!
Para decorar o picadeiro do circo, você pode criar personagens com bonequinhos plásticos:
★ Equilibrista: amarre ou cole um barbante de um lado até o outro do circo e cole um bonequinho segurando um guarda-chuva feito com palito de dente e papel crepom.
★ Malabarista: pinte outro bonequinho e cole bolinhas de papel crepom em volta dele.
★ Bailarina: cole papel crepom franzido numa bonequinha imitando uma saia e um maiô.
★ Mágico: pinte uma roupinha preta em outro bonequinho e as mãos de branco, como luvas. Cole um pedaço de arame numa mão e um pedaço de EVA preto na forma de uma cartola na outra.
Para decorar o picadeiro do circo, você pode criar personagens com bonequinhos plásticos:
★ Equilibrista: amarre ou cole um barbante de um lado até o outro do circo e cole um bonequinho segurando um guarda-chuva feito com palito de dente e papel crepom.
★ Malabarista: pinte outro bonequinho e cole bolinhas de papel crepom em volta dele.
★ Bailarina: cole papel crepom franzido numa bonequinha imitando uma saia e um maiô.
★ Mágico: pinte uma roupinha preta em outro bonequinho e as mãos de branco, como luvas. Cole um pedaço de arame numa mão e um pedaço de EVA preto na forma de uma cartola na outra.
Fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/96/imprime211792.asp
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Dia do Circo
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
quinta-feira, 5 de março de 2015
Projeto didático Identidade
PROJETO
DIDÁTICO
TRABALHANDO
A IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMAS:Maternal II
TURNOS:
PROFª:
DURAÇÃO DO PROJETO:
INÍCIO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DIREÇÃO PEDAGÓGICA:
AREAS DE CONHECIMENTO:
Linguagem Oral/Escrita, Identidade/Autonomia e Música
JUSTIFICATIVA:
A construção da
identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A
escola é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações,
ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A
auto-imagem também é construir a partir das relações estabelecidas nos grupos
em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as
particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades,
aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui a construção da
unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem
positiva.
Segundo o Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil, a identidade é um conceito do qual
faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas a
começar pelo nome. Segundo todas as características físicas, de modo de agir,
de pensar e da história pessoal.
Segundo Emília
Ferreira, “o nome próprio pode ser
considerado apenas como uma palavra a mais, mas também singular muito diferente
das outras palavras em muitos aspectos”.
Portanto, nós,
professores de educação infantil, devemos propiciar atividades que possibilitem
os estudantes a ter o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los,
sentindo que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto
de pessoas em casa, na escola, na comunidade e que acima de tudo são muito
importante.
OBJETIVO
GERAL:
Dar condições as
crianças para aprender o seu nome próprio, conhecer as suas características
físicas (cabelo, pele, partes do corpo, cor dos olhos etc.) através de uma
prática lúdica visando contribuir para o desenvolvimento integral da criança no
processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos mental,
afetivo-emocional e sócio- cultural, buscando estar sempre condizendo com a
realidade dos educandos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Criar estratégias de ensino que levem as
crianças à:
·
Conhecer o seu nome e suas características
físicas ( corpo);
·
Ampliar gradativamente suas
possibilidades de comunicação e expressão;
·
Desenvolver e explorar a produção da
arte através do desenho, música e brincadeiras;
·
Interessar-se pelas próprias produções,
pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas;
·
Desenvolver a auto-estima;
·
Reconhecer seus limites e dos outros;
·
Desenvolver o auto conceito positivo
através da afetividade;
·
Explorar e identificar elementos da
música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do
mundo;
·
Incentivar a criança a se relacionar com
outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia;
·
Apreciar o próprio nome e dos colegas;
·
Chamar os colegas pelo nome;
·
Distinguir o próprio nome entre os nomes
dos colegas;
·
Desenvolver atividades lúdicas
envolvendo os nomes dos colegas, através de músicas;
·
Desenvolver a coordenação motora
fina/grossa;
·
Conhecer as cores;
·
Conhecer as suas roupas e sapatos;
·
Aprender a tirar e vestir a sua roupa;
·
Aprender a colocar e tirar o sapato;
·
Conhecer os seus materiais escolares;
METODOLOGIA ( Procedimentos Didáticos):
Serão desenvolvidas diversas atividades
relacionadas com o tema em destaque tais como:
1ª Atividade (em sala)
Formar uma roda de
conversa para dialogar com as crianças sobre a importância do nome, mostrando
diversas fotos de crianças negras, brancas, japonesas, louras e etc.;
conscientizando-as sobre a importância do respeito e da valorização com as
diversas raças e etnias.
Será argumentado com as
crianças sobre a mistura de raças e cultura de cada um:
-Você se parece com alguma das crianças da
cena?
-E seus colegas de
turma?
-Quais são as
semelhanças? -E as diferenças?
Levar os alunos para se
olhar no espelho: Nessa atividade será destacado que cada criança é única
apesar de apresentar semelhanças com outras pessoas.
Colocar as crianças
diante de um espelho e estimular a observação de suas características.
Incentivá-las a perceber e a identificar as semelhanças e as diferenças de cada
um.
2ª
Atividade (extra sala)
Brincar de “Vamos
passear no bosque?”, trocar a palavra Lobo pelo nome da criança. Cantar
músicas para trabalhar o nome de cada criança
3ª Atividade (em sala)
Fazer o contorno do
corpo da criança no papel Kraft, para que o grupo complete o desenho com as
partes do corpo. Em seguida, as crianças irão recortar papéis coloridos para
fazerem roupinhas e colarem no corpo desenhado. O corpo deve ficar “parecido”
com a criança. Depois irão desenhar cabelos, olhos, boca e nariz.
4ª Atividade (em sala)
Fazer um autorretrato
do rostinho das crianças para colar nas maçãs de nossa árvore fixada na parede
de nossa sala de atividades.
5ª Atividade (em sala)
Fazer contorno da mão
das crianças. Pintar as mãos das crianças para “carimbá-las” no papel pardo
juntamente com a foto do rosto de cada criança e o nome.
Ainda, serão trabalhadas
atividades de pinturas no sulfite, papel pardo com o tema em destaque.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Papel craft (pardo), Cola, Tesoura,
Papéis coloridos, Canetinha, lápis de cor, giz de cera, lã, tinta guache,
sulfite, CDs, aparelho de som, aparelho de televisão, brinquedos, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será por
meio de registro através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, se houve concentração, interação com as atividades e colegas
durante a execução desse projeto.
REFRERÊNCIA:
BRASIL, Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Formação Pessoal e Social, v.2, Brasília, MEC/SEF, 1998.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
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Atividades: A família
Labels:
Família
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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atividades identidade "Quem sou eu?"
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Identidade e Autonomia
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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quarta-feira, 4 de março de 2015
atividade Dia do Circo na ducação Física
Atividades circenses na Educação Física
Objetivos
- Ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do circo.
- Conhecer e aprender técnicas simples de movimentos presentes nos espetáculos, como acrobacias e malabarismos, observando normas de segurança individual e coletiva.
- Desenvolver a capacidade de comunicação corporal, explorando as características expressivas e criativas das práticas circenses.
Conteúdos
Técnicas específicas para a realização de:
- Acrobacias com cordas.
- Acrobacias de solo: roda, ponte, vela e parada de mãos.
- Equilíbrio de objetos.
- Malabares com bolas e lenços.
- Dramatização de cenas com palhaços.
Anos
4º e 5º anos.
Tempo estimado
15 aulas.
Material necessário
Computador com acesso à internet, 3 cordas grandes (cerca de 3 metros), cordas individuais, colchonetes, bolas de papel (de 2 a 3 por aluno), lenços de tule (de 2 a 3 por aluno), arcos, tambor, nariz de palhaço, peruca e outros adereços.
Flexibilização
Alunos com necessidades educacionais especiais participam de todas as atividades. Nas aulas com cordas, é possível diferenciar o ritmo das batidas, ampliando o tempo de deslocamento, ou alternar batidas no chão e no ar de modo que os cadeirantes possam transpor a corda enquanto ela estiver no alto. Nas atividades que envolvem malabarismo, é possível usar bolas maiores e/ou mais leves e balões presos por barbantes no pulso dos alunos que necessitarem de recursos como esses. Já na formação de pirâmides humanas, quem tem alguma dificuldade de mobilidade pode assumir posições tanto na base quanto fora dela - basta adaptar a figura a ser realizada a fim de que o aluno consiga se equilibrar, com ou sem auxílio. A ajuda de professores e colegas também pode ser uma boa medida para acrobacias no solo.
Desenvolvimento
1ª etapa
Em uma roda de conversa, peça aos alunos que relatem seus conhecimentos sobre o circo e as brincadeiras realizadas no picadeiro. Convide-os a realizar as brincadeiras citadas e sugira outras complementares, tais como andar sobre uma corda no chão, simulando uma corda bamba, ou imitar um palhaço.
2ª etapa
Pesquise com a turma algumas informações sobre o circo. Na internet, há sites específicos como o da Academia Brasileira de Circo. Finalize essa etapa com uma sessão de filmes sobre diferentes tipos de circo e modalidades circenses, como malabarismo, acrobacias, dramatizações e equilíbrios. No Youtube, procure pelo canal oficial do Cirque Du Soleil e pelos vídeos do Circo da China, por exemplo. A partir do material coletado na pesquisa, da reação dos alunos diante dos filmes e dos relatos da etapa anterior, organize um roteiro com os pontos mais pertinentes e interessantes de serem desenvolvidos nas aulas práticas.
3ª etapa
Inicie uma sequência de aulas sobre as técnicas das modalidades circenses, começando pelas mais simples - como as atividades com corda - e deixando as mais complexas para o final - como acrobacias de solo e equilíbrio sobre o tambor. Exemplo de cronograma: 2 aulas para acrobacias com corda, 2 para malabarismos, 1 para dramatizações, 2 para acrobacias de solo, 1 para equilíbrios simples e pirâmides, 1 para equilíbrio sobre o tambor e 3 aulas mesclando os conteúdos em circuito. Em todas as aulas, é importante distribuir os alunos de forma a evitar ao máximo a formação de filas longas. Dependendo da disponibilidade de materiais, é possível dividir a turma em grupos.
Avaliação
Use o diagnóstico inicial como referência para avaliar a ampliação do repertório dos alunos sobre o tema circo. Quais modalidades e brincadeiras circenses eles conheciam e quais conhecem agora? A gama de movimentos corporais que são capazes de realizar aumentou? Que técnicas de movimentos presentes nos espetáculos foram aprendidas? A capacidade de se comunicar por meio do corpo foi aprimorada? Verificar e registrar, ao longo de todas as etapas, os avanços e as dificuldades ajudará a fazer esse balanço final.
fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/atividades-circenses-educacao-fisica-674674.shtml
Labels:
Movimento
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segunda-feira, 2 de março de 2015
Atividades alimentação
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Alimentação
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domingo, 18 de janeiro de 2015
atividades escola
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Escola
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quinta-feira, 1 de janeiro de 2015
Molde alfabeto
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Moldes
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Canção para o 1º dia de aula
(ritmo Ciranda cirandinha)
De segunda a sexta-feira
Vou à Escola estudar
Mas ao sábado e ao domingo
Fico em casa a descansar.
Na Escola, todos juntos,
Aprendemos a crescer.
Nunca ninguém sabe tudo
Todos temos que aprender.
Aprendemos Matemática
Um e dois e três e quatro
E até representamos
Uma peça de teatro.
Aprendemos a ouvir
Quando alguém quer falar;
Para pedir a palavra
O dedo vamos levantar.
Desenhamos e cantamos
No recreio temos bola.
Somos todos muito amigos;
É tão bom ir para Escola!
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Linguagem Oral/Escrita
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A criança e a escola nos primeiros dias
Objetivos específicos
- reconhecer a importância da escola na vida das pessoas.
- identificar as atividades vivenciadas na escola.
- identificar os materiais que usamos na escola.
- conhecer os direitos e cumprir os deveres.
Sugestões de atividades
- Promova um passeio pela escola para que as crianças conheçam as dependências dela.
O conhecimento da própria sala de aula deve ser o ponto de partida para o trabalho de reconhecimento das outras dependências da escola.
- Sugira às crianças que façam desenhos livres de uma das dependências da escola.
-Explore o material da sala de aula e das outras dependências ressaltando os cuidados que devem ser tomados para sua preservação.
-Promova conversas com outros profissionais que trabalham na escola. Se possível, convide um funcionário da escola para conversar com as crianças.
- Afixe os desenhos das crianças no mural, na parede ou no varalzinho da sala de aula.
- Fale sobre os cuidados que devemos ter para que a sala de aula fique sempre limpa e arrumada.
- faça a pseudoleitura dos combinados. ( leia junto com as crianças e aponte cada frase.)
Veja outras sugestões relacionadas com o tema nos links abaixo:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/95/artigo208654-1.asp
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/atividades-giz-432170.shtml
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projetos didaticos
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