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quinta-feira, 15 de maio de 2014
atividades meios de comunicação
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Linguagem Oral/Escrita
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
quarta-feira, 14 de maio de 2014
Relatório de Aprendizagem Individual
Mas, para direcionar ou redirecionar o seu trabalho pedagógico, é necessário ter dados mais consistentes.
A observação e o registro são as formas mais adequadas para obter esses dados.
Caderno de registro
- Separe um caderno para as suas anotações.
- Deixe três a quatro folhas para anotações referentes a cada aluno.
- Durante as atividades, observe cada criança e anote as dificuldades, as facilidades, as preferências individuais de cada um.
- Há necessidade de fazer diariamente um relatório de cada criança. Anote apenas o que você acha relevante para o desenvolvimento deles.
- Às vezes uma criança terá apenas uma frase anotada em seu relatório num período de dez dias e outro terá uma anotação mais extensa. Não se preocupe! Isso é um reflexo da diversidade de ritmos de aprendizagem que podemos encontrar em cada turma.
- Sempre que puder, releia suas anotações e observe se as crianças tem alcançado seus objetivos pedagógicos. Se necessário, redirecione o seu trabalho após a leitura dos relatórios.
- Esses relatórios são instrumentos importantíssimos para a auto-avaliação do seu trabalho.
O resultado do relatório tem como intuito orientá-lo (a) na construção do plano de trabalho para o semestre seguinte e, ainda, inteirar o professor que receberá as crianças no próximo ano letivo quanto ao desenvolvimento de cada um nos aspectos no relatório.
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Modelo Registro Diário
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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Registro Diário para a Educação Infantil
REGISTRO DIÁRIO
INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMA:
TURNO:
ANO:
DIREÇÃO:
Como foi a chegada e a saída das crianças?
Quais os interesses mais fortes que observei nas conversas e nas brincadeiras das crianças?
Qual a duração de dada de cada atividade dirigida? Houve alguma criança que não se envolveu?
O que ela fez nesse momento?
As atividades dirigidas cumpriram com os objetivos propostos?
Como as crianças se organizaram durante o tempo de trabalho?
O que as crianças fizeram durante os momentos livres?
Do que, como, onde, com que materiais e brinquedos as crianças brincaram?
As formas como organizei o espaço e propus o material foram adequadas para a iniciativa e o trabalho autônomo das crianças?
Quais os projetos que o dia de hoje possibilita desenvolver amanhã?
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Modelo Registro Diário
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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terça-feira, 13 de maio de 2014
Relatório Psicopedagógico Bimestral da Educação Infantil
Colegas da educação infantil, segue abaixo algumas sugestões para o Relatório Psicopedagógico Bimestral
a) Adaptação Escolar
A criança demonstrou alguma dificuldade em sua adaptação?
Adaptou-se bem ao grupo?
Estabeleceu relações com as crianças de ambos os sexos?
Seu papel no grupo foi ativo ou passivo?
Demonstrou comportamento agressivo nesse período?
b) Coordenação Motora Geral
Tem bom controle muscular?
Tem agilidade e destreza nos movimentos?
Sobe e desce degraus?
Cai ou tropeça com facilidade?
Corre com facilidade?
Acompanha os gestos das músicas cantadas pelos colegas?
Encaixa com facilidade as peças dos materiais pedagógicos?
Faz corretamente os exercícios de Educação Física?
Coopera com os colegas nas aulas de Educação Física?
c) Linguagem Oral
Obedece às ordens dadas?
Seu vocabulário está coerente com sua faixa etária?
Nomeia objetos?
Faz os exercícios fono-articulatórios corretamente?
Consegue ajudar a professora a contar uma história?
Participa dos teatros de fantoche?
Participa das aulas de teatro?
d) Natureza
Tem interesse em conhecer os animais?
Conhece as características dos animais?
Imita o som dos animais estudados?
Tem interesse em conhecer as frutas?
Conhece as características das frutas?
e) Sociedade
Conhece a história de quando nasceu?
Conhece e nomeia os membros da família?
Conhece e nomeia os meios de transporte?
Tem noções de higiene?
f) Artes
É criativo?
Gosta de trabalhar com diferentes materiais?
Coopera nas aulas de artes?
g) Matemática
Conhece as cores trabalhadas?
Assimilou os conteúdos aprendidos?
h) Aspectos Emocionais
É uma criança tranquila?
É uma criança irrequieta?
Tem necessidade de movimentação contínua?
Irrita-se por qualquer motivo?
É tímida com os colegas?
É tímida com os adultos?
É uma criança desinibida?
É uma criança expansiva?
Apresenta carinho pelos colegas?
Apresenta carinho pelos professores e funcionários?
Sabe resolver seus problemas?
Está sempre satisfeita?
É indiferente com as manifestações de afeto?
É emotiva?
Chora por qualquer coisa?
Faz birras com frequência?
Não aceita ser contrariada?
Quer tudo para si, não cede, nem reparte?
É generosa, boa e acolhedora?
Sabe enfrentar dificuldades?
Sabe-se defender?
É impaciente?
Acata com prazer as ordens dadas?
Desobedece sempre pelo prazer de contrariar?
i) Aspectos Sociais
É uma criança comunicativa?
Gosta de brincar em grupo?
Necessita ser estimulada para para ficar no grupo?
Sabe brincar em grupo?
Demonstra amizade pelos colegas?
Demonstra amizade pelos funcionários?
Consegue resolver suas dificuldades durante as brincadeiras?
Agride sem motivo aparente?
j) Em Classe
Consegue se concentrar durante as atividades?
Dispersa-se por qualquer coisa durante as atividades?
Tem interesse em tudo que é dado?
É independente para realizar suas atividades?
Apresenta organização em seu trabalho?
Demonstra cuidado com o material da escola?
Tem raciocínio rápido?
Tem interesse em ouvir histórias?
a) Adaptação Escolar
A criança demonstrou alguma dificuldade em sua adaptação?
Adaptou-se bem ao grupo?
Estabeleceu relações com as crianças de ambos os sexos?
Seu papel no grupo foi ativo ou passivo?
Demonstrou comportamento agressivo nesse período?
b) Coordenação Motora Geral
Tem bom controle muscular?
Tem agilidade e destreza nos movimentos?
Sobe e desce degraus?
Cai ou tropeça com facilidade?
Corre com facilidade?
Acompanha os gestos das músicas cantadas pelos colegas?
Encaixa com facilidade as peças dos materiais pedagógicos?
Faz corretamente os exercícios de Educação Física?
Coopera com os colegas nas aulas de Educação Física?
c) Linguagem Oral
Obedece às ordens dadas?
Seu vocabulário está coerente com sua faixa etária?
Nomeia objetos?
Faz os exercícios fono-articulatórios corretamente?
Consegue ajudar a professora a contar uma história?
Participa dos teatros de fantoche?
Participa das aulas de teatro?
d) Natureza
Tem interesse em conhecer os animais?
Conhece as características dos animais?
Imita o som dos animais estudados?
Tem interesse em conhecer as frutas?
Conhece as características das frutas?
e) Sociedade
Conhece a história de quando nasceu?
Conhece e nomeia os membros da família?
Conhece e nomeia os meios de transporte?
Tem noções de higiene?
f) Artes
É criativo?
Gosta de trabalhar com diferentes materiais?
Coopera nas aulas de artes?
g) Matemática
Conhece as cores trabalhadas?
Assimilou os conteúdos aprendidos?
h) Aspectos Emocionais
É uma criança tranquila?
É uma criança irrequieta?
Tem necessidade de movimentação contínua?
Irrita-se por qualquer motivo?
É tímida com os colegas?
É tímida com os adultos?
É uma criança desinibida?
É uma criança expansiva?
Apresenta carinho pelos colegas?
Apresenta carinho pelos professores e funcionários?
Sabe resolver seus problemas?
Está sempre satisfeita?
É indiferente com as manifestações de afeto?
É emotiva?
Chora por qualquer coisa?
Faz birras com frequência?
Não aceita ser contrariada?
Quer tudo para si, não cede, nem reparte?
É generosa, boa e acolhedora?
Sabe enfrentar dificuldades?
Sabe-se defender?
É impaciente?
Acata com prazer as ordens dadas?
Desobedece sempre pelo prazer de contrariar?
i) Aspectos Sociais
É uma criança comunicativa?
Gosta de brincar em grupo?
Necessita ser estimulada para para ficar no grupo?
Sabe brincar em grupo?
Demonstra amizade pelos colegas?
Demonstra amizade pelos funcionários?
Consegue resolver suas dificuldades durante as brincadeiras?
Agride sem motivo aparente?
j) Em Classe
Consegue se concentrar durante as atividades?
Dispersa-se por qualquer coisa durante as atividades?
Tem interesse em tudo que é dado?
É independente para realizar suas atividades?
Apresenta organização em seu trabalho?
Demonstra cuidado com o material da escola?
Tem raciocínio rápido?
Tem interesse em ouvir histórias?
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modelo relatório psicopedagógico
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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modelo de relatório psicopedagógico bimestral educação infantil
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modelo relatório psicopedagógico
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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quinta-feira, 8 de maio de 2014
8/5 - Dia do Artista Plástico
Dia de criança fazer arte!
★Pintura e Escultura Coleção: Arte é...
Autora: Núria Roca
Ilustrações: Rosa M. Curto
Tradução: Irami B. Silva
Editora: Escala Educacional
Preço: R$ 26,50
Onde encontrar: www.escalaeducacional.com.br
Estimule a percepção artística de seus alunos e prepare novos talentos
Por Camila Miranda
Em 8 de maio
comemoramos o Dia do Artista Plástico. A data é uma homenagem ao pintor
e desenhista José Ferraz de Almeida Júnior, que foi possivelmente o
primeiro artista plástico brasileiro a introduzir o homem do povo em
suas obras. No ensino infantil, desenhar, pintar e construir fazem parte
do mundo fascinante das artes. Segundo a diretora pedagógica do Colégio
Savioli, Selma Sabino Braga de Melo, de São Paulo (SP), "a escola é o
espaço onde a criança desenvolve sua capacidade intelectual e a sua
sociabilidade e aprimora sua capacidade de expressar-se e criar". Para
estimular a criatividade dos pequenos, confira as atividades sugeridas
pela coordenadora do Colégio Itatiaia, Giseli Pegoraro, pela professora
Viviane Batista, do Colégio Corujinha Feliz, e pela professora Michelle
Pereira Leite e a coordenadora Karina Savioli, do Colégio Savioli.
Saiba mais!
José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em 8 de maio de 1850, na cidade de Itu (SP). Em 1876, viajou para a Europa para continuar seus estudos e voltou ao Brasil em 1882, ficando conhecido por inserir personagens do cotidiano brasileiro da época. Almeida Júnior morreu precocemente, aos 49 anos, em 13 de novembro de 1899.
José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em 8 de maio de 1850, na cidade de Itu (SP). Em 1876, viajou para a Europa para continuar seus estudos e voltou ao Brasil em 1882, ficando conhecido por inserir personagens do cotidiano brasileiro da época. Almeida Júnior morreu precocemente, aos 49 anos, em 13 de novembro de 1899.
Sugesão de Leitura!
Autora: Núria Roca
Ilustrações: Rosa M. Curto
Tradução: Irami B. Silva
Editora: Escala Educacional
Preço: R$ 26,50
Onde encontrar: www.escalaeducacional.com.br
sugestões retiradas da Revista Guia Prático de Educação Infantil http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/98/artigo215303-1.asp
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Dia do Artista Plástico
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Família X Escola
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terça-feira, 22 de abril de 2014
Atividade Dia do Planeta
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Dia do Planeta
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segunda-feira, 21 de abril de 2014
Atividades Libertação dos Escravos
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Juscelino Kubitschek
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21 de Abril- Fundação de Brasília
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domingo, 20 de abril de 2014
Tiradentes e a Inconfidência Mineira
Ilustração: J.S.Rangel
(Patrícia Giuffrida)
Em 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes. A ocasião rende uma boa discussão em sala de aula sobre a Inconfidência Mineira.
A professora de História Flávia Aidar, formadora de professores e consultora de projetos educativos, sugere uma discussão sobre o papel de mártir da independência atribuído a Tiradentes. É possível, segundo ela, apresentar aos alunos duas versões de textos, em geral, encontradas em livros didáticos. Uma delas aponta Tiradentes como liderança no processo de libertação não só da região de Minas Gerais, mas de toda a colônia.
A outra versão, contrária à primeira, questiona essa interpretação. "Há documentos que mostram uma visão menos heroica dele", afirma a professora. "Em pleno século 18, a colônia não era pensada como nação. Além disso, a comunicação era difícil, o que nos leva a crer que seria improvável um movimento de independência generalizado por todo o território", completa. Após a leitura, abra um debate sobre o tema com os alunos.
O objetivo é mostrar ao grupo que a História não é um conhecimento estático. Para estudar o passado, é preciso recorrer a diversas fontes, questionar pontos de vista criticá-los e compará-los. continuar lendo...http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/tiradentes-inconfidencia-mineira-433188.shtml
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História
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21 de Abril Dia de Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (atual Tiradentes) e São João Del-Rei, em Minas Gerais, tendo sido batizado a 12 de de Novembro de 1746. Faleceu em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Era alferes de cavalaria de linha e se ligou aos intelectuais mineiros que tramavam um movimento de libertação nacional. Ardoroso propugnador da rebelião, acabou por ser único justiçado, após ter chamado a si toda a responsabilidade, inocentando os principais cabeças do movimento.
Depois de experimentar várias profissões, exerceu por algum tempo a de dentista prático, de onde lhe veio o cognome de Tiradentes.
Ligou-se à intelectualidade mineira da época, como José Álvares Maciel, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antonio Gonzaga, José Alvarenga Peixoto, Freire de Andrada, Toledo Piza etc., dedicando-se de corpo e alma ao movimento de libertação nacional que esses himens propugnavam. Entusiasmado, resolveu viajar ao Rio de Janeiro, procurando arregimentar mais gente para sua causa. Falava, às claras, sem nada a temer. Mas houve três delatores: Malheiro do Lago, Inácio Pamplona e, principalmente, o Coronel Joaquim Silvério dos Reis, que entregou Tiradentes às autoridades portuguesas.
No terceiro dia de interrogatório, Tiradentes acabou por dizer que fora ele a iniciar o movimento sem auxílio alheio.
Foi condenado à morte junto com 10 companheiros. Mas estes últimos tiveram sua pena comutada por carta régia de D. Maria I, e transformada em degredo perpétuo.
Segundo as crônicas da época, Tiradentes enfrentou a morte com muita coragem. Foi enforcado, deceparam-lhe a cabeça para ser exposta no mais alto poste de Vila Rica. A casa e o terreno onde morava foram salgados para que ali não mais crescesse qualquer tipo de vegetação.
Referência: Atualidades Pedagógicas.
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