Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

terça-feira, 1 de março de 2022

Planejamento de Ensino Mensal (março/2022) Pré-Escolar II, alinhado com a BNCC, Profª Claudia de O. Andrade

 PLANEJAMENTO DE ENSINO MENSAL

01/03/2022 à 31/03/2022

Instituição: CMEI Professora Telma Ferra Rabero
Turma: Pre´-Escolar II
Turno: Maturino
Profª Regente: Claudia de Oliveira Andrade
Coordenação: Ana Carmen
Direção: Jocilene 

HABILIDADES:

- EI03CG02- CRIAR MOVIMENTOS, GESTOS, OLHARES, MÍMICAS E SONS COM O CORPO ATRAVÉS DE VÍDEOS DE CANTIGAS INFANTIS.

- EI03EFO1- EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA ( ESCRITA ESPONTÂNEA), DESENHOS ETC.;

-EI03EF02- INVENTAR BRINCADEIRAS CANTADAS, POEMAS E CANÇÕES CRIANDO RIMAS, ALITERAÇÕES E RITMOS;

-EI03EF04- RECONTAR HISTÓRIAS OUVIDAS DEFININDO OS CONTEXTOS, OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA;

-EI03EF09- LEVANTAR HIPÓTESES EM RELAÇÃO A LINGUAGEM ESCRITA;

- EI03CG06- COORDENAR SUAS HABILIDADES MOTORAS ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA;

- EI030E04- RECONTAR HISTÓRIAS OUVIDAS, DEFININDO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS E CONTEXTOS.

-EI03ET08- RELACIONAR NÚMEROS DE 1 À 10 ÀS SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES.

 

CONCEITOS:

- NUMERAIS/QUANTIDADES DE 1 À 10;

- VOGAIS E CONSOANTES;  

- CONCEITO DA FIGURA MULHER SEU VALOR NA SOCIEDADE E NA FAMÍLIA;

- CONCEITO DE CORES PRIMÁRIAS;

CONTEÚDOS:

- Histórias em quadrinhos e interpretação (livro didático Adoletá, pág. 5);

- Cantigas infantis;

-Vídeos infantis (alfabeto, numerais de zero a dez, cores postadas no AVA);

- Numerais/quantidades de 1 à 10;

- Linguagem expressiva: obra da artista Tarsila do Amaral “Abaporu (livro didático Adoletá, pág. 9);

- Rima e aliteração (livro didático Adoletá pág, 11);

-Características típicas do Estado de MS ( culinária, lendas, roupas etc.) (livro didático Adoletá,  pág. 7)

- Vogais e consoantes.

ATIVIDADES:

- PONTILHADAS DO ALFABETO;

PONTILHADAS DOS NUMERAIS/QUANTIDADE DE 1 À 10;

- ATIVIDADE COLETIVA DE PINTURA E COLAGEM COM O TEMA: DIA INTERNACIONAL DA MULHER;

-ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ:  Linguagem em quadrinhos (LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ PÁG. 05) 03/03/2022;

- ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ: Cultura Regional do MS, PÁG.7 (09/03/2022);

-ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ: Tela Abaporu da artista Tarsila do Amaral, PÁG. 9 (23/03/2021)

- ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ: Rima, pág. 11 (29/03/2022);

- VÍDEOS DIDÁTICOS NUMERAIS/QUANTIDADE DE 1 À 10 POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM)

-VÍDEOS DE CONTOS INFANTIS POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM);

- VÍDEOS DE CANTIGAS INFANTIS RELACIONADOS COM OS NUMERAIS, ALFABETO; CORES POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM).

- VÍDEO DIDÁTICO DA OBRA DA ARTISTA TARSILA DO AMARAL “ABAPORU” POSTADO NO AVA;

-VÍDEO DIDÁTICO CULTURA DO MS, POSTADO NO AVA.

METODOLOGIA:

As atividades serão realizadas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.

Serão utilizados diversos recursos didáticos para ampliar gradativamente o processo de comunicação da escrita alfabética e numeral de zero a dez, como também da expressão oral, despertando dessa forma na criança o interesse por conhecer vários gêneros orais e escritos para que possam ampliar os seus conhecimentos acerca dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Neste mês letivo as crianças realizarão atividades coletivas de pinturas e colagens com o tema “Dia Internacional da Mulher”. Será entregue uma lembrancinha para que os mesmos entreguem para a “Mamãe” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

As atividades referentes aos temas trabalhados no livro didático Adoletá no referido mês especificadas acima, terão complementaridade com outras atividades e outros recursos didáticos além do proposto no referido livro tais como: gravuras em palitos, fantoches, atividades de pintura, colagem em papel pardo etc.

Algumas atividades serão realizadas em sala e outras extraclasse com a interação professor criança/criança tais como: brincadeiras com boliches dos numerais, brincadeiras de roda, momento dos legos, etc.

AVALIAÇÃO:

Avaliação será contínua, através da observação diária e registro do desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.

REFERÊNCIAS:

SILVA, Patrícia Botelho da. Coleção Adoletá Volume II (crianças pequenas 5 anos), Pré-Escola. Educação Infantil, Editora do Brasil FNDE/MEC, 2022.  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!