PLANEJAMENTO DE
ENSINO SEMANAL
09/03/2020 À 13/03/2020
CENTRO
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SONHO DE CRIANÇA
TURMA:
MATERNAL II A/D
PROFª: Cláudia de Oliveira Andrade
TURNO:
MATUTINO/VESPERTINO
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA:
DIREÇÃO:
CAMPOS DE
EXPERIÊNCIAS:
O eu, o Outro e o Nós; Escuta, fala, Pensamento e Imaginação; Corpo; Gestos e
movimentos;, espaços, tempos, quantidades, relações e transformação.
CONTEÚDOS: Dia do Circo, cores, coordenação motora
fina, contos infantis, cantigas
infantis, vídeo infantil; brincadeiras cooperativas/dirigidas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM CONFORME A
BNCC PARA A REFERIDA FAIXA ETÁRIA
.(EI02CG05)
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para
desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros
-EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades
manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre
outros;
(EI02EF03)
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos,
diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do
adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a
direita)
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
-Desenvolver a coordenação motora fina;
- Vivenciar a contação de histórias,
utilizando-se de livros, fantoches;
-Expressar-se corporalmente, emitindo
sons a partir de brincadeiras como: cantoria de parlendas, cantigas de roda ou
brincadeiras cantadas Identificar o livro pelas ilustrações;
- -Conhecer
a história do circo;
- Conhecer
o circo e suas atribuições;
- Identificar
personagens do circo e suas atrações;
- Conhecer
a função de cada personagem do circo;
- Conhecer
a linguagem usada no circo;
- Saber
como vivem as crianças que moram no circo;
- Representar
papéis referentes aos personagens do circo;
- Dramatizar
movimentos dos personagens do circo;
- Imitar
animais circenses;
- Participar
de brincadeiras relativas ao circo;
- Cantar
músicas de circo;
- Participar
de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
- Valorizar
o circo como uma grande expressão cultural;
- Respeitar
o trabalho dos personagens do circo;
- Respeitar
os animais que fazem parte do circo;
- Saber
trabalhar em grupo;
- Saber
ouvir e esperar a sua vez para falar;
METODOLOGIA:
No primeiro momento será formada a rodinha da
conversa com as crianças para cantar o “Bom Dia”, “Boa Tarde”, contar
historinhas com o tema “O Circo”, cantar musiquinhas e dialogar acerca dos profissionais que trabalham no circo e sua
contribuição cultural na vida de todos nós.
·
1ª atividade da
semana: Montar
um mini-circo no papel pardo de forma coletiva com as crianças.
- 2ª atividade da semana: Desenhos no sulfite com o tema “Circo”;
- 3ª atividade da semana: Apresentar imagens/fotos de
pessoas tralhando no circo. As crianças irão observar as imagens e falar
sobre o que observaram, se já assistiram um espetáculo no circo, se
conhecem alguém que trabalha em circo. Após a conversa, assistir a um
vídeo infantil sobre o circo.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Aparelho de DVD, aparelho de televisão,
brinquedos, tinta guache, lápis de cor, cola, sulfite, crepom, cartolina, papel
pardo, legos, CDs de cantigas e filmes infantis etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será por meio de registro
contínuo por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem e da
participação das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.
MATUTINO
1º DIA
(segunda-feira)
1º
momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil com o
tema “Circo”.
2º
momento: lanche
3º
momento: atividade coletiva com o tema “Circo”
4º
momento: higiene corporal
5º
momento: hora-atividade das 9:20 às 11:00H
2º Dia
(terça-feira)
1º
momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º
momento: lanche
3º
momento: atividade no sulfite com o tema “Circo”
4º
momento: higiene corporal
5º
momento: hora-atividade das 9:20 às 11:00h
3º Dia
(quarta-feira)
1º
momento: hora-atividade das 7:00 às 7:50h
2º
momento: conto infantil com o tema “Circo”.
3º
momento: vídeo infantil com o tema “Circo”
4º
momento: higiene corporal
5º
momento: almoço
6º
momento: higiene das mãos/bucal e soninho
7º
momento: soninho e saída dos professores.
4º Dia (quinta-feira)
1º
momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º
momento: lanche
3º
momento: atividade de pintura e colagem no papel pardo com o tema “Circo”
4º
momento: higiene corporal
5º
momento: almoço
6º
momento: higiene das mãos/bucal e soninho
7º
momento: soninho e saída dos professores.
5º Dia
(sexta-feira)
PL (Planejamento de Ensino) DAS 07:00H ÀS 11:00H
TURNO VESPERTINO
1º DIA
(segunda-feira)
1º
momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º
momento: cantigas com o tema “Circo” e pintura no sulfite
3º
momento: lanche
4º
momento: brincadeiras cooperativas
5º
momento: organização da sala e espera
dos pais ouvindo historinha
2º Dia
(terça-feira)
1º
momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º
momento: atividade no sulfite com o tema
“Circo”
3º
momento: lanche
4º
momento: vídeo infantil
5º
momento: hora-atividade das 15:20 às 17:00h
3º Dia
(quarta-feira)
1º
momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º
momento: pintura/colagem com o tema Circo
3º
momento: lanche
4º
momento: brincadeiras coletivas no gramado
5]
momento: retorno para a sala e higiene das mãos e espera dos pais ouvindo
historinha infantil
4º Dia
(quinta-feira)
1º
momento: hora-atividade das 13:00h às 15:20
2º
momento: brincadeiras cooperativas em sala
3º
momento: leitura de historinha esperando
os pais
5º Dia
(sexta-feira)
PL (Planejamento de Ensino) DAS 13:00H ÀS 17:00H
planejamento show !!!!! adorei valeu mesmo
ResponderExcluir