PROJETO DIDÁTICO
DIA DO ÍNDIO
INSTITUIÇÃO:
TURMA:
PROFESSOR
(A):
INÍCIO: TÉRMINO:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
AREAS DE CONHECIMENTO: Arte
CONTEÚDOS: cultura indígena, formas geométricas, cores, coordenação motora fina/grossa, percepção sonora, percepção visual, expressão corporal, conceito Longe/perto.
JUSTIFICATIVA:
O tema em destaque “O Índio”,
visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas
alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta do projeto é difundir
danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da
riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do professor
é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e
produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando
em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de
possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.
OBJETIVO GERAL:
Este projeto didático tem por
objetivo gerar trabalhar o tema "Dia do índio" com os estudantes de
diversas formas lúdicas favorecendo a compreensão das crianças sobre o modo de
vida indígena promovendo a consciência crítica-reflexiva sobre os povos
indígenas no processo histórico brasileiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado);
Compreender o conceito de longe e perto.
ATIVIDADES:
Leituras:
Informativas;
Recreativas;
Poéticas;
Contos;
Cantigas;
Pinturas;
Colagem;
Recortes;
METODOLOGIA:
As
atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação
professor e aluno.
Serão formadas as rodinhas da conversa abordando com os estudantes sobre o tema em destaque, levantando as hipóteses dos mesmos sobre o modo de vida dos povos indígenas.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o desenvolvimento deste projeto serão promovidas diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: painéis, cantigas, brincadeiras, jogos etc.
Serão formadas as rodinhas da conversa abordando com os estudantes sobre o tema em destaque, levantando as hipóteses dos mesmos sobre o modo de vida dos povos indígenas.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o desenvolvimento deste projeto serão promovidas diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: painéis, cantigas, brincadeiras, jogos etc.
RECURSOS:
Sulfite, EVA, cola, tesoura,
cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som,
televisão, etc.
CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição de todas
as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto para
as demais turmas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de
registro por parte do professor (a) do desenvolvimento da aprendizagem e
da participação de cada aluno frente as atividades propostas durante a
realização deste projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais, História, MEC, Brasília, 2001.
Parâmetros Curriculares Nacionais, Geografia, MEC, Brasília, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!