Seguidores

CANAL PEDAGÓGICO

Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

domingo, 3 de junho de 2018

Atividade de pintura, desenho, colagem e modelagem

Objetivo(s) 

  • Desenvolver a autonomia.
  • Promover o percurso criador em atividades de pintura, desenho, colagem, modelagem.

Ano(s) 

Creche

Material necessário 

  • argila
  • cola
  • giz de cera
  • papéis
  • potes de tinta
  • caixas de tamanhos variados
  • sucatas miúdas para acabamento (botões, barbantes, purpurina etc.)

Desenvolvimento 

1ª etapa 
Prepare dois ambientes com a seguinte organização: em um deles, disponha sobre uma mesa argila, papéis de tamanhos e espessuras variados. Apresente os materiais para as crianças e deixe que criem desenhos e esculturas, decidindo com o que querem trabalhar e de que maneira vão realizar suas produções. Fique próximo das crianças, orientando quando elas não conseguem utilizar algum dos materiais ou se ameaçam colocar algo na boca, por exemplo. Em outra mesa, disponibilize materiais de acabamento para o trabalho feito no momento anterior. Explique a função dessa etapa: com a colagem de pequenos objetos, como barbante ou purpurina, e pintura de detalhes com cores variadas, podem pensar na finalização das peças.

Avaliação 

Veja se as crianças ficam um tempo maior entretidas na atividade, planejam o que querem criar e escolhem quais materiais utilizar para conseguir o resultado desejado. Esteja atento às necessidades de todos - se estão satisfeitos com o que estão fazendo ou se precisam de auxílio.

Flexibilização 

Os alunos com deficiência motora de qualquer ordem devem ter garantido o acesso aos materiais e ser estimulados a produzir da melhor forma que conseguirem. A ajuda necessária, sempre que possível, deve partir dos colegas, seja para alcançar o pote de tinta, manusear materiais pequenos, ou movimentar pincel e lápis em suas produções. Mais importante que tudo isso, é garantir que todos se sintam autores das próprias obras, o que nem sempre acontece quando a ajuda é muita. Portanto, é fundamental que tanto o professor, quanto as crianças deixem que o aluno com deficiência física faça suas escolhas e, pouco a pouco, aprenda a pedir ajuda apenas para o necessário.  

Deficiências 

Física
Créditos: Priscila Monteiro Formação: Coordenadora do Programa Além dos Números, do Instituto Avisalá, em São Paulo, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 Créditos: Maria da Paz Castro (Gunga) Formação: Orientadora de Práticas Inclusivas da Escola da Vila, São Paulo, SP
https://novaescola.org.br/conteudo/5561/atividade-de-pintura-desenho-colagem-e-modelagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Comente:

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também