Seguidores

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Dicas Folclore

Entre mitos, lendas e tradições
Aproveite o Dia Mundial do Folclore (22 de agosto) para transmitir valores culturais, incentivar o gosto pela pesquisa e dar asas à imaginação dos alunos
Por Juliana Lambert

Objetivos:
Reconhecer a importância do folclore e das tradições populares
Transmitir os valores culturais
Desenvolver o hábito da pesquisa
Estimular o gosto pela leitura

Faixa etária: 2º ao 5º ano
Levar o folclore para a sala de aula é uma excelente oportunidade para despertar o potencial criativo e a sensibilidade dos alunos. “O folclore está presente em nosso dia a dia, nos hábitos, costumes, danças, músicas, comidas e até na maneira como festejamos a vida e exercitamos a nossa imaginação”, comenta Kátia Santana, coordenadora pedagógica do Colégio Marista, de Aracati (CE). A educadora aposta na leitura, na contação de lendas, nas brincadeiras antigas e atividades como trava-línguas, parlendas e adivinhações para resgatar as tradições populares. “Pesquisar receitas típicas, apresentar esquetes teatrais baseadas em lendas e construir bonecos que representam personagens folclóricos são apenas alguns exemplos de atividades que promovem experiências significativas de aprendizagem”, sugere.

Para Vanessa Santos, coordenadora do Colégio Novo Alicerce, de São Paulo (SP), o tema folclore é sempre bem-vindo. “Pensar, falar, escrever, pesquisar sobre o folclore é sempre muito prazeroso porque se trata de vivências, antigas ou atuais, compartilhadas ao longo de gerações. O folclore traduz o pensar, sentir e agir de um povo. Devemos aproveitar as datas comemorativas para inseri-las nos conteúdos e, assim, dar mais significado ao conteúdo de sala de aula”, afirma a coordenadora, que acredita que no Ensino Fundamental I, o trabalho com folclore ajuda a promover a conscientização das diferenças culturais e levar o aluno a ter respeito por outros costumes, organizar ideias, pensamentos e a oralidade.

Dica de leitura!

Turma da Mônica Folclore Brasileiro Mônica, Cebolinha e companhia apresentam cantigas, trava-línguas, parlendas e crendices que atravessaram gerações e até hoje encantam. Autor: Maurício de Sousa Editora: Girassol Brasil Preço: R$ 44,90 Onde encontrar: www.girassolbrasil.com.br

Armazém do Folclore Um armazém repleto de contos, brincadeiras e adivinhas com as palavras do folclore brasileiro. Autor: Ricardo Azevedo Editora: Editora Ática Preço: R$ 33,90 Onde encontrar: www.atica.com.br


Meu livrinho do folclore

No Colégio Virgo Potens, em Guarulhos (SP), o folclore é levado a sério e até virou tema de livro. “Os alunos do 2º ano participaram do projeto interdisciplinar Meu Livrinho do Folclore, que envolveu Língua Portuguesa, História e Arte.

Os conteúdos trabalhados inspiraram os pequenos escritores a abordar histórias em quadrinhos, comidas típicas, adivinhações, parlendas e brincadeiras folclóricas”, conta a coordenadora pedagógica Shirley Piveta Moreira, para quem o objetivo é apresentar a história do folclore de maneira lúdica e interativa. E por que não aproveitar a atividade para aproximar mais pais e filhos? As famílias dos alunos participaram de todo o processo de confecção dos livrinhos, contribuindo com receitas típicas, histórias e brincadeiras de infância. Quando o tema é folclore, sobra diversão. Além da publicação, os alunos também experimentaram brincadeiras antigas, como Amarelinha, Peteca e Cabra-cega.

Folclore em Português e Matemática!

1. Solicite que os alunos pesquisem parlendas, travas-línguas, provérbios, piadas e ditados populares.

2. Peça que cada um leia sua pesquisa, promova intervenções e a introdução sobre o que é folclore.

Festival de histórias contadas pela vovó

1. Organize com os alunos um festival de histórias e lendas folclóricas que serão contadas pela vovó.

2. Veja qual vovó está disponível para compartilhar com as crianças algumas histórias.

3. Combine as regras do festival (data, horário, história ou lenda a ser contada).



Materiais:

• 1 par de meia preta velha
• Areia
• Retalhos de tecido vermelho
• Lantejoulas brancas
• E.V.A. marrom
• Cola quente e cola branca
• Botões marrons
• Pedacinho de palito
• Papel espelho vermelho
• Guache vermelho
• Canetinha vermelha

1. Certifique-se de que as meias não apresentam furos e preencha-a com areia. Coloque a outra meia para reforçar e amarre, de maneira que a bolinha fique bem redonda e seja o rostinho do Saci-Pererê.

2. Faça um cone de papel laminado vermelho e cole para fechar com cola branca.

3. Cole na cabeça do saci. Faça o acabamento com os retalhos vermelhos e dê uma demão de guache vermelho sobre os retalhos.

4. Cole os botões com cola quente para fazer os olhos e o nariz e cole lantejoulas sobre os botões dos olhos. Com o E.V.A. marrom, faça a boca e contorne com a canetinha. Cole o pedacinho de palito para imitar o cachimbo.


Materiais:

• Palito de churrasco
• Papel-cartão
• E.V.A. marrom
• Aquarela rosa, vermelha e marrom
• Pincel e lápis
• Caneta hidrocor marrom
• Cola quente
• Tesoura

1. Passe o desenho do saci para o papel-cartão com o lápis e recorte.

2. Pinte com a aquarela e contorne com hidrocor preta.

3. Faça a sobrancelha com E.V.A. e cole o desenho no E.V.A. marrom, recortado no mesmo formato. Depois cole no palito de churrasco. Para acabamento, pinte o palito de marrom.



Vamos fazer um jogral ?

Jogral é uma espécie de coral falado, respeitando uma ordem e que confere uma musicalidade e ritmo aos participantes enquanto declamam. Em conjunto, a classe pode elaborar diferentes frases para compor uma poesia sobre folclore e na hora de declamar, cada aluno pode ler uma, meninos podem ler uma e meninas outra etc.



Dica esperta!

Tente organizar o evento no final de semana, assim a família toda pode participar e aplaudir a vovó!

Referência: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/88/imprime227086.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!


Campos de Experiência-BNCC Educação Infantil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *