Aproveite o Dia Mundial do
Folclore (22 de agosto) para transmitir valores culturais, incentivar o
gosto pela pesquisa e dar asas à imaginação dos alunos
Por Juliana Lambert
Faixa etária: 2º ao 5º ano
Levar o folclore para a sala de aula
é uma excelente oportunidade para despertar o potencial criativo e a
sensibilidade dos alunos. “O folclore está presente em nosso dia a dia,
nos hábitos, costumes, danças, músicas, comidas e até na maneira como
festejamos a vida e exercitamos a nossa imaginação”, comenta Kátia
Santana, coordenadora pedagógica do Colégio Marista, de Aracati (CE). A
educadora aposta na leitura, na contação de lendas, nas brincadeiras
antigas e atividades como trava-línguas, parlendas e adivinhações para
resgatar as tradições populares. “Pesquisar receitas típicas, apresentar
esquetes teatrais baseadas em lendas e construir bonecos que
representam personagens folclóricos são apenas alguns exemplos de
atividades que promovem experiências significativas de aprendizagem”,
sugere.
Objetivos:
★ Reconhecer a importância do folclore e das tradições populares
★ Transmitir os valores culturais
★ Desenvolver o hábito da pesquisa
★ Estimular o gosto pela leitura
Faixa etária: 2º ao 5º ano
Para Vanessa Santos, coordenadora do Colégio Novo Alicerce, de São Paulo (SP), o tema folclore é sempre bem-vindo. “Pensar, falar, escrever, pesquisar sobre o folclore é sempre muito prazeroso porque se trata de vivências, antigas ou atuais, compartilhadas ao longo de gerações. O folclore traduz o pensar, sentir e agir de um povo. Devemos aproveitar as datas comemorativas para inseri-las nos conteúdos e, assim, dar mais significado ao conteúdo de sala de aula”, afirma a coordenadora, que acredita que no Ensino Fundamental I, o trabalho com folclore ajuda a promover a conscientização das diferenças culturais e levar o aluno a ter respeito por outros costumes, organizar ideias, pensamentos e a oralidade.
Dica de leitura! • Armazém do Folclore Um armazém repleto de contos, brincadeiras e adivinhas com as palavras do folclore brasileiro. Autor: Ricardo Azevedo Editora: Editora Ática Preço: R$ 33,90 Onde encontrar: www.atica.com.br |
Meu livrinho do folclore
No Colégio Virgo Potens, em Guarulhos (SP), o folclore é levado a
sério e até virou tema de livro. “Os alunos do 2º ano participaram do
projeto interdisciplinar Meu Livrinho do Folclore, que envolveu Língua
Portuguesa, História e Arte.
Os conteúdos trabalhados inspiraram os pequenos escritores a
abordar histórias em quadrinhos, comidas típicas, adivinhações,
parlendas e brincadeiras folclóricas”, conta a coordenadora pedagógica
Shirley Piveta Moreira, para quem o objetivo é apresentar a história do
folclore de maneira lúdica e interativa. E por que não aproveitar a
atividade para aproximar mais pais e filhos? As famílias dos alunos
participaram de todo o processo de confecção dos livrinhos, contribuindo
com receitas típicas, histórias e brincadeiras de infância. Quando o
tema é folclore, sobra diversão. Além da publicação, os alunos também
experimentaram brincadeiras antigas, como Amarelinha, Peteca e
Cabra-cega.
Folclore em Português e Matemática!
1. Solicite que os alunos pesquisem parlendas, travas-línguas, provérbios, piadas e ditados populares.
2. Peça que cada um leia sua pesquisa, promova intervenções e a introdução sobre o que é folclore.
Festival de histórias contadas pela vovó
1. Organize com os alunos um festival de histórias e lendas folclóricas que serão contadas pela vovó.
2. Veja qual vovó está disponível para compartilhar com as crianças algumas histórias.
3. Combine as regras do festival (data, horário, história ou lenda a ser contada).
Materiais:
• 1 par de meia preta velha
• Areia
• Retalhos de tecido vermelho
• Lantejoulas brancas
• E.V.A. marrom
• Cola quente e cola branca
• Botões marrons
• Pedacinho de palito
• Papel espelho vermelho
• Guache vermelho
• Canetinha vermelha
1. Certifique-se de
que as meias não apresentam furos e preencha-a com areia. Coloque a
outra meia para reforçar e amarre, de maneira que a bolinha fique bem
redonda e seja o rostinho do Saci-Pererê.
2. Faça um cone de papel laminado vermelho e cole para fechar com cola branca.
3. Cole na cabeça do saci. Faça o acabamento com os retalhos vermelhos e dê uma demão de guache vermelho sobre os retalhos.
4. Cole os botões
com cola quente para fazer os olhos e o nariz e cole lantejoulas sobre
os botões dos olhos. Com o E.V.A. marrom, faça a boca e contorne com a
canetinha. Cole o pedacinho de palito para imitar o cachimbo.
Materiais:
• Palito de churrasco
• Papel-cartão
• E.V.A. marrom
• Aquarela rosa, vermelha e marrom
• Pincel e lápis
• Caneta hidrocor marrom
• Cola quente
• Tesoura
1. Passe o desenho do saci para o papel-cartão com o lápis e recorte.
2. Pinte com a aquarela e contorne com hidrocor preta.
3. Faça a sobrancelha com E.V.A. e cole o desenho no E.V.A. marrom, recortado no mesmo formato. Depois cole no palito de churrasco. Para acabamento, pinte o palito de marrom.
Vamos fazer um jogral ? Jogral é uma espécie de coral falado, respeitando uma ordem e que confere uma musicalidade e ritmo aos participantes enquanto declamam. Em conjunto, a classe pode elaborar diferentes frases para compor uma poesia sobre folclore e na hora de declamar, cada aluno pode ler uma, meninos podem ler uma e meninas outra etc. |
Dica esperta! Tente organizar o evento no final de semana, assim a família toda pode participar e aplaudir a vovó! |
Referência: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/88/imprime227086.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!