PROJETO DIDÁTICO
“EDUCAÇÃO INFANTIL: TODOS NO
COMBATE À DENGUE”
INSTITUIÇÃO:
TURMA:
Maternal II A/C
TURNOS:
matutino/vespertino
PROFª:
Claudia de Oliveira Andrade
AUXILIARES:
Landerson/Jéssica
INÍCIO
DO PROJETO: 07/03/16 TÉRMINO: 23/03/16
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA:
DIREÇÃO:
ÁREAS
DE CONHECIMENTO: Linguagem
Oral/Linguagem Escrita, Natureza e Sociedade.
CONTEÚDOS:
conceito dengue, coordenação motora fina/grossa, prevenção dengue e cores.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade conscientizar os
estudantes sobre os principais meios de combater a dengue, dialogando com os
mesmos sobre o modo que a doença é transmitida, seus principais sintomas e como
combater o mosquito transmissor do vírus causador da referida doença, o “Aedes
aegypti”.
De origem espanhola, a palavra dengue significa
"melindre", "manha", estado em que se encontra a pessoa
contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês de arthropod-bornvirus, vírus
oriundo dos artrópodos), no caso,é encontrado na fêmea do mosquito Aedes
aegypti ou na do Aedes albopictus, esse último conhecido como "tigre
asiático"
Esse vírus está presente no Brasil desde 1982 na forma
benigna, mas a partir de 1990 têm sido registrados alguns casos de dengue
hemorrágica, que pode levar à morte.
No Brasil, o agente transmissor da dengue é o Aedes
aegypti, um mosquito pequeno, delgado e escuro, que possui hábitos diurnos e
vive dentro ou nas proximidades das habitações urbanas. Sua reprodução ocorre
em locais de água parada, como lagos, poças de água e água contida em garrafas,
vasos, pneus velhos jogados em quintais.
Após um período de incubação de alguns dias, a doença
manifesta-se desencadeando uma febre súbita, acompanhada de fortes dores
musculares e nas articulações ósseas - daí o nome popular de
"quebra-ossos". Surgem manchas avermelhadas no corpo, dores de cabeça
e nítida sensação de cansaço, além de fotofobia (aversão à luz), lacrimação,
inflamação na garganta e sangramento na boca e nariz.
Não existe tratamento especial para a doença, mas é
indispensável os seguintes cuidados: manter-se em repouso; beber muito líquido
e, quando indicado por médicos, o uso de medicamentos para alívio das dores e
interrupção do estado febril, porém nunca medicamentos que contenham ácido
acetil salicílico, como a Aspirina e o AAS.
Eliminar os focos de reprodução como retirar água parada
no interior de garrafas, pneus e vasos; tampar caixas-d'água; usar tela
protetora em janelas e portas para impedir o acesso do mosquito (em residências
próximas a lagos, rios e represas); usar inseticida e desinfetantes domésticos,
que embora não eliminam, podem diminuir a presença dos mosquitos (https://www.algosobre.com.br/biologia/origem-da-dengue.html).
Portanto, trabalhar este tema com os estudantes a partir
da educação infantil é de suma importância para conscientizá-los desde pequenos
sobre os perigos que a dengue traz a saúde do homem. Dessa forma, a instituição
de educação infantil, tem o dever de contribuir de forma lúdica e contextualizada um projeto
didático voltado para a saúde, priorizando o combate à dengue, estimulando
dessa forma o pensamento crítico/reflexivo dos estudantes com o tema em
destaque.
OBJETIVO
GERAL
Conscientizar os estudantes sobre a importância de
prevenir a dengue combatendo o mosquito transmissor do vírus causador da doença
“Aedes aegypti”, por meio de diversas estratégias de ensino que favoreçam a
aprendizagem dos estudantes em relação a
temática “Dengue”.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Mobilizar os alunos
no combate à Dengue;
- Alertar os alunos
sobre os principais sintomas da dengue;
- Conscientizar os
alunos sobre a prevenção contra a Dengue;
- Compreender o
processo do ciclo da vida do mosquito;
- Desenvolver hábitos e
atitudes que ajude a acabar com a proliferação do mosquito;
- Identificar os
aspectos do mosquito da Dengue;
- Desenvolver o
raciocínio lógico a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a
percepção auditiva e visual da criança;
- Ampliar o
conhecimento das cores.
METODOLOGIA
No primeiro momento, será formada a roda da conversa com
os estudantes para abordar sobre o tema “Dengue”. Nesta roda de conversa serão
levantadas as hipóteses dos estudantes em relação ao tema tais como, - Vocês já
ouviram falar na palavra “Dengue” e o que ela significa? – Vocês já ouviram
falar do mosquito Aedes aegypti? –Vocês sabiam que é este, o mosquito
transmissor do vírus causador da doença dengue? Vocês sabem como é o ciclo
evolutivo do mosquito da dengue? – Vocês sabem quais são os principais sintomas
da dengue? – Vocês sabem como podemos evitar a dengue?
Durante o desenvolvimento deste projeto serão utilizadas
diversas fontes de informações educativas (textos informativos, vídeos
educativos, livros didáticos, panfletos etc.) para trabalhar o referido tema
com os estudantes. Também, serão realizadas atividades de
recortes/colagens/pinturas/cartazes/dobraduras/maquete relacionadas com o tema.
1ª Semana
(07/03/16 à 11/03/16)
- Roda da conversa (diálogo
sobre o conceito “Dengue” e mosquito transmissor do vírus causador da dengue ;
- Leitura de textos
informativos com o tema “Dengue” com os estudantes e levantamento das hipóteses
dos mesmos em relação ao tema em destaque.
- Cartaz de forma
coletiva com o tema “dengue”
- Recortes/colagem/pintura
com o tema dengue.
2ª Semana
( 14/03/16 à 18/03/16)
- Roda da conversa (diálogo
sobre o mosquito transmissor do vírus causador da “Dengue” e ambientes propícios e não propícios
para a proliferação do mosquito da
dengue e os cuidados que devemos ter para a prevenção da dengue.
- Fazer um passeio ao
redor da instituição de ensino, com a intenção de analisar se há objetos com água parada que possam contribuir para a
proliferação do mosquito Aedes aegypti. Caso, seja encontrando tais objetos com
água parada , explicar aos estudantes sobre os principais cuidados que devemos
ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti destacando o ambiente
do qual estamos inseridos. Posteriormente, será dado inicio a confecção de uma
maquete de forma coletiva com os estudantes,
retratando o locais propícios a proliferação do mosquito Aedes aegypti (ambiente
não cuidado pelo homem) e locais não propícios
a proliferação do referido mosquito (local cuidado pelo homem).
3ª semana
21/03/16 à 23/03/16
-Roda da conversa com os estudantes sobre o tema
“Dengue”, e das atividades a serem trabalhadas durante a semana;
- Vídeo com o tema “Dengue”;
-Exposição da maquete e fixação na parede do pátio
da instituição de algumas atividades realizadas com o tema “Dengue” para as
demais salas visualizarem.
- Entrega de panfletos de prevenção da dengue para
os estudantes.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Cartolinas,
papel pardo, EVA, tinta guache, pincel atômico, giz de cera, sulfite, tesoura,
cola quente, cola branca, lápis de cor, placa de isopor, CDs, aparelho de
televisão, aparelho de DVD, textos informativos, livros etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será por
meio de registro do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos
estudantes frente às atividades propostas durante a execução do projeto.
REFERÊNCIAS:
PINTO, Gerusa Rodrigues et al. Dia a Dia do
Professor. Vol. 7, Editora Fapi Ltda.
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