Seguidores

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Painel Folclore

Projeto didático "Brincando e aprendendo com parlendas"




INSTITUIÇÃO:
TURMA: TURNO:
PROFESSORA:
DURAÇÃO DO PROJETO: ...../...../.......À ..../....../......
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
TEMA DO PROJETO: Brincando e Aprendendo com Parlendas
TURMA: Educação Infantil
AREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Natureza/Sociedade, Musicalidade, Artes Plásticas e Movimento
CONTEÚDOS: Parlendas, cores, coordenação motora fina/grossa, ritmo corporal e percepção auditiva/visual.

JUSTIFICATIVA:

Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. Nesse sentido este projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal dos alunos através das parlendas.
Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importância. Está nas mãos da escola, criar espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância, desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transformá-la. ransmitir o legado cultural constituído pela humanidade é uma das funções primordiais da educação.
O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido.
Vale a pena trazer as cantigas e parlendas para a educação infantil por uma série de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois “vieram de tão antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam por horas essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, significativos, belos”; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.

OBJETIVO GERAL:

Permitir que as crianças possam brincar com parlendas, trava-línguas em atividades rítmicas que trabalhem percepção sonora, atenção e concentração, através do resgate da nossa herança cultural

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Levar os alunos à:

- Propiciar a ampliação da linguagem oral;
- Dar ao aluno a oportunidade de memorizar e reproduzir rimas e parlendas;
- Desenvolver a percepção auditiva e visual através de parlendas;
- Produzir diversas técnicas plásticas tais como: desenho, modelagem, colagem e pintura através das parlendas;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a sociabilização.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
CDs, aparelho de som, cartolinas, pincéis atômicos, giz de cera, tesoura, DVD, aparelho de televisão, gravuras, livros didáticos, livros de parlendas, máquina digital, papel manilha etc.

METODOLOGIA ( DESENVOLVIMENTO):
-Contar para os alunos parlendas ;
- Cantar e dançar a música em vários ritmos até que os alunos conheçam e
entendam o ritmo e a letra;
- Pedir que imitem através de gestos os ritmos da parlenda;
- Escrever várias parlendas em cartolinas e fixar na sala de aula;
- Organizar pequenos círculos onde cada aluno ouvirão e acompanharão com gestos várias parlendas.

CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição através de um painel com todas as atividades realizadas pelos alunos (as) durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas da instituição.

AVALIAÇÃO:
Será através de registro por parte do professor(a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.

livrinho Iara















livrinho conto infantil Saci
















Brincadeiras folclóricas


DANÇA DA CADEIRA ( 7 anos)
Como brincar

1. Coloque as cadeiras em fileira de acordo com o desenho. Deverá haver uma cadeira a menos do que o número de participantes. 2. Ao som da música bem animada, todos com as mãos para trás, começam a dançar em volta das cadeiras no ritmo da música. 3. Um adulto controla a música 4. Quando a música parar as crianças deverão sentar rapidamente nas cadeiras. O jogador que não conseguir se sentar será eliminado da brincadeira 5. A cada parada da música, retire uma cadeira. 6. O jogador que ficar por último é o vencedor do jogo. * caminho de Jerusalém é o outro nomes desta brincadeira

BATATA QUENTE (7 anos)

Como brincar 3. As crianças sentam-se no chão, formando um círculo. 4. Peça para o jogador mais velho ou um adulto para controlara música, parando de vez em quando. 5. Enquanto a música estiver tocando, todos vão passando a batata de mão em mão, conforme o ritmo da música. Se for lenta, bem devagar; se for agitada, bem depressa. 6. Quando a música parar, aquele que estiver com a batata na mão sairá da brincadeira. 7. Se alguém tentar passar a batata depois que a música parar , também será eliminado. 8. O jogo termina quando ficar apenas um jogador, que será o vencedor

CANTIGA DE RODA: ( 6 anos)

A LINDA ROSA JUVENIL -


A linda rosa juvenil, juvenil, } Entra a Rosa e fica no centro da roda A linda rosa juvenil, juvenil. Vivia alegre no seu lar, no seu lar } A Rosa finge brincar de um lado para o outro. Vivia alegre no seu lar, no seu lar. Um dia veio uma bruxa má, muito má } Entra a Bruxa Um dia veio uma bruxa má, muito má. E adormeceu a rosa assim, bem assim... } A Rosa vai se abaixando aos pouquinhos, até E adormeceu a rosa assim, bem assim... ficar de cócoras. - Não há de acordar jamais,nunca mais Não há de acordar jamais,nunca mais. } A Bruxa sai - O tempo correu a passar, a passar, } As crianças rodam com rapidez O tempo correu a passar, a passar, O mato cresceu ao redor, ao redor } As crianças da roda levantam os braços O mato cresceu ao redor, ao redor. Um dia veio um belo rei, belo rei } Entra o Rei Um dia veio um belo rei, belo rei E despertou a Rosa assim, bem assim }- O Rei beija a Rosa e vai levantando-a com as E despertou a Rosa assim, bem assim mãos. E eles viveram mui felizes, mui felizes } O Rei dança com a Rosa, no centro da roda. E eles viveram mui felizes, mui felizes Todos cantam batendo palmas.


Faz-se um circulo e uma criança roda o círculo por fora com um Cinto ou (chicotinho).
Em circulo, todas as crianças batem palmas e cantam: "chicotinho queimado, custa dois cruzados, quem olhar pra trás ganha chinelada..." A criança que circula pelo lado de fora deixa o cinto cair por trás de uma das crianças da roda. Se esta criança não perceber terá como castigo, chicotadas leves no bumburn. Case perceba, apanha o chicotinho e corre atrás de quem deixou cair o chicotinho até que ela escape o seu lugar na roda. E assim reinicia a brincadeira, até que todos participem. 2.

BRINCADEIRA: BRASIL X ESTADOS UNIDOS Faz-se duas filas com números iguais. Duas crianças se posicionam de dois a três metros das filas e cada uma segura uma bandeira. Em seguida a 1ª criança da fila corre até a criança e entrega a bandeira para a 2ª criança da fila. A 2ª criança corre até a criança da bandeira, entrega a bandeira, contorna a criança e se posiciona no ultimo lugar da fila. E assim sucessivamente até o último da fila. Vence "a fila que terminar primeiro."

atividade de leitura e escrita ( folclore)



Vamos ler e completar a parlenda abaixo:

-Amanhã é domingo, pé de cachimbo.

O cachimbo é de ouro, bate no touro.

O touro é valente, bate na gente.

A gente é fraco, cai no buraco.

O buraco é fundo, acabou-se o mundo.

Complete:

Amanhã é .............., pé de ......................
O ........................é de ouro, bate no ..........................
O touro é ......................., bate na .............................
A ............................é fraco, cai no .................................
O ....................é fundo, acabou-se o ..............................


******************************************************************************

Leia e parlenda e complete:

O macaco foi à feira

Não sabia o que comprar

Comprou uma cadeira

Pra comadre se sentar

A comadre se sentou

A cadeira escorregou

coitada da comadre

foi parar no corredor.

Complete:

O macaco foi à ..........................
Não sabia o que ..................................
.............................uma cadeira
Pra .................................se sentar
A .........................se sentou
A ..................................escorregou
Coitada da ...............................
Foi parar no ......................................


Copie o nome do animal que aparece no texto acima.

.....................................................................................

Faça uma ilustração da parlenda acima.


Painel Folclore

domingo, 2 de agosto de 2015

MENSAGEM AOS PAIS


MINHA HOMENAGEM A TODOS OS PAIS

PAI É PAI

Pai é Pai !
Pode ser novo, pode ser velho
Pode ser branco, negro ou amarelo
Pode ser rico ou pobre
Pode ser solteiro, casado, viúvo ou divorciado
Pode ser feliz ou infeliz
Pode estar aqui ou já ter ido embora
Pode ter tido filhos ou adotado-os
Pode ter casa ou morar na rua
Pode usar terno ou tanga
Pode ser Deus ou humano
Pode estar trabalhando ou desempregado
Pode ser tanta coisa ou simplesmente PAI
Mas todos, sem faltar um sequer fazem parte da criação.
Que não só hoje, mas em todos os dias desta vida
possa ser lembrado como aquele
que muitas vezes não dormiu
muitas vezes ficou pensando na comida para levar para casa
muitas vezes engoliu sapos
muitas vezes chorou escondido
muitas vezes gargalhou
muitas vezes perdeu a hora
mas nunca deixou de pensar
na coisa mais importante da sua vida NÓS!!!!

(Autor Desconhecido)

sábado, 1 de agosto de 2015


Campos de Experiência-BNCC Educação Infantil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *