Seguidores

Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Projeto didático "Volta às Aulas



Projeto didático "Volta às Aulas"






Instituição:
Município:
Tema: Volta às Aulas
Turma:  Maternal II
Turno: Matutino/Vespertino
Professora: Claudia de Oliveira Andrade
Duração do Projeto: 1 semana        
Início      Término:
Direção:
Coordenação Pedagógica:


Áreas de Conhecimento: Linguagem Oral,  Movimento, Identidade e Autonomia Pessoal

 Conteúdos: contos infantis; diálogo, ambiente educacional infantil, adaptação escolar, cantigas infantis, brincadeiras, expressão corporal e relações sócio-afetivas.

Justificativa:

O retorno a rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os estudantes. E, para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas dos estudantes  (emoções) relacionadas com o ambiente institucional de ensino infantil.  
O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1988, Vol. 1, p. 21-22), diz que “As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constrói em cópia da realidade, mas fruto de intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”.
Os estudiosos, entre eles o psicopedagogo Lev Semenovitch Vygotsky e o filósofo Michel de Montaigne, afirmam que a criança aprende interagindo com o meio ambiente, com outras crianças, com as pessoas à sua volta e com o mundo sob a orientação de adultos ou outros parceiros mais experientes.
Ao entrar na instituição de educação infantil, a criança defronta-se com um mundo a desvelar, mas com ela existe um outro mundo de histórias da sua família, experiências e socializações. E para o desenvolvimento da criança o professor deve mediar essa fase nova para ela, tornando-a prazerosa e rica em descobertas.
Contudo, é de suma importância que o professor proponha atividades com sentido, reais e desafiadoras para as crianças, que sejam, pois, simultaneamente significativas e prazerosas, incentivando sempre a descoberta e a criatividade durante o período letivo na instituição de ensino infantil.

Objetivo Geral:

Criar estratégias didáticas que possam favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante o período de adaptação da criança no meio ambiente  educacional infantil.

Objetivos Específicos:
Levar os estudantes à:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pelo Centro educacional infantil e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham no Centro educacional;
- Identificar os materiais que utilizamos no CMEI;
- Promover o diálogo entre estudante/professor e estudante;
- Desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;

Procedimentos Didáticos ( Metodologia)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/estudante/estudante.
Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será feito um passeio pela instituição de ensino para que as crianças conheçam as dependências da mesma. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola sobre as suas funções.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.

Atividades programadas por áreas de conhecimento:

Linguagem Oral
- Cantigas;
- Roda da leitura (contos infantis);
- Diálogo informal com as crianças;

Movimento:
- Amarelinha;
- Brincadeiras de roda,
- Brincadeiras de equilíbrio  corporal;
-  Brincadeiras com obstáculos;
-  Atividades com músicas e diferentes sons;
- Andar, correr e saltar;
- Brincadeiras com bonecas, carrinhos, ursinhos etc.
- Boliche;
- Lençol furado.

Identidade/Autonomia Pessoal
- Desenvolver a interação entre as crianças/professores;
- Proporcionar e valorizar a amizade;
- Elevar a auto-estima e o respeito pelo ambiente escolar;
- Conhecer o seu nome e identificar o nome dos seus colegas;
- Brincadeiras com bonecas, carrinhos, ursinhos etc.
- Passeio pelas dependências da instituição de ensino;
- Tirar/colocar o sapato;
- Conhecer os seus objetos de uso pessoal e coletivo (roupas, escova de dente, pente, copo, sapatos, mochila etc.

Recursos Didáticos:
Boliche, bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, boliche etc. 

Avaliação:
A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos estudantes tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas na realização deste projeto. Este projeto será acompanhado pela direção e coordenação pedagógica dessa instituição de ensino.

Referência Bibliográfica:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil. Introdução vol.1. Brasília: MEC, 1998.

                                 Professora

                                                                                                    ................................................................................

atividades escola









quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

lembrancinha "volta às aulas

Lembrancinhas de volta às aulas para a minha turminha ano 2014

Fichas numerais











sugestão lembrancinha volta às aulas


Sugestão retirada da Revista Novo Educador Especial Ano 2, 2010.

Veja outras sugestões relacionadas com o tema clicando nos links abaixo:

http://wwwbaladegoma.blogspot.com.br/2011/07/lembrancinhas-volta-as-aulas.html

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/95/artigo208654-1.asp 

http://jacirinha.blogspot.com.br/

lembrancinha volta às aulas fev/13

Lembrancinha de voltas às aulas que confeccionei para as minhas crianças. Utilizou-se o pirulito do Chaves. Eles amaram. Todos se mostraram felizes com o retorno do ano letivo.
 

Veja outras sugestões relacionadas com o tema clicando no link abaixo:
 

Projeto didático "Volta às Aulas"



Instituição:
Município:
Tema: Volta às Aulas                             
Turma: Berçário II, Maternal I e Maternal II.
Turno:
Professores:
Duração do Projeto: 15 dias          Início: ................ à....................
Direção:
Coordenação Pedagógica:
Àreas de Conhecimento: Linguagem Oral,  Movimento, Educação Física e Arte  
Conteúdos: contos infantis; diálogo, cantigas infantis, expressão corporal, relações sócio-afetivas.

Justificativa:
O ano letivo começa e para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas dos alunos  (emoções) relacionadas com o ambiente institucional de ensino.  
O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1988, Vol. 1, p. 21-22), diz que “As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se contrói em cópia da realidade, mas fruto de intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”.
Portanto, estudiosos, entre eles o psicopedagogo Lev Semenovitch Vygotsky e o filósofo Michel de Montaigne, afirmam que a criança aprende interagindo com o meio ambiente, com outras crianças, com as pessoas à sua volta e com o mundo sob a orientação de adultos ou outros parceiros mais experientes.

Objetivo Geral:
Criar estratégias de ensino que possam favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante o período de adaptação da criança no meio ambiente  escolar infantil.

Objetivos Específicos:
Levar os alunos à:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham na Creche;
- Identificar os materiais que utilizamos na escola;
- Promover o diálogo entre aluno/ professor e aluno;
- Desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;

Procedimentos Didáticos ( Metodologia)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor-aluno.
Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será feito um passeio pela escola para que as crianças conheçam as dependências dela. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola.
Atividades diversificadas:
Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca, construção da primeira página do caderno de comunicados, recebimento de materiais com anotações, música com interpretação (esse ano quero paz no meu coração... Quero um amor maior, amor maior que eu... etc), Confecção de mural volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo ano letivo, etc.

Atividades desenvolvidas pelas faixa etárias:
Berçário II ( Profª:....................)
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Contos infantis com  fantoches;
- Brincar com chocalho, peteca, bolas de meia..
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Exploração de diferentes móbiles;

Maternal I ( Profª:.................... )
- Contos infantis com  fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Confecção de instrumentos musicais;
- Brincar de casinha;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Brincadeiras com obstáculos;
- Exploração de diferentes móbiles;
- Boliche;
- lembrancinha volta às aulas para as crianças.


Maternal II ( Profº:................... )
- Contos infantis com  fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincar de casinha;
- Recreação no pátio;
- Vídeo infantil;
- Brincadeiras livres dirigidas;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;

Arte ( Profª: ....................)
- Massinha de modelar ;
- Conto infantil com fantoches;
- Desenho livre com giz no papel pardo;
- Cantigas;
- Brincadeiras com móbiles, bonecas, carrinhos, ursinhos etc.

Educação Física ( Profª: ..........................)
- Pegar, passar e lançar a bola;
- Amarelinha;
- Brincadeiras de roda,
- Brincadeiras de equilíbrio  corporal;
-  Brincadeiras com obstáculos;
-  Atividades com músicas e diferentes sons;
- Andar, correr e saltar;

Recursos Didáticos:
Giz de cera,  bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, boliche etc. 

Avaliação:
A avaliação será por meio de registro por parte do professor de cada turma na forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e a participação dos alunos tanto individual e coletiva frente as atividades propostas durante a realização deste projeto. Este projeto será acompanhado pela direção desta instituição e coordenação pedagógica.

Referência Bibliográfica:
Re f e r enc i a l   cur r i cul a r  na c iona l  pa r a   a   educ a ç ão  inf ant i l   / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.    Brasília: MEC/SEF, 1998, Vol. I.


Molde alfabeto


Fichas dos encontros vocálicos para fixar na parede









Canção para o 1º dia de aula




(ritmo Ciranda cirandinha)

De segunda a sexta-feira
Vou à Escola estudar
Mas ao sábado e ao domingo
Fico em casa a descansar.
Na Escola, todos juntos,
Aprendemos a crescer.
Nunca ninguém sabe tudo
Todos temos que aprender.
Aprendemos Matemática
Um e dois e três e quatro
E até representamos
Uma peça de teatro.
Aprendemos a ouvir
Quando alguém quer falar;
Para pedir a palavra
O dedo vamos levantar.
Desenhamos e cantamos
No recreio temos bola.
Somos todos muito amigos;
É tão bom ir para Escola!

CANAL PEDAGÓGICO

Comente:

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também