Seguidores

Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Projeto didático "Sítio do Pica Pau Amarelo"


INSTITUIÇÃO: 
TURMA: Maternal II A/D
PROFESSORAS: Claudia 
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 
DIREÇÃO: 
INICIO DO PROJETO: 11/08/2014 
TÉRMINO DO PROJETO: 22/08/2014

 JUSTIFICATIVA
O referido tema foi escolhido pela importância da obra de Monteiro Lobato e pelas amplas possibilidades que o mesmo oferece para o desenvolvimento da imaginação, do faz de conta e o trabalho em diferentes áreas do conhecimento. O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo dos contos infantis  como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica. Outra experiência importante que resulta o trabalho pedagógico  relacionado com o tema deste projeto didático, é o encontro de diferentes culturas (zona rural/zona urbana), diversidade do clima, alguns personagens folclóricos etc. O Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato,  que é considerado um dos mais importante autor de literatura infantil no Brasil, atravessou gerações e é uma das obras mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira, pois possibilita a mágica infantil.
Monteiro Lobato escreveu livros infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias variadas: Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Pica Pau Amarelo.
Portanto, cabe ao professor de Educação Infantil estimular o hábito de contar/recontar histórias e ampliar o universo folclórico utilizando-se da  obra de Monteiro Lobato este fim, desenvolvendo dessa forma  a linguagem oral/escrita, estimulando a criatividade e a vivência do mundo do faz-de-conta.


OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos estudantes  o contato com a obra de Monteiro Lobato e os personagens do Sítio do Pica- Pau Amarelo  ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Conhecer a biografia do escritor Monteiro Lobato
·         Estimular o gosto pela leitura
·         Promover reflexão sobre sentimentos e valores;
·         Desenvolver e estimular a imaginação e o Faz de Conta;
·         Estimular a criatividade;
·         Resgatar obras literárias ligadas ao universo infantil;
·         Desenvolver a expressão de opiniões acerca dos assuntos relacionados ao tema;
·         Aprender a registrar descobertas;
·          Desenvolver a percepção auditiva e visual através de vídeos, cantigas e contos; infantis ilustrados;
·          Produzir diversas técnicas plásticas tais como: desenho, modelagem, colagem e pinturas; através das parlendas;
·         Desenvolver a coordenação motora fina/grossa;
·         Desenvolver a sociabilização.
METODOLOGIA (estratégias de ensino)

As crianças vivenciarão experiências pedagógicas voltadas ao tema que instigarão a busca por informações e levarão todas a pensar sobre as histórias e, assim, construir conhecimentos.  Todos os alunos desenvolverão, por meio do tema, as capacidades previstas para cada faixa etária em todas as áreas do conhecimento. Além disso, o tema oferecerá amplas oportunidades para o aprendizado de conceitos, procedimentos e valores, resultantes das rodas de conversa sobre as histórias ouvidas e as atitudes e ações dos personagens.

RECURSOS DIDÁTICOS:
CDs, aparelho de som, cartolinas, pincéis atômicos, giz de cera, tesoura, DVD, aparelho de televisão, gravuras, livros didáticos, livros de parlendas, máquina digital, papel manilha etc.
AVALIAÇÃO:
Será por meio de registro por parte do professor(a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

CANAL PEDAGÓGICO

Comente:

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também