PLANEJAMENTO
DE ENSINO SEMANAL
17/02/14
a 21/02/14
TURMA: Maternal
II A/D
TURNOS: Matutino/Vespertino
PROFª: Cláudia
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Identidade/Autonomia Pessoal, Movimento,
Natureza e Sociedade.
CONTEÚDOS:
Conceito “eu” (nome e idade), contos infantis, coordenação motora
fina/grossa, expressão corporal e cores.
OBJETIVO GERAL: Criar estratégias
lúdicas de ensino que contribuam para que as crianças construam sua identidade por
meio das interações coletivas ampliando desta maneira seus conhecimentos a
respeito de si e dos outros.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Desenvolver a linguagem oral por meio de cantigas, contos infantis e conversas
informais;
-
Interagir e relacionar-se por meio de fotos;
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
-
Trabalhar imitações, gestos e expressões;
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo;
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa;
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo;
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa;
-
Conhecer as cores por meio de pinturas;
-
Promover brincadeiras simbólicas dentre outras (passa bola, roda, casinha,
carrinhos etc.).
METODOLOGIA
( Procedimentos didáticos)
Será formada uma roda
com as crianças e posteriormente, distribuir caixinhas surpresa para as
crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a
sua imagem.
Cada criança encontra e
pega a sua foto para colar na árvore de maçãs em nossa sala de atividades.
Posteriormente, será
solicitado às crianças que identifiquem quem é quem pelas fotos coladas na
árvore.
Também, durante a semana
será formada uma roda e cantadas diversas cantigas que diga os nomes das
crianças tais como: Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como
vai?"
Serão tiradas fotos das
crianças em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos para
montar um painel na sala.
As crianças serão
incentivadas a observar a própria imagem no espelho. Será pedido. Serão
propostas brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os
braços, estimulando-os imitar os gestos dos colegas: EX:Vejam a careta do João!
Vamos fazer igual?
As atividades serão desenvolvidas de
forma coletiva e individual com os estudantes, e com a interação
professor/criança/criança. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e
outras extra sala.
Durante essa semana serão promovidas
diversas brincadeiras tais como: na frente do espelho, roda, boliche, casinhas,
carrinhos e lençol furado.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Brinquedos,
bola, lençol, boliche, CDs, espelho, roupas (femininas/masculinas) aparelho de som, massinha de modelar etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
contínua por meio de registro através da observação diária da criança no desempenho
de suas atividades, se houve concentração, interação com o espelho e com os
colegas e exploração dos gestos e materiais, no relacionamento com os colegas e
com a professora.
TURNO
MATUTINO
1º DIA ( segunda-feira)
1º momento (7:00 as 7:50) entrada,
recepção das crianças, cantigas e parque.
2º momento ( 7:50 as 8:00) higiene das
mãos e café da manhã
3º momento: (8:50 as 9:00) retorno para
o parque
4º momento (9:00 as 10:00) higiene
corporal
5º momento (10:00 as 10:20) jogos de encaixe pedagógico
6º momento (10:20 as 11:00)almoço,
higiene das mãos/bucal e soninho
2º DIA ( terça-feira)
1º momento (7:00 as 7:20) entrada,
canção ‘Bom Dia coleguinhas”, historinha infantil
2º momento ( 7:20 as 8:00) pintura
interpretação do conto infantil do dia
3º momento: (8:00 as 8:15) café da manhã
4º momento (8:15 as 8:40) término da
atividade anterior.
5º momento (8:40 as 11:00)
hora-atividade
3º DIA ( quarta-feira)
1º momento (7:00 as 8:40) hora-atividade
2º momento ( 8:40 as 9:20) brincadeira
“Na frente do espelho”
3º momento: (9:20 as 10:10) higiene
corporal
4º momento (10:20 as 11:00) almoço de
forma coletiva, higiene das mãos/boca e soninho.
5º momento (11:00) saída
4º DIA ( quinta-feira)
1º momento (7:00 as 8:00) entrada, recepção
das crianças, cantiga “Bom dia coleguinha” e vídeo infantil.
2º momento ( 8:00 as 8:20) café da manhã
de forma coletiva
3º momento: (8:20 as 9:00) retorno para
a sala de vídeo
4º momento (9:00 as 10:00) higiene
corporal
5º momento (10:00 as 10:20) musiquinhas
em roda
6º momento (10:20 as 11:00) almoço de
forma coletiva, higiene das mãos/bucal e soninho.
5º DIA ( sexta-feira)
Hora-atividade
local livre escolha
TURNO
VESPERTINO
1º DIA ( segunda-feira)
1º momento (13:00 as 14:10) entrada,
canção ‘Boa Tarde coleguinhas e parque
2º momento ( 14:10 as 14:20) higiene das
mãos
3º momento: (14:20 as 14:30) lanche de
forma coletiva
4º momento (14:30 as 15:00) retorno para
o parque.
5º momento (15:00 as 17:00) retorno para a sala, higiene da mãos e brincadeiras (casinhas, carrinhos etc.)
6º momento (17:00) saída
2º DIA ( terça-feira)
1º momento (13:00 as 15:20)
Hora-atividade.
2º momento ( 15:20 as 16:20) brincadeiras
cooperativas dirigidas na sala
3º momento: (16:20 as 17:00) higiene das
mãos e espera dos pais cantando musiquinhas
4º
momento (17:00) saída
3º DIA ( quarta-feira)
Horta-atividade
local livre escolha
4º DIA ( quinta-feira)
1º momento (13:00 as 13:20) entrada,
canção ‘Boa Tarde coleguinhas”, historinhas infantis e chamadinhas.
2º momento ( 13:20 as 14:20) pintura no sulfite com o tema gênero
masculino e feminino)
3º momento: (14:20 as 14:40) lanche de
forma coletiva
4º momento (14:40 as 15:20) brincadeiras
no pátio
5º momento ( 15:20 as 17:00)
hora-atividade
5º DIA ( sexta-feira)
1º momento (13:00 as 14:20) entrada,
canção ‘Boa Tarde coleguinhas”, e vídeo infantil.
2º momento ( 14:20 ) lanche de forma
coletiva
3º momento: (14:20 as 15:00) retorno
para a sala de vídeo
4º momento (15:00 as 16:40) brincadeiras
dirigidas no pátio da instituição
5º momento (16:40 17:00) higiene das
mãos e espera dos pais trabalhando a coordenação motora com massinha de
modelar.
6º momento (17:00) saída
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!