Seguidores

Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Planejamento de ensino semanal com o tema "Identidade"



PLANEJAMENTO DE ENSINO SEMANAL
17/02/14 a 21/02/14

 


INSTITUIÇÃO: 
TURMA: Maternal II A/D
TURNOS: Matutino/Vespertino
PROFª: Cláudia
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Identidade/Autonomia Pessoal, Movimento, Natureza e Sociedade.

CONTEÚDOS: Conceito “eu” (nome e idade), contos infantis, coordenação motora fina/grossa,  expressão corporal e cores.

OBJETIVO GERAL: Criar estratégias lúdicas de ensino que contribuam para que as crianças construam sua identidade por meio das interações coletivas ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a linguagem oral por meio de cantigas, contos infantis e conversas informais;
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos;
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
- Trabalhar imitações, gestos e expressões;
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo;
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa;
- Conhecer as cores por meio de pinturas;
- Promover brincadeiras simbólicas dentre outras (passa bola, roda, casinha, carrinhos etc.).

METODOLOGIA ( Procedimentos didáticos)

Será formada uma roda com as crianças e posteriormente, distribuir caixinhas surpresa para as crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem.
Cada criança encontra e pega a sua foto para colar na árvore de maçãs em nossa sala de atividades.
Posteriormente, será solicitado às crianças que identifiquem quem é quem pelas fotos coladas na árvore.
Também, durante a semana será formada uma roda e cantadas diversas cantigas que diga os nomes das crianças tais como: Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como vai?"
Serão tiradas fotos das crianças em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos para montar um painel na sala.
As crianças serão incentivadas a observar a própria imagem no espelho. Será pedido. Serão propostas brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços, estimulando-os imitar os gestos dos colegas: EX:Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os estudantes, e com a interação professor/criança/criança. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante essa semana serão promovidas diversas brincadeiras tais como: na frente do espelho, roda, boliche, casinhas, carrinhos e lençol furado.

RECURSOS DIDÁTICOS:
Brinquedos, bola, lençol, boliche, CDs, espelho, roupas (femininas/masculinas) aparelho de som, massinha de modelar etc.  

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua por meio de registro através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais, no relacionamento com os colegas e com a professora.


TURNO MATUTINO
1º DIA ( segunda-feira)

1º momento (7:00 as 7:50) entrada, recepção das crianças, cantigas e parque.
2º momento ( 7:50 as 8:00) higiene das mãos e café da manhã
3º momento: (8:50 as 9:00) retorno para o parque
4º momento (9:00 as 10:00) higiene corporal
5º momento (10:00 as 10:20)  jogos de encaixe pedagógico
6º momento (10:20 as 11:00)almoço, higiene das mãos/bucal e soninho     

2º DIA ( terça-feira)

1º momento (7:00 as 7:20) entrada, canção ‘Bom Dia coleguinhas”, historinha infantil
2º momento ( 7:20 as 8:00) pintura interpretação do conto infantil do dia
3º momento: (8:00 as 8:15) café da manhã
4º momento (8:15 as 8:40) término da atividade anterior.
5º momento (8:40 as 11:00) hora-atividade       

3º DIA ( quarta-feira)

1º momento (7:00 as 8:40) hora-atividade
2º momento ( 8:40 as 9:20) brincadeira “Na frente do espelho”
3º momento: (9:20 as 10:10) higiene corporal
4º momento (10:20 as 11:00) almoço de forma coletiva, higiene das mãos/boca e soninho.
5º momento (11:00) saída       

4º DIA ( quinta-feira)
1º momento (7:00 as 8:00) entrada, recepção das crianças, cantiga “Bom dia coleguinha” e vídeo infantil.
2º momento ( 8:00 as 8:20) café da manhã de forma coletiva
3º momento: (8:20 as 9:00) retorno para a sala de vídeo
4º momento (9:00 as 10:00) higiene corporal
5º momento (10:00 as 10:20) musiquinhas em roda
6º momento (10:20 as 11:00) almoço de forma coletiva, higiene das mãos/bucal e soninho.      

5º DIA ( sexta-feira)

Hora-atividade local livre escolha


TURNO VESPERTINO

1º DIA ( segunda-feira)
1º momento (13:00 as 14:10) entrada, canção ‘Boa Tarde coleguinhas e parque
2º momento ( 14:10 as 14:20) higiene das mãos
3º momento: (14:20 as 14:30) lanche de forma coletiva
4º momento (14:30 as 15:00) retorno para o parque. 
5º momento (15:00 as 17:00)  retorno para a sala, higiene da mãos e brincadeiras  (casinhas, carrinhos etc.)
6º momento (17:00) saída       


2º DIA ( terça-feira)


1º momento (13:00 as 15:20) Hora-atividade. 
2º momento ( 15:20 as 16:20) brincadeiras cooperativas dirigidas na sala   
3º momento: (16:20 as 17:00) higiene das mãos e espera dos pais cantando musiquinhas
4º momento (17:00) saída       

3º DIA ( quarta-feira)

Horta-atividade local livre escolha


4º DIA ( quinta-feira)

1º momento (13:00 as 13:20) entrada, canção ‘Boa Tarde coleguinhas”, historinhas infantis e chamadinhas. 
2º momento ( 13:20 as 14:20)  pintura no sulfite com o tema gênero masculino e feminino) 
3º momento: (14:20 as 14:40) lanche de forma coletiva
4º momento (14:40 as 15:20) brincadeiras no pátio
5º momento ( 15:20 as 17:00) hora-atividade

5º DIA ( sexta-feira)

1º momento (13:00 as 14:20) entrada, canção ‘Boa Tarde coleguinhas”, e vídeo infantil. 
2º momento ( 14:20 ) lanche de forma coletiva
3º momento: (14:20 as 15:00) retorno para a sala de vídeo
4º momento (15:00 as 16:40) brincadeiras dirigidas no pátio da instituição
5º momento (16:40 17:00) higiene das mãos e espera dos pais trabalhando a coordenação motora com massinha de modelar.
6º momento (17:00) saída

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

CANAL PEDAGÓGICO

Comente:

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também