Seguidores

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Resumo: A psicologia do desenvolvimento



                        Autora: Pedagoga Cláudia de Oliveira Andrade 

O desenvolvimento humano é o processo através do qual o indivíduo constrói ativamente nas relações que estabelece com o ambiente físico e social, suas características. A aprendizagem destaca dois conceitos psicológicos importantes: apropriação e interiorização. Jean Piaget, o mais conhecido dos teóricos que defendem a visão interacionista de desenvolvimento cita que o desenvolvimento é caracterizado por etapatas. A teoria de Vygotski é marcada por um forte determinismo social no individual. Vygotski não aceita a possibilidade de existir um sequência universal de estágios cognitivos, como propõe Piaget. O Construtivismo é uma proposta pedagógica para os novos tempos, elaborada por Emília Ferreiro baseada na visão de Piaget e Vygotski. O maior objetivo do construtivismo na educação é criar homens capazes de criar coisas novas. Para Carl Rogers, psicólogo norte-americano, a eficácia do processo da aprendizagem depende da qualificação da interação entre professor e aluno, da existência de um clima afetuoso entre ambos. 
O pressuposto básico da teoria rogeriana é a crença de que a pessoa é capaz de promover seu próprio conhecimento. A escola behaviorista é constituída por estudiosos que consideram a psicologia como a ciência do comportamento. John Watson foi o  fundador do behaviorismo. O esquema E-R simboliza o comportamento e significa estímulo e resposta. Para concluir a escola de Watson, toda a aprendizagem consiste em condicionar respostas. A teoria de Bruner denominou-se teoria da instrução e não teoria da aprendizagem, ou seja, o ponto chave está no cognitivo do ser humano, e se representa em três níveis cognitivo: inativa, icônica e simbólica. A teoria de Bruner tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, sequencia e reforçamento. A psicóloga Ana Teberosky aborda sobre a alfabetização da criança, do qual cita que a aparendizagem não depende tanto do método de ensino, mas ocorre  de modo quase natural de forma personalizada cada criança desenvolve sua própria maneira de aprender a ler e escrever. É esse processo que professores e pais devem prestar mais atenção. Para a psicóloga Ana Teberosky o papel da escola na vida da criança é importante pois é nela que fazemos amigos e inimigos e interagimos com outros indivíduos. A avaliação escolar envolve uma tríade professor, aluno e conhecimento. A interdisciplinaridade tem sido uma proposta como alternativa para a democratização do ensino, e também, como estratégia para superar o fracasso escolar. A escola precisa traçar um processo pedagógico envolvendo todos os professores.

Referência:
MILBRADT, Rosa Paulina.

Poderá gostar também:
 Teoria-psicogenética- Piaget
50 questões básicas sobre o Construtivismo


Campos de Experiência-BNCC Educação Infantil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *