Seguidores

Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Linguagem teatral na pré-escola


Faixa etária
4 e 5 anos
Conteúdo
Linguagem teatral
Objetivos
- Desenvolver a linguagem não verbal.
- Criar e explorar um repertório de gestos com intenção comunicativa.
- Ampliar a consciência da utilização do espaço cênico.
- Estabelecer relações com os colegas de cena explorando o próprio corpo e interagindo com o do outro.

Conteúdos
- Linguagem corporal.
- Linguagem teatral - cenário, personagem e ação dramática.

Ano
Pré-escola.

Tempo estimado
Quatro aulas.

Material necessário
Um espaço amplo.

Flexibilização
Para que crianças com deficiência visual possam participar desta sequência, o primeiro passo é delimitar o espaço que será utilizado como palco com uma corda para que a ela saiba por onde pode atuar. Lembre-se de acrescentar uma regra básica: sempre propor a descrição da cena oralmente e a "leitura" do que assistiram - que pode ser feita pelas crianças e auxiliam o deficiente visual na compreensão da atividade coletiva. O mesmo vale para a apreciação de obras, figuras e outras imagens. Além de pedir às crianças que utilizem gestos, estimule também o uso da sonoplastia. Peça para que imitem os sons conhecidos como o latido de um cachorro ou a fala de um colega. Se as crianças precisarem apontar partes do corpo, aproxime-as do aluno cego para que ele também possa tocá-las. Vale, também, neste caso, substituir parte dos objetos imaginários que não possam ser aludidos pelo som, por objetos reais – como bater uma bola no chão, por exemplo. Avalie se a criança com deficiência conseguiu compreender a encenação dos colegas ao longo da roda de conversa. Na escolha da peça que será exibida às crianças, valorize os diálogos e sons. O ideal é que o aluno cego possa assistir, ao vivo, à encenação. Reforce as aprendizagens do aluno cego no atendimento educacional especial, no contraturno.

Desenvolvimento 
1ª etapa
Divida a classe em grupos e peça que cada um faça uma cena de quatro minutos usando apenas a linguagem corporal para comunicar onde estão, quem são e o que estão fazendo. Eles devem planejar o tamanho do lugar, os objetos imaginários a ser usados, o que farão com eles e como será a interação entre os participantes. Faça perguntas que levem todos a pensar em gestos que tenham um propósito comunicativo claro. Enquanto um grupo atua, os demais observam.

2ª etapa
Repare como são comunicados, em cena, o onde, o quem e o quê. Os integrantes do grupo estão atentos aos objetos imaginários dos colegas? Usam-nos? Se o fazem, respeitam as características definidas pelo parceiro? Inclua novos elementos. Exemplo: fale no ouvido de um dos participantes que um objeto mudou de peso ou que o ambiente mudou ("faltou luz", "ficou frio"). Veja como lidam com a novidade. Fique atento às partes do corpo mais usadas pelos pequenos e desafie-os a seguir a cena sem mover as mãos, por exemplo. Após a apresentação de cada grupo, faça uma roda de conversa para que a plateia e quem encenou troquem percepções. Anote suas considerações.

3ª etapa
Depois que as crianças entenderam o onde, o quem e o quê, leve-as para assistir a uma peça e, caso não seja possível, veja uma apresentação em DVD. Depois, pergunte se elas conseguem identificar os três elementos. Nessa hora, sistematize o conhecimento e diga que o onde pode ser chamado de cenário, assim como o quem é o personagem e o que é a ação dramática que se desenvolve.

Avaliação

Todos devem ser avaliados como participantes e como plateia - se a capacidade de comunicação não verbal foi ampliada, como reagiram às situações e aos desafios propostos e se integraram ao próprio repertório também o que foi desenvolvido pelos colegas. Para reforçar algum ponto específico, confira as anotações que você fez e a fala das crianças nas rodas de conversa e proponha um novo jogo com adaptações específicas para o aspecto que foi insatisfatório.
fonte: (http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/linguagem-teatral-pre-escola-educacao-infantil-teatro-imaginacao-mimica-545989.shtml)

Consultoria: Ingrid Dormien
Professora da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenadora de Projetos da Escola de Educadores.

sábado, 10 de abril de 2010

planejamento semanal de ensino

-->

PLANEJAMENTO SEMANAL DE ENSINO
 
05/04/2010 à 09/04/2010
INSTITUIÇÃO:
TURMA 
TURNO: 
PROFº: 
DISCIPLINAS: Linguagem Oral, Linguagem Sonora/ Musical e  Linguagem Plástica.   
CONTEÚDOS: Contos Infantis, Cantigas infantis, pintura e colagem, cores, estação outono.
OBJETIVOS: Levar os alunos à:
- compreender as principais características do tempo durante a estação outono;
-compreender o tipo de vestimenta na estação outono que utilizamos;
- conhecer várias cores;
- adquirir o gosto pelos os contos infantis;
- desenvolver a linguagem oral;
- desenvolver a sociabilização em sala;
- desenvolver a expressão corporal através da música;
- possibilitar a interação dos alunos com as diversas linguagens ( plática, oral e faz-de-conta, etc.);

METODOLOGIA ( PROCEDIMENTOS):
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno em sala.
1º momento: círculo da conversa e oração da tarde ( Pai Nosso).
2º momento: contos infantis e cantigas infantis.
3º momento: atividades programadas (brincadeiras, pintura, colagem entre outras conforme o plano de aula).
4º momento: lanche
5º momento: brincadeiras de cantinhos ( casinhas, jogos de montar, entre outros)
6º momento: espera dos pais assistindo desenhos na televisão.

ATIVIDADES DA SEMANA:
·         Cantigas infantis;
·         Contos infantis;
·         Pintura  (no sulfite em anexo);
·         Colagem ( no sulfite em anexo);
·         Brincadeiras livres;
·         Vídeo infantil.

1º DIA ( segunda- feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: DVD infantil.
3º momento: lanche
4º momento:jogos de encaixe pedagógicos.
5º momento: espera dos pais ouvindo estorinhas.

2º DIA ( terça-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis.
2º momento: conto infantil
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira com as crianças no pátio.
5º momento: assistir desenho esperando os pais.

3º DIA ( quarta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: atividades no sulfite de colagem ( estação do ano “outono”).
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira com as crianças na sala ( cantinhos da casinha, fazendinha, etc)
5º momento: assistir desenho esperando os pais.

4º DIA ( quinta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: atividade de colagem envolvendo o tipo de roupa que usamos na estação do outono.
3º momento: lanche
4º momento: término das atividades anteriores 
5º momento: hora-atividade
6º hora atividade

5º DIA ( sexta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: massinha de modelar
3º momento: lanche
4º momento: quebra-cabeça
5º momento: hora-atividade
6º momento: hora-atividade

RECURSOS:
CDs; pincel; televisão;aparelho de som; sulfite;  massinha de modelar; crepom; EVA; e cola.

AVALIAÇÃO DA SEMANA:
A avaliação será através de registro diário por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno durante as atividades propostas em sala de aula.

CANAL PEDAGÓGICO

Comente:

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também