O que é isso?

Postagens animadas Canal Pedagógico

Google Friend Connect

boo-box

FanPage

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Pesquisar este Blog sem acentuar as palavras

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

Cadastre seu E-mail e receba novidades do Canal Pedagógico

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Converter em PDF

Send articles as PDF to

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Projeto didático "Páscoa"





TURMA: Maternal II                                   
ÁREAS DE CONHECIMENTOS : Linguagem Oral, Linguagem  Musical,  Linguagem Plástica, Natureza e Sociedade.  
CONTEÚDOS: cores, coordenação motora fina/grossa, conceito "Páscoa", símbolos da Páscoa, brincadeiras e percepção auditiva/visual.

I-                   JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade levar os alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.  
Optei pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.

II-                OBJETIVO GERAL
Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

III-             OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar os alunos à:
·         Conhecer o significado de “Páscoa”;
·         Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
·         Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.
·         Identificar semelhanças entre símbolos da páscoa em relação a forma e tamanho;
·         Conhecer as cores utilizando os símbolos da Páscoa;
·         Vivenciar personagens através de contos da Páscoa;
·         Expressar -se e comunicar-se com o seu corpo através de cantigas e brincadeiras relacionado com o tema Páscoa”.

IV-             METODOLOGIA UTILIZADA
Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção  de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.

V-                RECURSOS UTILIZADOS

Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.

VI-             DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis)
Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
Serão desenvolvidas várias atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: com os alunos tais como: colagem, pintura, cantigas, contos, brincadeiras etc.

VII-          CULMINÂNCIA
Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para as demais salas de aula.

VIII-       AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .

IX-             REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·         PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacional) de Arte. Secretaria de Ensino Fundamental, MEC, 1998.

7 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, especialmente deste projeto!

    Voltarei mais vezes!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia, tudo bem? Passei para ver as novidades. Gostei do Projeto da páscoa, excelente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo projeto está muito interessante , vou pegar algumas dicas ok

    ResponderExcluir
  4. Oi Cláudia adorei o projeto, pode ter certeza que irei adaptá-lo a minha realidade para trabalhar com os meus alunos. Beijos Pará.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo projeto, excelente, ajuda bastante às escolas que não possuem coordenadoras.

    ResponderExcluir
  6. amei este projeto , foi de grande ajuda para que eu tivesse como base no meu trabalho

    ResponderExcluir
  7. adorei seu projeto, vou adapita-lo para minha realidade.Parabéns pelo seu blog,ele é ótimo.Que Deus te abençõe!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Comente:

Comentários Recentes

Atividades recentes

Gostou? Compartilhe !!!

Seguidores

Faça parte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...