Seguidores

Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Planejamento semanal de ensino " Folclore"


10/08/09 à 14/08/09

INSTITUIÇÃO:
DIREÇÃO:
TURMA: Maternal II Profª: Cláudia Turno: vesp.
COORDENADORA:
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Linguagem Sonora/Musical, Linguagem Oral e Linguagem Plástica.
CONTEÚDOS: Contos Infantis, Cantigas infantis, Colagem, Cores, Expressão Corporal e Cores Primárias relacionadas ao projeto didático “O Folclore”.

OBJETIVO GERAL
Valorizar as expressões folclóricas, como forma de preservação do conhecimento popular e resgate da identidade cultural, integrando as diversas áreas de estudo e aproveitando as experiências dos alunos.

OBJETIVOSESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
- estimular e ampliar a linguagem oral;
- estimular o gosto pelos contos infantis;
- desenvolver a expressão corporal;
- revisar as cores primárias;
- desenvolver a coordenação motora.


METODOLOGIA ( PROCEDIMENTOS):
Nesta semana serão desenvolvidas atividades relacionadas com o tema do projeto didático em destaque. As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor-aluno em sala de aula.a

1º momento: círculo da conversa e oração da tarde ( Pai Nosso);
2º momento: cantigas infantis e contos relacionados com o tema do projeto;
3º momento: atividades programadas (brincadeiras, pintura, colagem entre outras conforme a programação das atividades do dia);
4º momento: lanche;
5º momento: brincadeiras livres com a interação professor-aluno (amarelinha, corre cutia, chicotinho queimado, boliche e parque );
6º momento: espera dos pais .

ATIVIDADES DA SEMANA:Cantigas infantis;
Contos infantis;
Colagem e pintura ( no sulfite em anexo);
Brincadeiras livres;
Vídeo infantil.

1º DIA ( segunda- feira)1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: atividade de colagem e pintura relacionado com o tema “Folclore” ( em anexo);
3º momento: lanche;
4º momento: brincadeira livre na sala (corre-cutia);
5º momento: espera dos pais ouvindo conto infantil.

2º DIA ( terça-feira)1º momento: oração, cantigas infantis relacionada com o projeto;
2º momento: brincadeiras lúdicas ( roda e dança) relacionada com o projeto;
3º momento: lanche;
4º momento: brincadeiras livres no pátio;
5º espera dos pais cantando musiquinhas que fazem parte do folclore.

3º DIA ( quarta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: colagem e pintura no sulfite ( em anexo) relacionada ao tema em destaque;
3º momento: lanche;
4º momento: término das atividades;
5º momento: brincadeiras livres de roda na sala;
6º momento: atividades com peças de montar (EVA) e espera dos pais.

4º DIA ( quinta-feira)1º momento: aula de arte ( hora atividade);
2º momento: educação física ( hora-atividade );
3º momento: lanche
4º momento: DVD infantil ( Sítio do Pica Pau Amarelo) )relacionado com o projeto acima.
5º momento: espera dos pais.

5º DIA ( sexta-feira)
1º momento: oração e cantigas infantis;
2º momento: conto infantil relacionado com tema do projeto acima;
3º momento: lanche
4º momento: hora atividade
5º momento: hora atividade

RECURSOS:
CDs; pincel; televisão; aparelho de som; sulfite; tinta guache; lápis de cor; cola quente crepom; EVA; cola; fita larga, papel manilha e cola branca.

AVALIAÇÃO DA SEMANA:
A avaliação será através de registro diário por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno durante as atividades propostas em sala de aula.
OBS: Os registros serão feitos no caderno de registro.

Professora Coordenação
........................................................ ...............................................

Um comentário:

  1. Cláudia, adorei o seu blog e será muito produtivo utilizar sua experiencia em sala de aula. sou professora de educação infantil e como iniciante, ainda sou um pouco insegura.
    Gostaria de saber como adquirir planos de aulas e atividades.

    Abraços
    Caroline

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

CANAL PEDAGÓGICO

Comente:

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também